conecte-se conosco

Tribunal de Justiça de MT

Corregedor anuncia Termo Circunstanciado pela PM em Juína e desembargadores são homenagados

Publicado

Durante o Corregedoria em Ação realizado entre quarta e sexta-feira (22 e 24/6) em Juína o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira e o presidente do Núcleo Permanente de Método Consensuais de Soluções de Conflito (Nupemec), desembargador Mário Roberto Kono, foram homenageados com a Moeda Honorífica – Guardiões do Noroeste, pelo comandante regional da Polícia Militar, ten. Cel. Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa. Os magistrados abordaram sob o prisma judicial o tema Patrulha Maria da Penha que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e sua lavratura. O TCO abrange crimes de menor potencial ofensivo. Uma inovação que a partir de agora permite que na região a Polícia Militar não precise se deslocar grandes distâncias para o registro nas Delegacias e coloque as informações diretamente no Processo Judicial Eletrônico (PJe), dinamizando os feitos para a sociedade.
 
Antes os policiais tinham que viajar em muitos casos para emitir o comunicado. O comandante citou um exemplo. “Muitas vezes gastamos tempo na lavratura de um Boletim de Ocorrência simples, ou somos obrigados a fazer um deslocamento grande, como exemplo os policias saem de Guariba para a Delegacia de Colniza, que são cerca de 150 km. Com esta ação da Corregedoria isso será evitado. É a PM à disposição da sociedade por mais tempo. Recebemos uma aula dos desembargadores e estas ferramentas vão resignificar a importância de nossa atuação“, indicou o comandante Elvis.
 
“Esse pessoal denominado grupo dos excluídos terá acesso à Comarca. A Polícia Militar poderá repassar as informações diretamente no PJe. Facilitando assim para quem está em localidades longínquas. Não é necessário mais que a PM tenha que viajar nestes casos. Ainda estamos trabalhado no Posto de Atendimento digital para dirimir todas as dúvidas existentes. É a realização de um sonho que está em andamento e que poderá ser concretizado logo” revelou o corregedor.
 
O presidente do Nupemec falou sobre os casos de feminicídio. “É muito importante mantermos este contato com os policiais militares. Eles estão na linha de frente e depende deles a captação de dados que possam nos amparar nas melhorias dos sistemas. Agradecemos o reconhecimento de nosso trabalho”, concluiu o desembargador Mário Kono. Os magistrados foram acompanhados do assessor de segurança da Corregedoria, o ten. cel. Tiago Costa Gomes.
 
Descrição das imagens: Foto 1- colorida. Os desembargadores mostram as medalhas. Eles e os policias estão em um amplo salão. Todos estão em pé e olham para a câmera. Na primeira fileira estão o assessor de segurança da Corregedoria, o corregedor, o comandante e o presidente do Nupemec.
 
 
 
Ranniery Queiroz/Fotos Adilson Cunha
Assessor de imprensa CGJ
 
 

Leia mais:  Magistratura contribui com melhora dos serviços extrajudiciais para sociedade, afirma Eduardo Calmon
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças

Publicado

O Fórum de Barra do Garças (a 509 km a leste de Cuiabá) instalou recentemente um elevador para uso do público, trazendo acessibilidade e dignidade aos seus usuários. Com o novo equipamento, o prédio de mais de 40 anos propiciará maior comodidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como aos servidores e cidadãos que procuram o auxílio do poder judiciário.
 
Segundo o juiz diretor do Foro, Michell Lotfi Rocha da Silva, a obra de instalação do elevador foi viabilizada com recursos do Poder Judiciário.
 
“Essa era uma demanda antiga do Fórum de Barra do Garças. Ela representa muito mais do que só acessibilidade, representa respeito e inclusão social. Agradecemos à presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, pela sensibilidade em atender essa necessidade e também ao coordenador de infraestrutura, Roberto Ciryaco, pelo efetivo apoio nessa realização”, destaca.
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto 1 colorida – Porta de entrada do elevador.
 
Larissa Klein
Assessoria de Imprensa CGJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Continue lendo

Mais Lidas da Semana