Mulher

Mulher do Fim do Mundo: Elza Soares e a luta feminista

Publicado


source
A artista morreu aos 91 anos de causas naturais
Divulgação

A artista morreu aos 91 anos de causas naturais

“A mulher do fim do mundo é aquela que busca, é aquela que grita, que reivindica, que sempre fica de pé. No fim, eu sou essa mulher”, disse Elza Soares em entrevista ao HuffPost Brasil, em 2020. A música de Alice Coutinho e Romulo Froes ganhou vida na voz da cantora, que morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos . O álbum homônimo se destaca pelas composições que marcam um posicionamento assumidamente feminista da cantora, com letras e discursos inspirados na história de vida dela e que falam de amor,  sexo, violência doméstica e liberdade.

Aos 12 anos, Elza Soares foi forçada a se casar e, aos 13, daria à luz o primeiro filho. Ficou viúva aos 21 anos do primeiro marido e, anos depois, conheceu o jogador de futebol Mané Garrincha, com quem se casou anos depois. Do relacionamento, Elza foi vítima de violência doméstica e chegou a ter os dentes quebrados em um episódio de agressão. 

Com a verdade da própria vida, gravou “Maria da Vila Matilda”, onde cantou: “Cadê meu celular, eu vou ligar pro 180. Vou entregar teu nome e explicar meu endereço. Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço e jogo água fervendo se você se aventurar (…) Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”.

Leia mais:  Riachuelo apresenta coleção inspirada em "Barbie O Filme"

Elza cantava sobre amor, sobre a vida e sobre as mulheres.

Em 2015, ela lançou o marco
Redação

Em 2015, ela lançou o marco “Mulher do Fim do Mundo”

Em diversas entrevistas, a artista comentava sobre o assunto e afirmava  já ter nascido feminista e como era importante lutar e conseguir os direitos das mulheres. Em 2016, à Época, a cantora contou que se considerava uma das primeiras artistas brasileiras a defender o feminismo e se viu como feminista desde nova.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

“Sou feminista convicta. Vivo protegendo as mulheres e vejo que, às vezes, somos burras demais. Temos que pensar mais em nós mesmas e não nos doarmos tanto. Precisamos receber mais dos homens. No meu show, eu faço um alerta para as mulheres ficarem espertas. Já passou o tempo de sofrermos calada”, disse.

Leia Também

Nas redes sociais, internautas e personalidades lamentaram a perda da artista não só para a música, mas para movimentos importantes como o antirracista e, claro, o feminismo. Djamila Ribeiro, filósofa e ativista do movimento negro e feminista, compartilhou uma lembrança com a cantora e lamentou. “O nosso país é o nosso lugar de fala. Elza, eterna. Gratidão por tudo”. 

A atriz Taís Araújo também homenageou a artista. “Eu honro Elza Soares. Honro a mulher, a artista, a cidadã, a amiga. Ela é f*da! Sempre foi e sempre será! Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir (…) Perdi uma ídola e ganhei uma ancestral forte, firme, uma luz.”. 

O legado da artista que com uma incrível potência de voz ganhou um Grammy Latino foi eternizado em diversas músicas, que vão seguir reproduzindo a palavra do direito das mulheres no Brasil. 


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Luiza Possi participa de desfile de noivas ao lado Flayza Vieira

Publicado

Luiza Possi participa de desfiles de noivas ao lado de Flayza Vieira
Reprodução/Divulgação

Luiza Possi participa de desfiles de noivas ao lado de Flayza Vieira


Na noite desta quarta-feira (29), o Mosteiro de São Bento, um dos maiores símbolos históricos da cidade de São Paulo, promoveu um desfile de noivas da estilista Flayza Vieira, que também contou com a presença da cantora Luiza Possi, em a estilista criou o último vestido ao vivo, diretamente do corpo da artista.

Na recepção, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os produtos e serviços das marcas parceiras, como Caldi Comunicação, Fran’s Café, Artemiza Joias, Grand Cru, Perfect Flower, Dalla Oficial, Nati Moura Doces Finos, Hafiza Velas, Bottan Barbara e Casinha Banqueteria.

“A noite foi linda, mágica e muito importante pra mim. Agradeço a todos os envolvidos que fizeram esse evento acontecer da forma que sempre imaginei. Nada melhor do que assistir um desfile de noivas usando de passarela um mosteiro tão lindo como é o de São Bento. A participação da Luiza, com aquela linda voz e aquela presença que só ela tem, foi o toque final perfeito. Pensamos em todos os detalhes para que essa experiência ficasse marcada em cada um que compareceu, e tenho certeza que essa missão foi cumprida”, compartilhou Flayza.

Luiza também compartilhou sua experiencia e estar vestindo de noiva. “A sensação de usar um vestido de noiva após anos do meu casamento me trouxe muitas emoções e lembranças que eu tinha guardado. A Flayza, mais uma vez, brilhou com seu talento, e foi uma honra participar desse evento como musa. O local estava lindo, cada modelo uma mais linda que a outra, foi magnífico. Espero que todos tenham apreciado cada minuto porque é realmente uma experiência única”, contou.

Leia mais:  Gelo de babosa: dermatologista comenta tendência do tiktok

No final do evento, a cantora surpreendeu a todos com sua participação como convidada especia, com direito a performance da música “Oh Happy Day”. Ao longo da apresentação, a parte musical ficou sob comando do coral e orquestra Del Chiaro, que uniu o melhor da moda e da música, e contribuiu para que o local ficasse mágico e elegante

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana