Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público MT

Água para o Futuro conclui ciclo de capacitação em Tangará da Serra

Publicado

O sétimo ciclo de capacitação em confirmação e caracterização de nascentes do projeto Água para o Futuro – Interiorização foi realizado nos dias 10 e 11 de agosto, em Tangará da Serra (a 239km de Cuiabá). Dividido entre módulo teórico e prático, o curso habilitou  profissionais da região a dar andamento em ações de proteção de nascentes com base na metodologia já consagrada e utilizada pelo projeto. O promotor de Justiça Thiago Scarpellini Vieira participou da capacitação acompanhado de servidores da Promotoria de Justiça da comarca e de profissionais locais, que comporão a equipe técnica do projeto. 

Conforme o coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, o módulo teórico consistiu na apresentação do projeto, dos requisitos técnicos, equipamentos básicos e procedimentos metodológicos para confirmação e caracterização hidrogeológica das nascentes, bem como do meio biótico e dos danos ambientais, na quarta-feira (10). 

No decorrer da formação prática, na quinta-feira (11), foram confirmadas e caracterizadas duas novas nascentes que já faziam parte do banco de dados do projeto. “Uma delas foi a Nascente do Rio Queima Pé, um importante manancial de onde é captada a água que abastece a cidade de Tangará da Serra”, contou Abílio de Moraes, acrescentando que a equipe local continuará a prospectar as nascentes, fazendo a caracterização e buscando a reparação. Estima-se que existam cerca de 3,4 mil nascentes no município. 

Leia mais:  Operação notifica produtores rurais para regularização de débitos 

Saiba mais – A interiorização do Água para o Futuro, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Centro de Vida (ICV), é uma das iniciativas estratégicas previstas no Planejamento Estratégico do MPMT para o quadriênio 2020-2023. Conforme o coordenador da iniciativa em Mato Grosso, promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, a capacitação das equipes faz parte dessa interiorização e conta com todo o apoio e a expertise da equipe técnica e jurídica do Água para o Futuro de Cuiabá.

Até o momento, ele está presente em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araputanga e São José dos Quatro Marcos. 

Fonte: MP MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MPMT sedia evento de inovação a partir desta terça-feira (23)

Publicado

Começa nesta terça-feira (23), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, a 2ª edição do “CriativAção”, realizado pela Rede InovaGov-MT. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento ocorre até o dia 25 de abril (quinta-feira). A programação reúne palestra, dinâmicas, jogos e oficinas com a finalidade de promover o intercâmbio de ideias entre os servidores públicos de Mato Grosso.

A Rede Inova GOV-MT, voltada para a construção coletiva de soluções criativas e inovadoras no setor público, é composta pelo Ministério Público de Mato Grosso, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Tribunal de Justiça (TJMT), Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE-MT) e Assembleia Legislativa (ALMT).

Na abertura da 2ª edição do projeto “CriativAção”, ocorrerá a palestra “Explorando Sentidos e Estimulando Criatividade”. Na condução da temática estará Márcia Ditzel, gestora de Inovação da Justiça Federal do Paraná e cofundadora da Rede COLABJUS-PR, reconhecida nacionalmente pelo trabalho desenvolvido na gestão pública com foco na inovação. É importante lembrar que as vagas são limitadas.

Leia mais:  Recursos destinados pelo Bapre em 2023 superam repasses do ano passado

A promoção da criatividade também inclui oficinas presenciais e online que abordarão as últimas tendências e práticas governamentais, como a utilização da inteligência artificial (CHATGPT), ferramentas do Google, Scrum (plataforma virtual para gerenciamento de equipes e organização de trabalho) e “Legal Design” – metodologia que torna a linguagem jurídica mais acessível por meio de recursos visuais, facilitando a compreensão através de uma comunicação simplificada.

Conexões – Organizado pelo Laboratório de Inovação do Sistema de Inovação em Práticas Públicas (Sinova-MT) e e-LabM, a agenda de inovação tem como propósito articular, em conjunto com a Rede de Inovação InovaGov-MT, por meio do Termo de Cooperação Técnica n° 18/2023, a capacitação dos servidores públicos, estimulando a multiplicação de ideias inovadoras na cocriação de projetos que contribuam significativamente para melhorias na gestão pública e na prestação de serviços à sociedade.

A programação ocorre em referência ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana