conecte-se conosco

Mulher

Como incorporar o estilo Urban Jungle na decoração da casa

Publicado


source
A decoração Urban Jungle irá deixar a sua casa com um toque de aconchego
Divulgação

A decoração Urban Jungle irá deixar a sua casa com um toque de aconchego

O estilo  Urban Jungle, está fazendo sucesso no momento, por ser uma  decoração que traz a sensação de aconchego, conforto e refúgio, sentimentos muito valorizados durante a pandemia. Aprenda a como deixar seu lar mais confortável com algumas dicas do arquiteto e paisagista Cezar Scarpato.

Melhores espécies

Ao falar de Urban Jungle, é claro que a primeira coisa que vem à mente são as  plantas. “A principal dica é escolher espécies que se encaixem com a rotina da pessoa e com as condições que o lar oferece. Plantas são vivas, afinal, e demandam cuidados específicos”, diz Cezar Scarpato. Via de regra, o ambiente precisa de uma boa iluminação e ventilação para receber as espécies, ainda que existam aquelas que demandem mais luz solar ou menos, por exemplo, de sombra ou meia-sombra. “As suculentas, samambaias, jiboias e dracenas são boas opções”, indica o arquiteto e paisagista. E como uma das características mais marcantes do estilo Urban Jungle é justamente o verde, Cezar Scarpato indica priorizar espécies com bastante folhagem, ainda que as flores também sejam bem-vindas.

Leia mais:  Aos 86 anos, Alaíde Costa lança o primeiro videoclipe em cinco décadas

Como dispor

Os vasos de diferentes alturas foram a escolha de Cezar Scarpato para esse projeto
Divulgação

Os vasos de diferentes alturas foram a escolha de Cezar Scarpato para esse projeto

Saber o tipo de espécie que irá compor o estilo do ambiente determina a melhor maneira de dispor as plantas. Vasos de diversos tamanhos e materiais, estantes e prateleiras verdes são ótimas pedidas. “Vale misturar estilos e tamanhos diferentes de vasos, para criar uma composição rica”, diz Scarpato. O jardim vertical também é uma das alternativas mais buscadas, permitindo a criação de uma parede vistosa e fácil de cuidar.

Materiais naturais

Para reforçar o estilo Urban Jungle, Cezar Scarpato optou por poltronas de fibra natural
Divulgação

Para reforçar o estilo Urban Jungle, Cezar Scarpato optou por poltronas de fibra natural

Criar um lar que explore o estilo Urban Jungle vai muito além de trazer as plantas para dentro de casa – para conferir harmonia e reforçar o clima de natureza, os materiais naturais são aliados, e podem aparecer nos revestimentos e mobiliários. “As madeiras, fibras naturais e palhas são ótimas apostas”, diz Cezar Scarpato. Revestimentos ou papeis de parede estampados com temáticas que evocam a biofilia também são boas pedidas, levando as folhagens também para as paredes. “Um balanço também pode contribuir para o clima desejado, trazendo um elemento de relaxamento”, opina Scarpato.

Leia mais:  Com câncer, Lilian Ribeiro fala sobre a falta de investimento no SUS

Elementos decorativos

Por fim, até mesmo os objetos decorativos e de arte podem contribuir para a estética Urban Jungle. “Trazer um conjunto de quadros botânicos, com ilustrações ou fotos, para um living, por exemplo, ou até fazer uma composição de pratos floridos em uma parede de cozinha trazem os elementos da natureza e reforçam a atmosfera desejada”, indica.


Fonte: IG Mulher

publicidade

Mulher

4 dicas para cuidar das plantas no inverno

Publicado

source
4 dicas para cuidar das plantas no inverno
Redação EdiCase

4 dicas para cuidar das plantas no inverno

Veja como mantê-las saudáveis e bonitas durante a estação mais fria do ano

Por Camila Soares 

Engana-se quem pensa que o inverno muda a rotina apenas dos humanos. Assim como as pessoas, as plantas sentem as mudanças climáticas que estarão presentes até o meio de setembro. As características da estação mudam o comportamento das plantas e, por isso, é necessário cuidado redobrado para que o jardim e a horta continuem crescendo de forma saudável e com vida até a chegada da primavera. 

Os cuidados diários exigem atenção, afinal, os ventos fortes e a falta do sol trazem dificuldades que precisam ser modificadas ao longo da estação mais fria do ano. Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte. 

Para entender melhor sobre os cuidados necessários durante a estação, Rafael Pelosini, CEO e fundador da startup de agricultura urbana Yes We Grow, separou quatro dicas para auxiliar neste momento, confira!

Leia mais:  Nasa pretende explorar planeta parecido com a Terra

> Confira dicas para usar plantas na decoração

1. Melhor maneira para regar as plantas

O primeiro passo para que as plantas se mantenham vivas é modificar a rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. Com temperaturas mais baixas, a umidade tende a permanecer mais alta, e esse excesso pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos. Ao longo da estação, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã. Caso contrário, com a rega no período noturno, a água ficará acumulada nos pratos.

2. Momento ideal para poda

Apesar dos prejuízos apresentados pelo inverno , a época é propícia para a realização de poda, que pode ser feita no final da estação. Com o período de dormência, as plantas se potencializam para o crescimento próximo da primavera, afinal, estarão favoráveis para a distribuição de nutrientes com a chegada de temperaturas mais quentes. Essas ações costumam direcionar a planta como você deseja que ela se comporte, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais vivas e bonitas.

Leia mais:  Dia de São Jorge: conheça sua história e ore para o santo guerreiro

Estilo urban jungle: 4 ideias para decorar os cantinhos verdes do seu lar

3. Manutenção dos adubos

Já sobre adubação, indica-se que seja realizado de três em três meses, para que exista a manutenção nutricional necessária. Para isso, os adubos naturais são os mais indicados e eficientes por oferecerem os nutrientes necessários para manter as plantas e a terra saudáveis.

> 15 plantas para melhorar a energia da casa

4. De olho nos dias mais frios do inverno

Com a possibilidade de geadas, as plantas que são cultivadas em ambientes externos precisam de maior atenção. Por isso, Rafael Pelosini indica o uso de uma cobertura para as plantas nestes dias, isso pode ser feito com o auxílio de uma lona que protegerá termicamente o jardim, porém, é recomendado retirar a lona antes do sol nascer. Para plantas menores e com a possibilidade de mudança de local, recomenda-se que os vasos possam ficar dentro de casa .

Veja mais dicas para cuidar das plantas na revista ‘Manual do construtor especial’

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mais Lidas da Semana