Pesquisar
Close this search box.

Internacional

Guerra: Zelensky diz que Rússia lançou 2.275 mísseis em três meses

Publicado

source
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Reproducao / CNN

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia lançou 2275 mísseis ao longo dos três meses de conflito entre os dois países, acrescentando que “a grande maioria [dos mísseis] visava alvos civis”. Os russos teriam feito mais de três mil ataques no período.

“No total, desde 24 de fevereiro, o Exército russo lançou 1.474 ataques com mísseis contra a Ucrânia, usando 2.275 foguetes de diferentes tipos”, disse Zelensky, em uma mensagem de vídeo divulgada nesta terça-feira e publicada por agências de notícias locais. “Que outro país resistiu a tal escala de ataques?”, questionou.

O presidente ucraniano afirmou que, “quando as autoridades do país dizem aos parceiros ocidentais que precisam de armas antimísseis modernas, aviões de combate modernos”, querem evitar novas mortes em decorrência da guerra.

Segundo Zelensky, se o país tivesse recebido as armas que foram solicitadas, elas poderiam ter “preservado a vida de muitas pessoas”.

Leia mais:  Pelo Telegram, Grupo Wagner ameaçou vingança: 'Tomaremos o Kremlin'

“E se assim for, então temos direito à assistência completa e urgente, especialmente armas”, defendeu Zelensky, destacando que o objetivo seria o de “proteger os valores de todos os países do mundo livre e a liberdade comum”.

“Cada uma das minhas negociações internacionais, cada discurso perante parlamentos ou outras audiências estrangeiras está necessariamente relacionado a esta questão.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
publicidade

Internacional

Queda de voo da Latam: relatório indica movimento do assento do piloto

Publicado

Boeing 787-9 da LATAM
Reprodução/Divulgação

Boeing 787-9 da LATAM

Um relatório preliminar da autoridade aeronáutica do Chile sobre o voo 800 da Latam do dia 11 de março, que deixou 50 pessoas feridas após uma perda de altitude brusca no ar, afirma que o assento do capitão sofreu um “movimento involuntário para a frente” em pleno voo.

O voo ia de Sydney para Santiago, com uma parada em Auckland. Durante a parte entre a Austrália e a Nova Zelândia, o Boeing 787 Dreamliner desceu cerca de 94 metros de repente – a diferença equivale à altura de um prédio de 31 andares. Com isso, alguns tripulantes e passageiros bateram a cabeça no teto.

De acordo com o relatório, a causa oficial da queda repentina ainda não foi determinada. O documento afirma que os funcionários que trabalharam no avião durante e antes do voo foram entrevistados, incluindo o pessoal de manutenção que “verificou o estado do assento do capitão”.

Ainda de acordo com o documento, as autoridades estão analisando qualquer relação da queda repentina com os assentos no interior do cockpit (de onde a tripulação técnica toma lugar e opera a aeronave) da aeronave.

Leia mais:  Quem é Viktor Bout, russo que pode ser trocado por estrela de basquete

De acordo com a CNN, uma fonte próxima à investigação afirmou que tanto a caixa preta como o assento que se deslocou durante o voo serão enviados para os Estados Unidos.

A caixa preta será entregue ao National Transportation Safety Board (NTSB) e o assento do comandante será analisado pela FAA e pela Boeing, segundo o relatório.

Poucos dias após o incidente, a Boeing emitiu um alerta para as companhias aéreas que operam o Boeing 787 Dreamliner, aconselhando-as a realizar inspeções nos interruptores dos assentos do cockpit das aeronaves. Esta não foi a primeira vez que a empresa enviou um alerta desse tipo; um aviso semelhante já havia sido emitido às companhias aéreas em 2017.

Relembre o caso

No dia 11 de março, cerca de 50 pessoas ficaram feridas em um voo da Latam da Austrália para a Nova Zelândia. O avião perdeu altitude repentinamente, fazendo com que alguns tripulantes e passageiros batessem a cabeça no teto. Havia manchas de sangue dentro do avião, de acordo com as testemunhas, e doze pessoas foram levadas ao hospital.

Leia mais:  Pelo Telegram, Grupo Wagner ameaçou vingança: 'Tomaremos o Kremlin'

De acordo com os passageiros, avião perdeu altitude de repente, o que fez com que algumas pessoas fossem jogadas contra o teto da cabine, conforme relatado pela imprensa local.

Todos passageiros e tripulantes receberam assistência imediata e foram examinados pela equipe médica do aeroporto, conforme informado pela Latam.

Alguns passageiros registraram o momento do incidente. Confira:

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana