Mato Grosso
Corpo de Bombeiros mantém ações de desinfecção biológica pelo estado
Publicado
22 de junho de 2020, 14:01
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e Comandos Regionais (CRBM’s), continua realizando ações de desinfecção biológica em todo o estado, com o objetivo de descontaminar ambientes públicos com concentração de pessoas.
Campo Novo do Parecis
Na ultima quinta-feira (18.06), militares do Núcleo Bombeiro Militar de Campo Novo do Parecis e da 14º Companhia Independente Bombeiro Militar (14ªCIBM) de Juína, se deslocaram até a cidade de Campos de Júlio (164km de Campo Novo do Parecis) com o objetivo de realizar a desinfecção da Delegacia de Polícia Civil.
A solicitação partiu do Delegado Regional, que formalizou o pedido ao Comando Regional VI, após dois policiais civis de Campos de Julio testarem positivo para Covid19.
Sinop
Em Sinop, o Comando Regional III (CRBM-III), por intermédio do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4°BBM), realizou na sexta-feira (19/06) a desinfecção da Sub Estação da empresa Eletrobrás. Os profissionais da empresa foram devidamente orientados a como proceder após a desinfecção, como o tempo mínimo de espera para adentrar o ambiente e que os cuidados de higienização das mãos e uso de máscaras devem ser seguidos à risca no ambiente.
A desinfecção faz parte das atuações realizadas por toda Regional III, como procedimentos que reduzem os riscos de contaminação do Covid 19.
Rondonópolis
Ainda na sexta-feira o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) realizou um plano de operação de desinfecção no Fórum Desembargador William Drosghic e no Ministério Público Estadual de Rondonópolis. Este plano consta de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso (com a coordenação do BEA), Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. A ação teve início no fórum de Rondonópolis às 08h30 e no período vespertino foi realizada a desinfecção no Ministério Público Estadual. Para realizar a descontaminação foi feita pulverização de hipoclorito de Sódio com concentração de 1% como previsto pela Anvisa. A aplicação dessa diluição não só é eficaz contra o coronavírus, como também contra diversos outros vírus que circulam nas cidades do Brasil.
O CBMMT reforça que essas ações preventivas dos agentes de segurança e dos poderes federal, estadual e municipal só tem eficiência garantida se o cidadão fizer sua parte e adotar as medidas de segurança que são recomendadas.


Mato Grosso
“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, programa leva conhecimento ao produtor”, afirma secretária de Meio Ambiente
Publicado
4 de dezembro de 2023, 21:15O Governo de Mato Grosso apresentou à cúpula do clima da ONU (COP28), nesta segunda-feira (04.12), a operação no Estado do programa Juntos Pelo Araguaia (JPA), considerada a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo. O objetivo é captar recursos que serão empregados na execução do projeto, cuja meta é restaurar 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil em Mato Grosso e cinco mil em Goiás.
“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, levamos ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como ele lida com a natureza e com a mudança do uso da terra”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, durante agenda com o Governo de Goiás na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Mato Grosso e Goiás, os objetivos do programa no Estado são recuperar as nascentes e áreas degradadas no entorno do Rio Araguaia e promover a mudança de cultura sobre práticas sustentáveis de ocupação do território. A iniciativa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Na primeira etapa, a ação é executada em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.
Novos financiadores
Pessoas físicas ou jurídicas que desejam auxiliar na preservação ambiental podem ajudar o programa com doações voluntárias. Outra maneira de aderir ao projeto é compensar a supressão de vegetação em uma das áreas de abrangência do programa, destacou Mauren durante sua apresentação.
“Nós mostramos, hoje, um projeto inovador, lá no coração do Brasil, realizado pelos estados de Goiás e Mato Grosso que atuam unidos em prol de um objetivo comum”, disse ao afirmar que o objetivo da ação vai além da recuperação da vegetação.
Ao todo, são investidos no programa R$ 2,8 milhões da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Mato Grosso, os recursos investidos são obtidos por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público, que prevê o pagamento de multas com serviços ambientais.
Acesse o site www.juntospeloaraguaia.org.br e saiba como se tornar um financiador do programa.
Também participaram do evento, os secretários adjuntos da Sema-MT Alex Marega (Executivo) e Luciane Bertinatto (Gestão Ambiental).
Fonte: Governo MT – MT

Destaque na Beleza: Eduarda Rodrigues Receberá o Prestigioso Prêmio Pincel de Ouro no Rio de Janeiro

Brunna Gonçalves e Ludmilla procedimento de fertilização in vitro: ‘Muito ansiosas’

Barroso: STF é tribunal independente e está sempre desagradando alguém

Faturando milhões, Naiara Azevedo diz que recebia mesada: ‘Não tinha acesso à nada’

“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, programa leva conhecimento ao produtor”, afirma secretária de Meio Ambiente
Mais Lidas da Semana
-
Ministério Público MT30 de novembro de 2023, 18:15
Um depoimento especial
-
Esportes29 de novembro de 2023, 23:46
Palmeiras goleia o América-MG e amplia liderança no Brasileirão para três pontos
-
Política Nacional29 de novembro de 2023, 22:15
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
-
Policial29 de novembro de 2023, 18:45
Criminoso foragido de MT é localizado após investigações vivendo em apartamento de luxo em frente à praia de Fortaleza