conecte-se conosco

Saúde

Áustria aprova vacina obrigatória da Covid-19 para adultos

Publicado


source
Vacina Covid-19
Ascom/SMS

Vacina Covid-19

O Parlamento da  Áustria aprovou por 137 votos a favor e 33 contrários a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (20). A medida entrará em vigor no dia 4 de fevereiro e valerá para todos os maiores de 18 anos.

Só estarão isentos pessoas com comprovadas questões médicas que impeçam a imunização. As multas por não se vacinar podem chegar até 3,6 mil euros (cerca de R$ 22 mil).

Assim, a Áustria se tornará o primeiro país da União Europeia a adotar a regra para os adultos de maneira generalizada – outras nações do bloco, como a Itália, por exemplo, obriga a vacinação de uma parte da população ou de setores profissionais específicos.

Com exceção da extrema-direita, todos os demais partidos deram apoio à medida independentemente da ideologia política.

Leia Também

O governo de Viena vem aumentando as restrições para os não vacinados, como um lockdown só para esse grupo específico.

Segundo dados do portal Our World in Data, pouco mais de 74% da população austríaca já está com ao menos uma dose das vacinas disponíveis e 73,84% receberam as duas doses.

E, assim como ocorre em outros países europeus, a Áustria vem registrando uma alta constante nos contágios por conta da variante Ômicron e, na quarta-feira (19), passou de 19 mil casos conforme a Universidade Johns Hopkins. 

Fonte: IG SAÚDE

publicidade

Saúde

Saúde municipal realiza campanha para doação de agasalhos em SP

Publicado

Campanha do agasalho
Divulgação: Polícia Civil PR

Campanha do agasalho

Com o objetivo de reduzir os riscos e impactos da estação mais fria do ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma campanha para receber roupas, calçados e cobertores para doação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.

Para colaborar, basta o cidadão levar os itens a serem doados aos pontos de coleta. As peças arrecadadas serão encaminhadas às comunidades do entorno das unidades, como igrejas, centros comunitários e associações de bairro, além dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis) e do programa Consultório na Rua (CnR).

A iniciativa contempla e intensifica as ações da Operação Baixas Temperaturas (OBT), plano de contingência intersecretarial que garante a proteção de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade na capital paulista.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino Fonseca, a iniciativa faz parte do cuidado integral da SMS para com com a população.

Leia mais:  Número de brasileiros infectados com Covid-19 em Xangai sobe para sete

“Portas de entrada no SUS na capital, as UBSs estão em todas as regiões da cidade e podem ser pontos estratégicos de arrecadações de agasalhos para distribuirmos às pessoas mais carentes. Pedimos que quem tiver roupas, cobertores e calçados em boas condições e puder doar, leve à UBS mais próxima. Precisamos somar esforços para acolher e aquecer quem mais precisa”, afirma.

Os endereços dos pontos de doação podem ser encontrados nos links: UBSs

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/2022_06_24_Lista_UBS_Vacinacao_COVID19.pdf

AMAs/UBSs Integradas

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/2022_06_24

Agasalhos para pets

A SMS, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), também promove uma campanha de arrecadação de agasalhos para cães e gatos da população de rua.

As doações podem ser levadas à Cosap, das 6h às 22h, na portaria 1, localizada na rua Santa Eulália, 86, e na portaria 2, que fica na avenida Santos Dumont, altura do número 637.

“É uma ação conjunta que visa atender à população que tanto precisa e seus grandes companheiros. O frio castiga também os animais. Daí a importância dessa campanha”, afirma Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

A distribuição dos agasalhos dos pets é feita durante a OBT. Além disso, a Cosap faz aplicação de vacina e vermífugo nos animais, atendimentos clínicos, e em casos mais graves há encaminhamento para um dos hospitais veterinários públicos.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Mais Lidas da Semana