Política Nacional

Flávio diz que negocia apoio do União Brasil a Bolsonaro nas eleições

Publicado


source
Flávio diz que negocia apoio do União Brasil a Bolsonaro nas eleições
Pedro França/ Agência Senado

Flávio diz que negocia apoio do União Brasil a Bolsonaro nas eleições

senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta quinta-feira que mantém contatos com lideranças do partido União Brasil para um possível apoio ao  presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. O União Brasil, legenda formada pela fusão entre o Democratas e o PSL, ex-partido de Bolsonaro, ainda não decidiu seu apoio mas tenta atrair o ex-ministro Sergio Moro.

Em entrevista à CNN, Flávio Bolsonaro afirmou que alguns partidos da base aliada podem oficializar o apoio já nas próximas semanas, como o PP e o Republicanos. Além dele, o senador também citou o PTB e o PSC como prováveis aliados.

“E tem principalmente o União Brasil. Tenho mantido conversas com pessoas dentro do partido para compreender qual o pensamento deles, já que é um partido que ficou do tamanho que ficou por causa do fenômeno Bolsonaro em 2018”, disse Flávio.

Nesta quarta-feira, o Globo revelou que o Podemos e o União Brasil negociam a migração de Sergio Moro para a nova sigla. Com a negociação, a presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, seria indicada para ser vice na chapa com Moro.

Leia mais:  PF diz ao STF que não existem provas de propinas a Renan Calheiros

Segundo Flávio Bolsonaro, entretanto, ele tem mantido conversas com Antonio Rueda e Luciano Bivar, lideranças do antigo PSL, sobre a possibilidade de uma composição.

“Continuo tento um excepcional diálogo com todos, de sentar e conversar com o Rueda, que é um importante dirigente do União Brasil, com o presidente Bivar”, afirmou.

Leia Também

Flávio disse ainda que a campanha do presidente deverá ter algumas diferenças em relação à 2018, com a contratação de um profissional para liderar a estratégia de comunicação.

Durante a entrevista, o senador ainda respondeu sobre a possibilidade do seu ex-assessor Fabrício Queiroz, ser candidato nas eleições. Queiroz já deixou claro em suas redes sociais que deseja se lançar para a Câmara dos Deputados. Os dois são acusados de montar um esquema de desvio de salários de servidores do gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.


Apesar de minimzar a chance de apoio do presidente Bolsonaro, Flávio afirmou que Queiroz é um policial militar “respeitado no Rio de Janeiro” e que deseja sorte a ele. Segundo o senador, seu ex-assessor foi usado como instrumento para atingir a ele e o presidente Bolsonaro.

“Qualquer um pode querer ser candidato, ele tem uma grande rede de relacionamentos. É um PM respeitado no Rio de Janeiro. Com relação a apoio, Bolsonaro tem que apoiar todos os deputados, seandores que que estejam dentro desse contexto de aliança”, afirmou.

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Embraer assina três acordos de investimentos na Arábia Saudita

Publicado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (29), que é interesse do governo e do país que as empresas brasileiras ganhem escala no comércio global. Lula está em viagem ao Oriente Médio e participou da apresentação de produtos da  Embraer em Riade, na Arábia Saudita. 

Na ocasião, a Embraer assinou três acordos de cooperação com o governo e empresas sauditas nas áreas de aviação civil; defesa e segurança; e mobilidade aérea urbana. De acordo com o governo, estes acordos permitirão à empresa estabelecer diversas linhas de colaboração e iniciativas conjuntas, públicas e privadas, expandindo oportunidades de investimento e parcerias com a indústria local, além de incrementar exportações a partir do Brasil. 

Segundo Lula, as parcerias comerciais com outros países geram desenvolvimento e empregos para o Brasil, com o aquecimento do setor produtivo. “Meu governo vê como muito positivo as oportunidades de parceria entre Brasil e Arábia Saudita no setor espacial. Ela abre espaço para cooperação a longo prazo e reúne desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade ambiental, colocando a agenda bilateral de comércio e investimento em novo patamar”, disse. 

“Estou sendo presidente pela terceira vez e quero dizer a vocês: eu tenho muito orgulho de defender toda e qualquer empresa brasileira nas minhas visitas no exterior, todas, porque eu acho que esse é o papel de um presidente da República”, acrescentou. 

Em discurso, Lula destacou ainda as ações da empresa na aplicação de novas tecnologias e o avanço industrial do Brasil. A empresa brasileira tem presença em todos os continentes e exporta para mais de 100 países e 60 Forças Armadas. 

Leia mais:  STF e TSE vão firmar parceria para combater fake news

“Desde a criação, nos anos 1960, a Embraer sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, representando o Brasil, que tem uma indústria extremamente avançada. Quem conversa com o Brasil às vezes pensa que o Brasil é só um país da agricultura, porque nos anos 60 era só do café. Mas o Brasil é um país que tem uma indústria muito avançada e nós queremos que essa indústria possa ser divulgada e compartilhada com o povo da Arábia Saudita”, disse.  

Lula ressaltou ainda que a empresa também é líder na temática da sustentabilidade ambiental. “Desenvolve as aeronaves mais eficientes do mercado e estuda aplicação de tecnologias verdes em aeronaves zero emissão com uso de hidrogênio, eletrificação e combustíveis sustentáveis da aviação. Isso coloca o Brasil no rol dos pouquíssimos países do mundo que possui capacidade aeronáutica dominando o ciclo completo de desenvolvimento, certificação, fabricação, exportação e manutenção das aeronaves”, destacou Lula. 

Acordos assinados 

O primeiro acordo assinado foi um memorando de entendimento de cooperação e parcerias com o governo saudita, representado pelo Ministério de Investimento da Arábia Saudita e o GACA, a autoridade aeronáutica do país. 

O segundo memorando foi com a SAMI, principal companhia saudita de defesa e segurança e subsidiária do Fundo de Investimento Público local. Em comunicado, a Embraer explicou que o acordo busca ampliar a presença de ambas as empresas na Arábia Saudita, com os objetivos conjuntos de promoção das capacidades do C-390 Millennium (aeronave militar da Embraer) e do fornecimento de suporte local associado aos requisitos do Ministério da Defesa do país. 

Leia mais:  Entenda o projeto aprovado na Câmara que prevê legalizar jogos de azar

“A SAMI e a Embraer também trabalharão para estabelecer uma ampla capacidade de manutenção das aeronaves da Embraer no país. Nesse sentido, ambas as empresas também têm como alvo o estabelecimento de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita. Além disso, a Embraer e a SAMI se engajarão em atividades de treinamento, que possibilitarão a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial do Reino da Arábia Saudita e região”, acrescenta o comunicado. 

Por fim, o terceiro memorando foi assinado pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer e a flynas, a principal companhia aérea de baixo custo do Oriente Médio e do mundo. O acordo trata sobre operações de taxi aéreo na Arábia Saudita e um futuro ecossistema local de voos elétricos. 

“A flynas opera mais de 1,5 mil voos semanais para mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Esse esforço colaborativo entre a Eve e a flynas, bem como a introdução de voos de eVTOL [aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical] na Arábia Saudita, disponibilizará aos passageiros uma opção adicional de transporte urbano, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso das empresas em moldar o futuro da aviação elétrica e fornecer transporte eficiente, seguro e sustentável para a região”, explicou a Embraer. 

Fonte: EBC Política Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana