Turismo

Dia da Consciência Negra: iniciativa fortalece turismo étnico em SP

Publicado

Afroturismo ganha força no Estado de SP
Rafael Smaira/Rotas Afro

Afroturismo ganha força no Estado de SP

São Paulo agora está entre os estados brasileiros que decidiram transformar o Dia Nacional da Consciência Negra em feriado — anteriormente, fora da capital, o dia 20 de novembro era considerado como ponto facultativo. Para celebrar a data, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) está disponibilizando informações sobre o Afroturismo, segmento que vem ganhando destaque nos últimos anos.

Para proporcionar experiências com esta vertente, São Paulo já conta com um trabalho de grupos dedicados em contribuir para que o turismo afro seja mais reconhecido e o legado dos negros na formação da sociedade seja mais valorizado.

A decisão leva em consideração o fato de que, segundo dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população negra representa 56% da população brasileira como um todo.

“O governo de SP pretende fortalecer o debate sobre o povo e a cultura africana presente em todo Brasil, seja por meio do turismo, da política, da religião, da gastronomia, da música e tantas outras áreas”, destacou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

Várias são as cidades do Brasil em que o turismo afrocentrado tem crescido e o estado de São Paulo tem inúmeros exemplos disso. O turismo quer contar estas histórias e já está colocando estes produtos nas prateleiras porque são inúmeros os atrativos e os personagens emblemáticos que remetem aos negros, e que só agora começam a aparecer em roteiros de turismo e guias de viagem.

Considerados embaixadores do Afroturismo, o Guia Negro é uma plataforma que realiza experiências turísticas em diversas cidades brasileiras, faz consultorias, produção independente de conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo, movimentos e black business.

Leia mais:  Buraco Azul, saiba como local virou atração turística no Ceará

Segundo Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma, viajar é uma experiência transformadora e precisa ser mais inclusiva. “O afroturismo é crescente no estado de SP, há diversas experiências que foram ganhando forma. Vemos mais procura e mais possibilidades de conhecer a cultura e história negro. Os turistas que vem ao estado de SP e se deparam com esses lugares, se surpreendem com tantas opções e tem a oportunidade de conhecer as cidades com o olhar do protagonismo negro. Acreditamos que esse é um caminho sem volta”, explicou Guilherme.

Afroturismo ganha força no Estado de SP
Robson Ribeiro/Rotas Afro

Afroturismo ganha força no Estado de SP

Ele garante que em São Paulo há diversos empreendimentos voltados para o tema, como a Rota da Liberdade e a Rota Afro , que proporcionam experiências de turismo afrocentrado incluindo tours guiados, viagens, hospedagem, passeios para quilombos e tours com enfoque nas religiões de matriz africana.

Afroturismo ganha força no Estado de SP
Afroturismo ganha força no Estado de SP
Afroturismo ganha força no Estado de SP
Afroturismo ganha força no Estado de SP

Nas experiências oferecidas por esses grupos de empreendedores são mostrados aos turistas estrangeiros e brasileiros, além da população local, o quanto os africanos e seus descendentes têm participação central na construção do nosso país, principalmente nas cidades históricas e mais turísticas.

Rota da Liberdade

Solange Barbosa, historiadora e turismóloga é pioneira do Afroturismo no estado de São Paulo com a Rota da Liberdade, lançada em 2006, pela Setur-SP, na cidade de Sorocaba.

A Rota da Liberdade foi eleita em 2009 como um dos 10 melhores projetos de Geoturismo do Mundo no Desafio da Ashoka/National Geographic, em 2021 e foi eleita um dos três melhores projetos de Turismo Sustentável no Desafio Ashoka/CTH Brasil

Leia mais:  Influenciador alemão destrói escultura de R$ 500 mil na Itália

Já em 2011, Solange foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do Turismo Brasileiro pelo Portal PanRotas e uma das 40 pessoas mais influentes do Turismo Sustentável no mundo pelo Global Shakers.

A Rota da Liberdade destaca os roteiros no Quilombo da Fazenda em Ubatuba, local que a comunidade pratica o Turismo de Base Comunitária e é reconhecida nacional e internacionalmente por sua gastronomia e também pela Casa da Farinha, Patrimônio Material de Ubatuba.

Outro destaque é o roteiro com o Quilombo Cafundó em alto de Pirapora, um pedacinho de Angola no Estado de SP, que trabalha diversos aspectos da cultura afro-brasileira, com destaque para a produção autoral de moda, realizando estamparia botânica com folhas, flores e sementes do Quilombo. Também destaca a Caminhada Negra em Pindamonhangaba e o roteiro no Centro Cultural Afro-brasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares na cidade de Taubaté.

“Hoje temos roteiros de Afroturismo em todo o Estado de São Paulo, que é uma vertente do turismo cultural, e trata o setor com base em comunidades negras. Significa conhecer, reviver, respeitar e vivenciar aspectos da história e da cultura negra”, disse a historiadora.

Rotas Afro

O Rotas Afro é uma iniciativa de museologia social e preservação da memória afro-brasileira focada no interior de São Paulo que conta as histórias negras das cidades através de caminhadas turísticas, culturais e tecnológicas. Reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como objetivos contribuir com a construção de imaginários positivos acerca da história do povo negro no Brasil e promover espaços de descoberta de uma nova cidade. O Rotas Afro atua em Piracicaba , Campinas , Vinhedo e Rio Claro .

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

5 em cada 10 brasileiros priorizam viagens no fim do ano, diz pesquisa

Publicado

54% citaram que gostariam de fazer uma viagem até o final do ano
Marco López/Unsplash

54% citaram que gostariam de fazer uma viagem até o final do ano

“Afinal, qual a sua principal meta financeira para os próximos meses?” Desde junho deste ano, a cada vez que a fintech FinanZero faz essa pergunta a entrevistados de todo o país, as respostas para a pesquisa mensal do Índice FinanZero de Empréstimo são sempre as mesmas: viajar.

Em setembro, por exemplo, mais da metade dos 500 respondentes de Norte a Sul do Brasil (54%) citaram que gostariam de fazer uma viagem até o final do ano — um aumento de 3 pontos percentuais (p.p) em relação a agosto, quando 51% disseram que essa era a próxima grande prioridade financeira.

No entanto, até maio, a maioria dos ouvidos mensalmente pela fintech respondiam que o objetivo principal era organizar as próprias finanças, e mesmo planos como trocar de carro (41%) superavam o projeto viagem, mencionado por 40% naquele período.

Em agosto, por outro lado, a ideia da organização do orçamento foi a segunda menção mais comum (43%), mais de 10 p.p atrás das viagens. Próximo a ela, ainda apareceram desejos como a compra/renovação do próprio imóvel (34%) e a aquisição/troca do automóvel (33%).

Índice elaborado pela FinanZero
Divulgação

Índice elaborado pela FinanZero

Leia mais:  Buraco Azul, saiba como local virou atração turística no Ceará

Para Rodrigo Cezaretto, diretor de operações e produtos da FinanZero, os números podem servir como um termômetro do comportamento ao redor do país, sugerindo que as pessoas estão mais propensas a investir em novas experiências do que se voltar a investimentos de longo prazo ou à compra de bens materiais.

“O desejo de viagens percebido nesse período se relaciona com a chegada das férias de verão. É interessante perceber que o desejo da viagem é colocado à frente das compras de bens materiais”, reflete.

Os números otimistas, a seu ver, apontariam para um crescimento expressivo da demanda a partir do fim do ano, tanto para quem atua no cenário brasileiro quanto no exterior.

Saltam as buscas no Google por pacotes promocionais

Se viajar é o objetivo principal dos brasileiros, em boa parte dos casos, ele também é acompanhado pela constante preocupação com as contas e a própria economia.

Em outro estudo recente conduzido pela empresa, dessa vez a partir das buscas no Google durante 2023, o aumento mais significativo das pesquisas relacionadas a viagens girou em torno do termo “passagens aéreas baratas”. Somente entre abril e setembro deste ano, o salto foi de 122%.

Leia mais:  Atividades turísticas crescem 4% no mês de maio

Outra palavra-chave relacionada, “comprar passagem aérea barata”, subiu 52,6% no mesmo período, assim como “pacote de viagem em promoção”, com alta de 47,7% — o que evidencia a atenção dos futuros viajantes com a contenção de seus gastos.

A FinanZero é um buscador de empréstimo online do Brasil. Fundada em 2016, a fintech tem como missão tornar os pedidos de crédito acessíveis e desburocratizados.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana