Ministério Público MT

Evento virtual debate racismo, racialidades e o sistema de justiça

Publicado

“Racismo, racialidades e o sistema de justiça: uma abordagem sob a luz dos Direitos Humanos” será o tema do evento virtual promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso na próxima terça-feira (21), em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A iniciativa é da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. 

Realizado das 9h às 11h (horário local) por meio da plataforma Microsoft Teams, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube (acesse aqui). A palestrante será a pós-doutora em Direito pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), professora da graduação e da pós-graduação na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora do livro “Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão”, Rachel Gouveia Passos. O promotor de Justiça Thiago Marcelo Francisco dos Santos será debatedor. 

Leia mais:  MPMT promoverá capacitação EAD para conselheiros tutelares 

Participam da abertura a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, o procurador de Justiça titular da Especializada na Defesa da Cidadania, José Antônio Borges Pereira, e o promotor de Justiça coordenador da Escola Institucional do MPMT, Antonio Sergio Cordeiro Piedade. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MPMT e PUC Minas realizam reunião para formatar Doutorado para Membros

Publicado

O procurador-Geral de Justiça Deosdete Cruz Junior, o promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF)- Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso e o professor doutor Cláudio Brandão, coordenador do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas realizaram uma reunião de trabalho nesta terça-feira (5) para tratar da formatação de  um Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, voltado a membros do Ministério Público de Mato Grosso. O doutorado está sendo viabilizado por meio de um convênio a ser firmado, caso seja aprovado pelas instâncias próprias, entre o CEAF – Escola Institucional do MPMT e a PUC Minas.

O Doutorado poderá oferecer um total de 20 vagas, nas áreas de Intervenção Penal e Garantismo, Direito Processual e Direito Público aos Membros do MPMT.

“Considero da maior importância essa parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso e a PUC Minas para o constante aperfeiçoamento dos membros da nossa instituição”, afirmou o procurador-geral Deosdete Cruz Junior.

Leia mais:  Cadeia de Valor é instituída no MPMT para gerenciamento de processos

O Coordenador da Escola Institucional do MPMT, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, destacou a importância da iniciativa. “Esta reunião que realizamos simboliza o início da construção de um projeto extremamente importante para a nossa instituição, pois propiciará o aprimoramento de seus membros. Trata-se de um momento histórico e ímpar ao Ministério Público, em razão da magnitude que o curso representa, bem como a construção de um patrimônio imaterial para uma atuação dos nossos membros de forma mais abalizada, eficiente e eficaz em favor da sociedade”.

Já para o professor da PUC Minas, Cláudio Brandão, “a qualidade das discussões produzidas durante as aulas de Mestrado Interinstitucional evidencia a grande qualidade acadêmica de um futuro doutorado”, referindo-se ao curso de Mestrado que está sendo ofertado no MPMT como fruto da parceria entre as duas instituições.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana