conecte-se conosco

Carros

Ford Focus sai de linha em 2025 e não terá um sucessor

Publicado

source


Ford Focus será o último modelo produzido na fábrica da Ford na Alemanha, conforme a própria fabricante
Divulgação

Ford Focus será o último modelo produzido na fábrica da Ford na Alemanha, conforme a própria fabricante

A Ford da Europa comunica que não dará mais sobrevida ao Focus. Portanto, o fim da sua produção acontecerá em 2025, conforme uma entrevista à imprensa do chefe da marca americana, Stuart Rowley.

Dessa forma, a saída definitiva do modelo não terá direito a um sucessor direto e acontecerá após quase 30 anos do lançamento da primeira geração. A afirmação do executivo também deve significar o fim da produção da Ford na fábrica de Saarlouis, na Alemanha.

 “Estamos buscando outras oportunidades alternativas para a produção de veículos em Saarlouis, incluindo [venda para] outros fabricantes. Não temos em nosso ciclo de planejamento um modelo adicional que vá para Saarlouis”, disse Stuart Rowley, chefe da Ford Europa.

Leia mais:  GWM estréia fábrica de carros no Brasil e alega que farão até 208 km/l

A explicação da decisão da fabricante se deve ao programa estratégico de eletrificação da marca e o anúncio veio em uma época turbulenta com vendas em baixa em todo o mercado europeu atrelada à produção reduzida em consequência da crise dos semicondutores que anda castigando o mercado global, incluindo o Brasil.

Aliás, por aqui, o hatch médio deixou de ser vendido em 2019 sem direito a um sucessor, devido à queda deste segmento nos últimos anos. Além dele, outros modelos concorrentes tiveram o mesmo fim como o Fiat Bravo, Volkswagen Golf e Peugeot 308 . O único remanescente hoje é o Chevrolet Cruze.

O executivo afirmou que com o fim da fábrica da Ford na Alemanha, haverá cortes de empregos ‘significativos’ na unidade, que atualmente emprega cerca de 4.600 pessoas , justificando que a produção de veículos elétricos exigirá menos trabalhadores.

Leia mais:  Multa por dirigir sem cinto: 4º lugar entre infrações mais cometidas

Saarlouis perdeu para a unidade de produção da Ford em Valência, Espanha, para montar veículos na nova plataforma global de EV planejada da empresa, começando no final desta década.

A Ford não deu nenhuma pista se os futuros veículos elétricos a serem fabricados na planta espanhola  serão menores ou maiores do que o crossover compacto que entrará em produção em Colônia, Alemanha, em 2023 na plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

A Ford emprega atualmente 6.000 funcionários em Valência. No geral, a marca emprega 41.000 pessoas na Europa, mas vem reduzindo seu número de funcionários enquanto tenta levar a região de volta a uma lucratividade consistente após anos de perdas.

Fonte: IG CARROS

publicidade

Carros

Ford lança edição especial de 75 anos da picape Série F nos EUA

Publicado


Ford F-150  Heritage Edition: picapes contam com pintura de dois tons entre os itens exclusivos
Divulgação

Ford F-150 Heritage Edition: picapes contam com pintura de dois tons entre os itens exclusivos

A Ford apresenta nos Estados Unidos uma edição especial da picape F-150, a Heritage Edition – uma releitura de modelos clássicos da linha dos anos 1960, 1980 e 1990 com pintura em dois tons – em comemoração aos 75 anos de lançamento da Série F.

Lançada em 1948, a Série F em quatro décadas de existência já soma 40 milhões de unidades produzidas e para comemorar o feito, a nova F-150 Heritage Edition traz diversos elementos que remetem aos primeiros modelos como a clássica pintura de dois tons.

Nesse caso, a cor principal da carroceria combinando com teto, colunas, para-choques e área inferior das portas e dos para-lamas em tom contrastante. As opções incluem: vermelho Red e cinza, azul Atlas ou Area 51 e preto, azul Antimatter e cinza, ou cinza Avalanche e preto.

Leia mais:  NGK investe R$ 2 milhões em usina solar

Já no interior, as opções são cinza ou preta, com detalhes alusivos à edição limitada, incluindo o revestimento dos bancos , um aplique em relevo na tampa do console e um logotipo branco ’75 Years’ no alto do para-brisa, reproduzido também no console central e na animação inicial da tela multimídia.

Disponível na versão XLT da F-150 , a edição especial começará a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem. A Ford anunciou este ano que vai lançar a F-150 no Brasil em 2023, complementando a sua linha de picapes ao lado da Ranger  e da Maverick .

No mercado norte-americano, há diversas opções de motorização como o 2.7 V6 EcoBoost, 3.5 V6 EcoBoost e 5.0 V8 4X4 de 406 cv, sempre com a transmissão automática de 10 marchas.

A Ford não informou qual versão irá vender por aqui, mas tudo leva a crer que a opção seja do pacote Lariat Luxury , que também é comercializado no mercado argentino.

No país vizinho, essa versão da Ford F-150 é oferecida tanto com o motor 5.0 V8 (Coyote), com 400 cv de potência e 56,6 kgfm de torque, quanto com o híbrido que combina propulsor elétrico com um 3.5 V6 , que rende uma potência combinada de 430 cv e um torque combinado de 78,8 kgfm .

Leia mais:  Caoa Chery lança carro elétrico mais em conta do Brasil e mais modelos

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Mais Lidas da Semana