Pesquisar
Close this search box.

Política Nacional

Bolsonaro diz que fala de Arthur do Val sobre ucranianas é ‘asquerosa’

Publicado


source
Jair Bolsonaro
Reprodução/Youtube

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro classificou os  áudios machistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), seu ex-aliado, como ‘asquerosa’ quando perguntado por um apoiador neste domingo. As declarações vêm em meio à onda de repercussão negativa sobre as mensagens sobre mulheres ucranianas, afetadas pela guerra contra a Rússia.

Bolsonaro saía de uma visita ao ex-comandante do Exército general Villas Bôas quando um apoiador perguntou sobre o caso:

— É tão asquerosa que nem merece comentário — respondeu o presidente, parabenizado em seguida pelo homem.

Além do pai, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (União-SP) ironizou o caso e “parabenizou” os eleitores do integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), também conhecido como Mamãe Falei. Para o parlamentar, Arthur do Val é visto como um “brasileiro que foi fazer turismo sexual na guerra” na imprensa do Leste Europeu.

Leia Também

Na Ucrânia, Mamãe Falei enviou áudios em que descreve como vê as mulheres do país. Na visão dele, elas “são fáceis porque são pobres”. Noutro momento, afirmou que, entre as refugiadas, só havia “deusa” e que a fila da melhor balada do Brasil não chegava aos pés da de ucranianas.

— Vou te dizer: elas são fáceis porque são pobres. E aqui, cara, minha carta do Instagram cheio de inscritos funciona demais, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, e é inacreditável a facilidade. Essas minas em São Paulo, você dá bom dia e elas iam cuspir na sua cara — disse o deputado em áudios obtidos pelo GLOBO e revelados pela coluna de Lauro Jardim.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

União indica Jayme para Comissão de Orçamento, a mais importante do Congresso

Publicado

Com uma larga experiência política e administrativa, o senador Jayme Campos (MT) foi indicado pelo partido União Brasil no Senado para integrar a Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional. Essa comissão é responsável pela avaliação dos projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais do Governo Federal. 

“Sem dúvida, uma das mais importantes do Legislativo. Afinal, por esta comissão passam todos os recursos a serem investidos em nosso país” – frisou o senador mato-grossense, que ocupa a função pela quarta vez, já tendo sido, inclusive, relator setorial dos recursos atribuídos ao Ministério das Cidades. 

Nesta quarta-feira, 24, aconteceu a instalação e eleição da mesa de trabalhos da Comissão. Foi eleito para presidir a CMO o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI). Também foi escolhido na ocasião o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) para ser o relator do Orçamento de 2025, cuja peça deve ser encaminhada pelo Executivo durante o segundo semestre. 

Leia mais:  General Heleno diz que decreto de Bolsonaro valoriza a democracia

Ex-governador de Mato Grosso, ex-prefeito de Várzea Grande e senador exercendo o segundo mandato, Jayme Campos disse que espera conseguir dar novamente sua parcela de contribuição e influenciar para construção de um Orçamento público que possa “destinar os recursos para as zonas prioritárias do país”.  Ele enfatizou que o Brasil tem muitas carências a serem supridas e que a Comissão de Orçamento tem sobre si uma grande responsabilidade “de buscar efetivamente aquilo que será bom para a sociedade brasileira”.  

De acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, em 2025, o Orçamento prevê o Produto Interno Bruto (PIB) em R$ 12,4 trilhões. O texto enviado pelo governo prevê o déficit zero nas contas públicas. Para o próximo ano, o governo poderá gastar R$ 2,1 trilhões e prevê o crescimento do país em 2,5% até 2028. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ainda prevê a taxa Selic em 6,77% ao ano para o próximo ano.

“Estamos aqui para contribuir, ao lado de tantos outros senadores experientes, e esperamos entregar a sociedade brasileira um Orçamento elaborado com muita responsabilidade” – ele frisou.

Leia mais:  TSE diz que conclusões de relatório do PL são 'falsas e mentirosas'

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana