Cuiabá

Feira de mulheres empreendedoras acontece no Centro Geodésico

Publicado

17/11/2023
Feira de mulheres empreendedoras acontece no Centro Geodésico
Neste dia 19, data que celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino em Cuiabá, o Centro Geodésico da América do Sul – localizado na frente da Câmara Municipal de Cuiabá – recebe a “Feira Gastronômica e Cultural” do Movimento Conecta 21, que propõe uma agenda de atividades de conscientização da urgência da luta pela erradicação da violência contra a mulher.&nbsp
As expositoras são microempreendedoras regionais, e o evento fortalece a valorização do empreendedorismo como alicerce que emancipa mulheres.
&nbsp
Com realização do Movimento Conecta Brasil, oriundo da ONG Lírios-MT e com apoio da vereadora Maysa Leão, a feira apresenta atrações culturais e gastronômicas, que tem entrada gratuita, iniciando às 17 horas deste domingo (19), que é véspera de feriado.
&nbsp
“Esse é o dia de uma lei da minha autoria que foi criada em 2021. Muitas vezes falamos muitas vezes de leis que são promulgadas, mas não são regulamentadas. Essa lei foi criada para que mulheres pudessem ter um suporte no empreendedorismo, a fim de terem uma emancipação financeira” relata a vereadora Maysa Leão.
&nbsp
O Movimento Conecta 21 dias de ativismo, atua pela erradicação da violência contra a mulher e garantia dos direitos humanos para as mulheres, através de uma mobilização educativa e de massa, que atualmente acontece em 159 países.
&nbsp
Em Mato Grosso, as atividades estão previstas para começarem no dia 19.11 e irem até o dia 10.12. Fazem parte do Conecta 21 no estado: Lírios-MT, ABMCJ-MT, Grupo Mulheres Do Brasil-MT, Até Quando?-MT, Defensoria Pública MT, Ampara Elas, Virada Feminina, Tribunal de Justiça MT, Polícia Militar MT, Polícia Civil MT, Guarda Municipal VG, GAAT-VG.
&nbsp
Serviço
Feira Gastronomia e Cultural
Data: 19/11/23 (Domingo)
Local: Câmara Municipal de Cuiabá
Horário: 17h00min às 20h00min
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Secretário Leonardo Leão conhece levantamento sobre custo habitacional popular elaborado pelo Sinduscon e Fiemt

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Estudantes apresentam trabalhos e participam de oficinas com temáticas do movimento afro-brasileiro

Publicado

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito da Guia participaram neste sábado (2), das atividades de socialização do Projeto Minha Cor, Minha Raça. Foram oficinas, jogos e apresentação dos trabalhos com a participação da comunidade escolar.

A professora de História, Juliana Bezerra, responsável pelo projeto que envolve todos os profissionais da unidade explicou que o objetivo é trabalhar o movimento afro, oportunizando aos estudantes e à comunidade escolar, reconhecer a ancestralidade do povo brasileiro. “Por meio das ações propostas, pretendemos alcançar o reconhecimento e o respeito dos estudantes, rompendo a barreira do preconceito”, explicou Juliana Bezerra.

O evento contou com oficinas de pintura corporal africana, confecção de bonecas negras, as aboyomi, que significa ‘o melhor de mim para ti’, oficina de trança, pintura em tela, jogos africanos como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, entre outros, oficina de dança e palco.

Ensino da cultura afro-brasileira

Com foco nas disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa o estudo da cultura afro-brasileira é realizado de maneira interdisciplinar, pelas unidades educacionais da rede pública, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia mais:  Limpurb leva nova operação de limpeza e manutenção para o Cemitério São Gonçalo

As unidades educacionais desenvolvem projetos e ações dentro dessa temática, de acordo com seus Projetos Políticos Pedagógicos e, a Secretaria Municipal de Educação oferece seminários sobre o tema para os profissionais e orientações pedagógicas para as unidades que solicitam.

Unidade educacional

A EMEBC Profª. Benedita Xavier Rodrigues atende 411 estudantes da Pré-Escola até o 4º Ano do Ensino do Fundamental, do Distrito de Nossa Senhora da Guia e comunidades Lajinha, Santa Luzia, Pai André, Rio Azul, Fazendinha, Terra Vermelha, Vila Boa Esperança, Machado e Condomínio Águas Claras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana