Internacional

Bento XVI admite erro em depoimento sobre casos de abusos na Alemanha

Publicado


O ex-papa Bento XVI reconheceu, nesta segunda-feira (24), que estava presente à reunião, em 1980, sobre caso de abuso sexual quando era arcebispo de Munique. Ele disse que, equivocadamente, contou a investigadores alemães que não havia comparecido.

Relatório publicado na semana passada sobre abusos na arquidiocese entre 1945 e 2019 diz que o então cardeal Joseph Ratzinger não agiu contra clérigos em quatro casos de acusações de abuso, quando era arcebispo entre 1977 e 1982.

Em entrevista coletiva quinta-feira (20) em Munique, advogados que investigaram o abuso questionaram afirmação de Bento, em comunicado de 82 páginas, de que não se lembrava de ter comparecido à reunião em 1980 para discutir o caso de padre acusado de abuso. Eles disseram que a afirmação contradiz documentos que têm em mãos.

Em nota hoje, o secretário pessoal do ex-papa, o arcebispo George Ganswein, afirmou que Bento compareceu à reunião, mas que a omissão foi “resultado de descuido na edição do comunicado” e não foi feita “de má fé”.

Leia mais:  Brasileiro está desaparecido em Israel, informa Itamaraty

“Ele [o ex-papa] sente muito por esse erro e pede para ser desculpado”, disse Ganswein.

O secretário afirmou ainda que Bento pretende explicar como o erro aconteceu após examinar o relatório, de quase 2 mil páginas, enviado eletronicamente na última quinta-feira.

O ex-papa, que está com 94 anos e tem enfrentado problemas de saúde, continua vivendo no Vaticano após renunciar ao cargo em 2013.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Comentários Facebook
publicidade

Internacional

Mulheres trocam socos durante voo na Europa; veja o vídeo

Publicado

Uma mulher ficou sangrando após briga em voo na Europa
Reprodução

Uma mulher ficou sangrando após briga em voo na Europa

Durante um voo da Ryanair na última segunda-feira – de Bristol, na Inglaterra, para Tenerife, na Espanha –, duas mulheres deram origem a um cenário de caos ao trocarem socos durante o voo. O vídeo da briga no corredor do avião revela a tensão entre as passageiras, enquanto os demais viajantes observam.

A situação atinge o ápice quando uma das mulheres exibe um sangramento nasal, atribuindo a responsabilidade a dois outros passageiros não identificados na filmagem. Com expressão horrorizada, ela informa à equipe da Ryanair: “Ele e ela”.

Veja o vídeo:

Com o sangramento no nariz, a mulher insiste para que a equipe examine seus ferimentos. Em contrapartida, uma voz feminina, não visível na câmera, nega envolvimento e afirma: “Eu não fiz isso”.

Contrariando a negação, a mulher ferida retruca: “Ele fez. Porque você o chamou de gordo”. Abalada, ela começa a procurar o telefone. A Ryanair comunicou que a polícia de Tenerife foi acionada para intervir assim que o voo pousou na ilha espanhola.

Leia mais:  Vídeo: policiais espancam homem negro que não parou no sinal vermelho

Fonte: Internacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana