conecte-se conosco

Política MT

MDB nega debandada e reafirma apoio à candidatura de Wellington Fagundes

Publicado

Principal aliado e apoiador da pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PR) ao governo do Estado, o MDB descartou qualquer possibilidade de abandonar o candidato da oposição para abrir diálogo com o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), também pré-candidato ao governo.

Por meio de nota, a líder da sigla na Assembleia Legislativa (ALMT), deputada Janaina Riva, disse que qualquer informação sobre essa possibilidade seria “plantação”.

“A informação de apoio ao Mauro é inverídica. E falo isso com propriedade já que o presidente do MDB, deputado federal Carlos Bezerra, está em São Paulo e eu fiquei como responsável pelo partido nas negociações da composição da chapa majoritária, junto com os deputados Silvano Amaral e Romoaldo Junior”, finaliza a parlamentar ao reforçar que seu partido confia na pré-candidatura do Wellington Fagundes.

A declaração ocorre em meio às especulações de que Wellington poderia recuar para um eventual apoio a Mendes no pleito de outubro. Oficialmente, o MDB é a sigla que indicaria o nome a vice na chapa de Fagundes. Tanto que Carlos Bezerra já teria comunicado que a indicação passaria pelo crivo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Dr. Eugênio desenvolve mandato participativo e atento às demandas sociais

Além do MDB, Fagundes já conta com o apoio do PTB, PP e PCdoB. O PSD em que estava mantendo um forte diálogo, acabou se aproximande de Mauro Mendes e deverá compor a chapa do ex-prefeito. O MDB é a sigla com o segundo maior tempo de rádio e TV, com 1,1 minutos, perdendo apenas para o PT.
Fonte: Gazeta Digital

publicidade

Política MT

Assembleia aprova “Programa de Alimentação Balanceada” para escolas de MT

Publicado

Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 77/2019 que cria o Programa de Alimentação Balanceada em escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso.

Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a instalação do programa tem por finalidade a promoção da alimentação saudável, obedecendo a padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos do estado. “Criamos o projeto para impedir que essas crianças e adolescentes se alimentem de uma maneira não saudável, cresçam e venham a adquirir alguma doença crônica por essa má alimentação na infância. Apesar das mudanças, esse substitutivo ainda prevê orientações, campanhas e abordagens para propiciar, não só uma alimentação balanceada, mas a prática de alguma atividade física”, disse.

Com essa aprovação, as instituições escolares devem promover mecanismos efetivos à promoção da alimentação saudável junto à comunidade escolar, alunos, famílias, professores, funcionários da escola, proprietários e funcionários de cantinas escolares. Além de promover a disseminação de informações multifatoriais sobre o consumo consciente de alimentos e hábitos de vida saudáveis para o combate a obesidade, diabetes, hipertensão.

Leia mais:  Thiago Silva viabiliza retomada da reforma de escola em Rondonópolis

A proposição também prevê a capacitação dos responsáveis dos aspectos higiênico-sanitários relevantes para o exercício do comércio de alimentos de acordo com os regulamentos da Secretaria Estadual da Saúde.

O texto é um substitutivo à proposição que proibia a venda de doces, refrigerantes, salgados fritos e outros alimentos industrializados que colaborassem para o desenvolvimento de da obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas de instituições de ensino do estado.

Agora, o projeto aguarda sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União).

Fonte: ALMT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana