Mato Grosso

Oferta de novos cursos técnicos no ensino médio é abordada no novo episódio do Conecta Jovem

Publicado

A nova oferta de cursos técnicos no Ensino Médio foi abordada no novo episódio do podcast Conecta Jovem, disponibilizado nessa quarta-feira (15). No bate-papo com a jornalista Camilla Zeni, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, e o superintendente de Educação Profissional, Endrigo Antunes, apresentaram os detalhes das novas capacitações, que iniciarão em 2024.

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e será disponibilizada para 15 municípios mato-grossenses. O estudante que optar pela modalidade poderá concluir o Ensino Médio já com um diploma técnico em uma das áreas escolhidas. Entre os cursos técnicos ofertados estão Administração, Enfermagem e Agricultura.

Com 1.960 vagas para 2024, a Seciteci busca agregar um maior número de estudantes ao longo dos próximos três anos, chegando a uma oferta de mais de 6 mil vagas em 2026. A expectativa é formar anualmente 2 mil profissionais técnicos que também encerraram o Ensino Médio.

Leia mais:  Escola de Governo abre inscrições para curso presencial de Análise de Riscos na Nova Lei de Licitações

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, reforçou a importância da qualificação profissional para os jovens, sendo essa uma grande oportunidade para o desenvolvimento e reconhecimento de carreira a longo prazo.

“A minha ascensão no mundo do trabalho veio através do curso técnico, foi muito importante para mim. Chamo a atenção para isso, pois essa oportunidade faz toda diferença na vida profissional desse jovem. É uma experiência de muito amadurecimento durante esses três anos fazendo o Ensino Médio junto com o Técnico”, disse o secretário adjunto.

Já o superintendente de Educação Profissional, Endrigo Antunes, completou afirmando que a busca pela formação técnica tem aumentado cada vez mais nos últimos tempos. Ainda de acordo com Endrigo, essa é a realidade encontrada em instituições de ensino dentro e fora de Mato Grosso.

“Temos visitado várias instituições dentro e fora de Mato Grosso e, em todo lugar que nós passamos, os diretores de outras instituições nos relatam que vários jovens buscam estágios remunerados. Então existe uma perspectiva muito bacana de oportunidades”, acrescentou o superintendente.

Leia mais:  Operação contra procurados pela Justiça cumpre 75 mandados de prisão em Mato Grosso

Para assistir ou ouvir o episódio na íntegra, acesse o canal do Governo de Mato Grosso no YouTube.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Primeira-dama do Estado recebe homenagens e título de embaixadora em evento de diversidade

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do Meet Gala Amigos da Diversidade, realizado na Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), nesta quarta-feira (29.11). Acompanhada pela filha caçula, Maria Luiza, e pela empresária Idê Guimarães, madrinha do projeto, Virginia celebrou o lançamento do Centro de Desenvolvimento e Integração Social (CEDIS), do projeto CreSER, além de receber homenagens, incluindo o título de embaixadora.

O evento contou com a presença da influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, magistrados e convidados.

Ao longo de dois dias, a Associação Liberdade, sob a direção de Sandro Lohmann, reuniu pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema prisional. Com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Tribunal de Justiça de MT, o encontro teve como propósito discutir temas para um cumprimento de pena mais humanizado, digno, efetivo e sustentável.

A Associação Mais Liberdade busca oportunizar aos egressos formação, participação e liderança na resistência, luta e superação do cárcere. As atividades incluem atendimento social, psicológico, jurídico, formação, qualificação, e encaminhamento em rede.

Leia mais:  Exposição sobre arte rupestre em Chapada dos Guimarães é aberta ao público

Virginia Mendes ressaltou a importância dessas ações, lembrando os depoimentos impactantes de pessoas egressas, especialmente o inspirador trajeto de Sandro.

“Conheci histórias lindas e pude celebrar, juntamente com o Sandro e outras pessoas que superararam as dificuldades do sistema, as conquistas que eles já alcançaram”, contou Virginia Mendes.

A primeira-dama recebeu moção de reconhecimento pelo trabalho dedicado e contribuição para uma sociedade mais fraterna, igualitária e segura. Ela ainda foi surpreendida com o anúncio que nas futuras instalações do CEDIS será instalado o Centro de Referência, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Renda ‘CreSER Virginia Mendes’.

“Toda minha gratidão aos idealizadores, porque os pilares do SER – Superação, Esperança e Respeito serão eternizados”, agradeceu.

Virginia também agradeceu às pessoas envolvidas no projeto, incluindo magistrados, a influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, o embaixador, desembargador Orlando Perri, os patronos Ruth Semyramis e o juiz Geraldo Fidelis, e sua equipe Unaf.

“Vamos lutar contra o preconceito, porque todos somos iguais diante do nosso amado Deus”, concluiu Virginia Mendes.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Escola de Governo abre inscrições para curso presencial de Análise de Riscos na Nova Lei de Licitações

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana