Pesquisar
Close this search box.

Mulher

Estudo revela que mães discordam de pais na satisfação com o trabalho

Publicado


source
Estudo inédito foi realizado pela Filhos no Currículo
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Estudo inédito foi realizado pela Filhos no Currículo

As mães são mais criteriosas do que pais e líderes quando o assunto é satisfação no  ambiente de trabalho.  Dados do levantamento indicam que 90% dos homens acreditam que a empresa na qual trabalham é um  bom lugar para as mães trabalharem. A pesquisa inédita “Mapeando um ambiente pró-família nas organizações” avaliou a experiência de mães/pais, liderança e colegas de profissionais com filhos em suas empresas, a fim de investigar o entendimento do conceito de um ambiente acolhedor para colaboradores com filhos.

Quando a mesma pergunta é feita para essas mulheres, o índice cai para 68%. A discrepância também acontece entre líderes (83%) e colegas de profissionais com filhos (80%), ainda sobre o ambiente favorável para essas mães.

As  mulheres também se mostram mais criteriosas quando interrogadas se a empresa é um bom lugar para pais trabalharem, se mostrando menos otimistas (77%) em relação aos colaboradores homens (87%), bem como aos líderes (83%).

Quando questionados sobre o benefício essencial na criação de um ambiente pró-família, a maioria das pessoas lideradas apontou a jornada de trabalho flexível em primeiro lugar, superando a licença maternidade e paternidade estendida, o auxílio-creche e o plano de saúde estendido aos dependentes.

Os dados do levantamento são da Filhos no Currículo, consultoria focada em criar ambientes corporativos cada vez mais acolhedores para pais e mães, e teve o apoio da Talenses Group e do Movimento Mulher 360.  O estudo também investiga o grau de segurança da gestão para lidar com os desafios de seus liderados. Foram ouvidos 1.568 profissionais de empresas de todas as regiões do país, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

Expectativa x Realidade com a liderança

Entre as iniciativas socioemocionais apontadas como desejáveis num ambiente pró-família, liderança acolhedora e empática foi requisito principal apontado pelos profissionais. Em seguida: recepção no retorno da licença, preparação para a licença maternidade e mentorias de carreira após a chegada dos filhos, apoio psicológico e, por fim, programas de acompanhamento para gestantes e parceiros.

De primeira, 70% dos colaboradores se declararam acolhidos pelo seu líder direto, mas, ao serem questionados se sentiam alguma insegurança para comunicar suas necessidades com clareza para o gestor, 45% responderam ainda ficar inseguros, e 35% dos colaboradores, em geral, afirmaram ter nenhuma ou pouca clareza acerca das políticas de parentalidade da organização.

Com relação à liderança, 98% afirmam se sentir seguros em gerir uma equipe de profissionais com filhos, mas, ao serem perguntados sobre o grau de segurança para esclarecer dúvidas relacionadas as políticas de parentalidade, esse percentual cai para 73%.

Leia mais:  Ofertas do dia: economize até 41% nas Smart TVs UHD da LG

Medos permanecem

Os resultados da pesquisa levantam outro aspecto importante: 1 em cada 4 dos entrevistados vivenciam ou vivenciaram uma parentalidade com desafios, caracterizada pelo luto gestacional, a parentalidade solo ou de filhos com necessidades específicas, adoção, gestação de risco ou prematuridade, dentre outros casos. A maioria deles apresentou uma visão ainda mais crítica com relação às práticas de parentalidade desenvolvidas nas empresas. Eles também expõem mais falta de segurança no retorno após o período de licença.  A diferença de insegurança desse grupo para àqueles que não têm uma parentalidade desafiadora, chega a dez pontos percentuais.

Atenção especial no retorno ao trabalho: 25% dos pais e mães em geral revelam insegurança nessa fase. Para os líderes, esse também é o momento de menor percepção de segurança desde a saída para a licença. A importância de um olhar atento nesse momento é tão crítica, que consta entre as top 5 iniciativas almejadas para a criação de um ambiente de trabalho que respeite a parentalidade (58%). 

A pesquisa também apurou as percepções na espera do bebê: 4 em cada 10 entrevistados disserem ter apresentado algum grau de insegurança para dar a notícia da gestação e cuidar de suas necessidades físicas e emocionais. Em relação à licença maternidade e retorno ao trabalho, sustentar a amamentação nesse retorno foi considerado preocupante para metade das mães.

Leia Também

Ambiente pró-família

Para Michelle Terni, cofundadora da consultoria Filhos no Currículo e idealizadora da pesquisa, o levantamento indica três principais caminhos. O primeiro deles é reforçar o trabalho de base dentro das empresas – que passa pela implementação de benefícios (como jornadas flexíveis, licenças parentais, auxílios financeiros e de saúde), até a mudança no comportamento da liderança.

Outro ponto, segundo ela, é tratar a causa das disparidades encontradas no mercado em relação ao que é este ambiente pró-família. “Não há um olhar unificado sobre o significado. Percebam que a maioria se diz satisfeita com as práticas das empresas, ou seguras para liderar colaboradores com filhos. Ao mesmo tempo, sinalizam desconhecer o que é uma política parental ou não ter preparo para orientar seus colaboradores sobre o assunto”, destaca a consultora responsável pela implementação de trilhas de conteúdo, vivências de sensibilização e estruturação de programas de parentalidade corporativos.

A respeito da visão mais criteriosa das entrevistadas mães, Michelle enfatiza que o terceiro caminho é trazer mais isonomia para a conversa. “Essa diferença nas percepções é reflexo de uma sobrecarga para essas mulheres no que se refere aos cuidados parentais. A realidade começará a mudar quando as empresas ampliarem a pauta, deixando de falar somente para e com a mulher, e passarem a abrir diálogo e propor benefícios e políticas para a família, em seus vários formatos possíveis”, frisa.

Leia mais:  5 dicas para a maquiagem durar no verão

Ainda falando de isonomia, a especialista acredita que o mesmo acontece com pais e mães que apresentam situações adversas de parentalidade. “Se 1 em cada 4 pais enfrentam desafios – como luto, filhos com necessidades específicas, entre outras questões, as empresas precisam se movimentar com políticas, processos, iniciativas e atitudes adequadas para acolher essa diversidade”, completa.

Depoimentos anônimos colhidos na pesquisa

“(Uma empresa pró-família é) um ambiente onde a chegada de um novo membro na família seja vista de maneira tão natural pelos líderes e pares, que o responsável não sinta receio de falar sobre o assunto e no impacto em seu desenvolvimento profissional”. Ambiente Pró-Família

“Trabalhar com uma líder que entende os desafios da maternidade faz toda diferença. Já desisti de propostas de emprego aparentemente melhores em termos de posição e salário justamente por perceber que não teria flexibilidade alguma e teria que passar muito tempo longe dele, seja por deslocamentos infinitos, seja por super demanda de viagens. Ser mãe não me limita. E não quero um emprego que limite minha maternidade” Empatia da liderança

“Quero que as empresas entendam que não sou divisível nos meus papéis. Sou sempre mãe e naquele momento ESTOU trabalhando. Meu filho existe, mesmo no horário comercial. E eu sou mãe no horário comercial. E minhas escolhas e visão de mundo possuem esse filtro também, de alguém que tem filhos, que enxerga o mundo por essa ótica.” Ser mãe e profissional

“Sou homem, gestor e tenho uma líder mulher que foi muito pouco compreensiva na hora de eu tirar os 20 dias de licença paternidade. A empresa tem alguns bons benefícios, mas a prática da liderança passa longe disso. Dá a entender que os benefícios são para “parecer legal” para o mercado e atrair talentos”. Paternidade não acolhida

“O luto gestacional é muito negligenciado pelas empresas e afeta muito a saúde mental das pessoas. Tive duas perdas que necessitaram de internação hospitalar e em uma delas não fiquei nem ao menos um dia afastada, trabalhei firme, mas com dores no corpo e no coração e sei que isso cobrou seu preço na minha saúde mental. As empresas e gestores precisam estar preparadas para lidar com estas situações.” Adversidades na parentalidade

“Minha carreira alavancava ano a ano antes de ser mãe, com promoções e aumentos. Atualmente, sinto minha entrega ainda maior, mas não tenho aumento há mais de 5 anos. Como mãe, acabo tendo que sair em horários diferentes, não faço horas extras. O que parece é que não sou merecedora de promoção, como se estivesse em “débito” pelas vezes que tive que deixar o time e ir atender meu filho”. Desaceleração da carreira.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Veja as melhores frases de comédia para compartilhar nas redes sociais

Publicado

Veja as melhores frases de comédia para compartilhar nas redes sociais
Foto: Reprodução

Veja as melhores frases de comédia para compartilhar nas redes sociais

Quem não adora uma boa risada? Em um mundo onde as redes sociais dominam nossas interações diárias, compartilhar um pouco de humor é uma excelente maneira de alegrar o dia de amigos e seguidores. Seja para quebrar o gelo, expressar sarcasmo ou simplesmente adicionar um toque de leveza ao feed, as melhores frases de comédia têm o poder de fazer alguém sorrir em qualquer momento.

Está pronto para adicionar um toque de humor ao seu dia a dia virtual? Então, confira estas pérolas que estão prestes a tornar suas postagens muito mais engraçadas!

Leia também: 15 piadas curtas para contar em qualquer ocasião.

As melhores frases de comédia para compartilhar nas redes sociais

1. Sou independente: sei sofrer sozinho no quarto.

2. Todos os dias eu vejo o horóscopo para ver se vale a pena sair de casa.

Leia mais:  Saiba como a espiritualidade ajuda a conquistar a felicidade

3. Não consegue tirar uma pessoa da sua cabeça? Fácil, arranja uns boletos para pagar, eles ocupam rapidinho sua mente.

4. Ainda bem que a gravidade consegue manter meus sonhos no chão.

5. Amizade de verdade é assim. Você passa dias sem mandar mensagem e quando aparece pede um PIX.

6. Doida para chegar o ano-novo para eu fazer mais uma lista de projetos que não vou cumprir.Tem gente que desconta a raiva na academia. Eu desconto no brigadeiro.

7. A lei do retorno demora muito para chegar?Tenho tudo para ser rica. Só falta o dinheiro.

8. Eu só não perco peso porque não gosto de perder nada.

9. Desculpa, Pequeno Príncipe. Mas eu não sou responsável por ninguém.

10. É “eita” atrás de “vixe”. 😅

11. Eu só queria que a minha conta bancária entendesse meu bom gosto.

12. Já tem tanta gente cuidando da minha vida que até sobra mais tempo para viajar.

13. No feed, expectativa. Nos stories, realidade.

Leia mais:  Mais metade das brasileiras já foram vítimas discriminação de gênero

14. Sorrindo por fora, chorando por dentro… e postando no Instagram.

15. Se você pudesse ler minha mente, estaria rolando de rir.

16. Se o sarcasmo queima calorias, estou no caminho certo para a academia!

17. Se o riso é o melhor remédio, minhas selfies são uma farmácia inteira!

18. A vida é curta, sorria enquanto ainda tem dentes.

19. Tentando ser fotogênico(a) desde [insira o ano de nascimento aqui].

20. Se o sono não tem sido meu amigo, pelo menos o filtro do Instagram é.

21. Pronto(a) para quebrar a internet… ou pelo menos o seu feed!

22. A vida é muito curta para fotos sérias.

23. O segredo de uma boa foto? Uma pitada de sarcasmo e um filtro decente!


Conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana