A capital paulista inicia neste sábado (22) a aplicação da CoronaVac em crianças de 5 a 11 anos. Hoje a vacinação é exclusiva para a faixa etária e partir de domingo (23), maiores de 12 anos voltam a ser atendidos nos locais de vacinação.
É necessário um acompanhante maior de 18 anos que precisa apresentar: um documento de identificação (preferencialmente CPF); comprovante de residência e carteirinha de vacinação.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão funcionar de 8h até 17h, e as AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) integradas até 19h.
O esquema deste sábado prevê que a vacinação estará disponível em 205 postos de vacinação, sendo 125 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estarão abertas exclusivamente para vacinação desse público e também em 80 Assistências Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As unidades disponíveis podem ser consultadas na página Vacina Sampa . A partir de segunda (24), a vacinação estará disponível em todos os postos da capital.
Até o momento foram aplicadas no estado mais de 25 milhões de doses em pessoas a partir de 5 anos. Foram cerca de 10 milhões de primeiras doses; outras 10 milhões de segundas; 334 mil doses únicas e cerca de quatro milhões de doses adicionais.
Com o objetivo de reduzir os riscos e impactos da estação mais fria do ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma campanha para receber roupas, calçados e cobertores para doação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.
Para colaborar, basta o cidadão levar os itens a serem doados aos pontos de coleta. As peças arrecadadas serão encaminhadas às comunidades do entorno das unidades, como igrejas, centros comunitários e associações de bairro, além dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis) e do programa Consultório na Rua (CnR).
A iniciativa contempla e intensifica as ações da Operação Baixas Temperaturas (OBT), plano de contingência intersecretarial que garante a proteção de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade na capital paulista.
De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino Fonseca, a iniciativa faz parte do cuidado integral da SMS para com com a população.
“Portas de entrada no SUS na capital, as UBSs estão em todas as regiões da cidade e podem ser pontos estratégicos de arrecadações de agasalhos para distribuirmos às pessoas mais carentes. Pedimos que quem tiver roupas, cobertores e calçados em boas condições e puder doar, leve à UBS mais próxima. Precisamos somar esforços para acolher e aquecer quem mais precisa”, afirma.
Os endereços dos pontos de doação podem ser encontrados nos links: UBSs
A SMS, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), também promove uma campanha de arrecadação de agasalhos para cães e gatos da população de rua.
As doações podem ser levadas à Cosap, das 6h às 22h, na portaria 1, localizada na rua Santa Eulália, 86, e na portaria 2, que fica na avenida Santos Dumont, altura do número 637.
“É uma ação conjunta que visa atender à população que tanto precisa e seus grandes companheiros. O frio castiga também os animais. Daí a importância dessa campanha”, afirma Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
A distribuição dos agasalhos dos pets é feita durante a OBT. Além disso, a Cosap faz aplicação de vacina e vermífugo nos animais, atendimentos clínicos, e em casos mais graves há encaminhamento para um dos hospitais veterinários públicos.