Tecnologia
iFood recebe autorização da Anac para entregas com drones no Brasil
Publicado
24 de janeiro de 2022, 11:46

O iFood deu mais um passo para implementar as entregas com drones no Brasil. Na última sexta-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o modal no país. A modalidade é fruto de uma parceria entre a empresa de delivery e a Speedbird Aero.
A autorização foi dada ao modelo DLV-1 NEO da fabricante Speedbird Aero. Segundo a agência, este é o primeiro multirrotor a receber o sinal verde para ser operado comercialmente em território nacional em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha visual do piloto. Assim, o dispositivo pode ser usado para entregas no país.
Leia Também
A permissão é concedida para entregas de cargas de até 2,5 Kg em um raio de 3 km, inclusive em espaços urbanos. Ainda assim, há alguns requisitos para garantir a segurança da operação, como não sobrevoar pessoas, manter distâncias de possíveis fontes de interferências eletromagnéticas e observar alturas máximas e mínimas. As condições meteorológicas também devem ser consideradas.
“É esperado que o ganho de experiência prática e o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas permitirão no futuro operações cada vez mais avançadas com menos restrições e em maior volume com manutenção de um elevado padrão de segurança operacional”, anunciou a Anac.
iFood: drones prometem agilizar entregas
Para o head de logística e inovação do iFood, Fernando Martins, a novidade promete agilizar as entregas. Mas isto não significa que toda a extensão será feita com um drone: a empresa explica que o equipamento faz apenas uma parte do trajeto. “[Os drones] levam os pedidos até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um parceiro entregador do iFood que completa a entrega fazendo o transporte até a porta dos clientes”, afirmaram.
O uso de drones para entrega no iFood vem sendo implementado desde 2020. Em agosto daquele ano, a Anac emitiu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para a companhia testar a tecnologia. A empresa anunciou o início do experimento em Campinas (SP) pouco depois, utilizando o mesmo esquema de levar os pedidos até um droneport para a entregar ser concluída por um entregador.
Outros testes foram realizados recentemente. Em dezembro, o iFood levou a operação para Aracaju (SE) e testou o trajeto entre duas cidades. Na ocasião, o drone atravessou o rio Sergipe a partir do Shopping RioMar Aracaju e percorreu 2,8 km até Barra dos Coqueiros, cidade vizinha da capital sergipana. “A viagem pelo ar levou 5 minutos 20 segundos, contra a estimativa de 25 a 55 minutos do trajeto terrestre”, afirmaram.

Tecnologia
Google testa inteligência artificial para escrever notícias; entenda
Publicado
21 de julho de 2023, 12:47
O Google está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de IA generativa, projetada para auxiliar jornalistas em seu trabalho. Denominada “Genesis”, a plataforma tem como objetivo absorver informações detalhadas sobre eventos recentes e produzir notícias.
Segundo uma reportagem do The New York Times, o Google fez uma apresentação da ferramenta Genesis para executivos de alguns dos principais jornais dos Estados Unidos, incluindo o próprio NYT, o The Washington Post e a News Corp, empresa detentora do The Wall Street Journal. A apresentação revelou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta de IA generativa voltada para auxiliar jornalistas em suas atividades.
Representante do Google, Jean Crider afirmou que “estamos em estágios iniciais de ideias para fornecer ferramentas de IA que auxiliem os jornalistas em seus trabalhos”, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias com editores de notícias no desenvolvimento da iniciativa.
De acordo com pessoas que estiveram presentes na apresentação, o Google tem a convicção de que a IA poderá atuar como uma assistente no trabalho de jornalistas, automatizando o processo de produção de notícias.
Contudo, nem todos ficaram completamente convencidos com a abordagem do Google. Alguns executivos, que preferiram manter o anonimato, revelaram ao New York Times que a proposta da IA desvaloriza os esforços dos profissionais da área em termos de apuração e produção de notícias.
Atualmente, alguns veículos de comunicação já estão empregando Inteligências Artificiais generativas para criar conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido cautelosas em sua adoção, principalmente devido a preocupações relacionadas à tendência da tecnologia de gerar informações factualmente incorretas.
Pesquisa feita por cientistas que atuam em Stanford e Berkeley revelou que os modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI apresentaram alterações significativas em seu desempenho ao longo de alguns meses.
Os pesquisadores constataram que a precisão das respostas geradas pareceu diminuir com o passar do tempo, corroborando os relatos de usuários sobre as versões mais recentes do software apresentando uma aparente “queda de inteligência”. Usuários têm relatado há mais de um mês a percepção de uma queda na qualidade da plataforma.
O Google liberou semana passada o acesso ao Bard no Brasil . A ferramenta, que concorre diretamente com o ChatGPT, está disponível em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro.
O Bard funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, conseguindo responder perguntas, resumir textos, dar ideias sobre diversos assuntos, escrever e-mails e muito mais.
Fonte: Tecnologia

Kiki Serafim, modelo e embaixadora de um banco Global da dicas para organizar suas finanças em 2024

Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte

Bragantino perde para o Fortaleza e sai da briga pelo Brasileirão

Grêmio vence, rebaixa o Goiás e mantém chance de título do brasileirão

STF autoriza governo a solicitar crédito para pagar precatórios
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá24 de novembro de 2023, 15:15
Alex Nascimento
-
Agro News24 de novembro de 2023, 04:46
Mapa faz projeções animadoras para o futuro do agronegócio
-
Esportes26 de novembro de 2023, 19:46
Atlético-MG vence o Grêmio e embola disputa pelo título do Brasileirão
-
Esportes26 de novembro de 2023, 19:46
Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão