conecte-se conosco

Cuiabá

Defesa Civil convida população para observar o eclipse lunar que acontece nesse domingo (15) no Parque Tia Nair

Publicado

O Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Clube de Astronomia de Mato Grosso convida a todos para prestigiar o eclipse lunar que acontece no próximo domingo (15). A contemplação do fenômeno celeste ocorre, a partir das 21h30, no mirante do Parque Tia Nair. A ação conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil e do Rotary Club de Cuiabá. 

O eclipse lunar total, que resulta no fenômeno conhecido como ‘lua de sangue’, é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua e bloqueia a chegada de luz até a superfície lunar. 

“O eclipse será visível em Cuiabá e começará às 21h32, com o início do eclipse penumbral, quando a sombra da Terra começará a cobrir a superfície lunar.  O eclipse completo terá início às 23h29, com sua parte máxima às 00h11 e término às 00h53”, explicou o organizador da ação, coronel Paulo Wolkmer.

“Será um evento espetacular onde a penumbra da Terra, a parte mais escura de sua sombra, cobrirá completamente a Lua.  Como uma Lua totalmente eclipsada geralmente é colorida de vermelho, os eclipses lunares totais também são chamados de Luas de Sangue”, acrescentou.

Leia mais:  303 anos de Cuiabá: Emanuel Pinheiro entrega unidade 100% reformada e climatizada no bairro Poção

publicidade

Cuiabá

Fomento à economia, saúde e força-tarefa de tapa buracos são temas da live desta terça-feira (17)

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realiza na noite desta terça-feira (17), às 19h05, mais uma edição de sua live semanal, reiterando o compromisso de manter o diálogo com a população.

O fomento à economia, a sanção do programa Agro da Gente, saúde pública, força-tarefa de tapa buracos e atendimento do Procon aos superendividados, são alguns dos temas que integram a pauta desta noite.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada pela rede social Facebook (emanuelpinheiromt). Durante a live, o prefeito vai ainda responder aos questionamentos, dúvidas e sugestões dos internautas.

Serviço:

Pauta: Live do prefeito Emanuel Pinheiro (emanuelpinheiromt)

Quando: Terça-feira (17)

Horário: 19h05

Leia mais:  Cuiabá 303 anos: Real Parque, Jardim Paulicéia e Parque Cuiabá já foram contemplados com asfalto e creche
Continue lendo

Mais Lidas da Semana