conecte-se conosco

Saúde

OMS prevê fim da pandemia na Europa após a Ômicron

Publicado


source
OMS prevê fim da pandemia na Europa
Foto: Governo de MG

OMS prevê fim da pandemia na Europa

A variante Ômicron pode acelerar o fim da pandemia na Europa, de acordo com o diretor da  Organização Mundial da Saúde (OMS) . Ele disse, no entanto, que a mutação do vírus ainda pode infectar 60% dos europeus antes de março.

“É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia”, disse Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, à agência de notícias AFP.  “Assim que a onda Ômicron diminuir, haverá uma imunidade global por algumas semanas e meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também uma queda por causa da sazonalidade”, acrescentou, destacando que, mesmo assim, é necessário ter cuidado devido à versatilidade do coronavírus.

A organização espera que haja “um período de calma antes do possível retorno da Covid-19 no final do ano”, mas não necessariamente a volta da pandemia.

A Europa, porém, não está em uma “era endêmica”, isto é, que é possível prever o que vai acontecer. “Este vírus tem sido uma surpresa mais de uma vez. Portanto, temos que ser cautelosos”, afirmou Kluge.

Leia mais:  Covid-19: não há sinais de crescimento da variante BA.2 no Brasil

Leia Também

Os casos na África do Sul, onde a Ômicron foi detectada pela primeira vez , vêm diminuindo nas últimas quatro semanas.

Estados Unidos

Neste domingo (23), o conselheiro da Casa Branca para pandemias nos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse que poderia haver uma reviravolta na situação do país em relação à Covid-19. Segundo Fauci, a atual onda de Ômicron estava atingindo o pico dos EUA e os casos da doença poderiam cair para níveis administráveis nos próximos meses.

“O que esperamos é que, à medida que chegarmos nas próximas semanas ou meses, veremos em todo o país o nível de infecção aumentar abaixo do que chamo de área de controle”, disse ele em entrevista à rede ABC .

De acordo com ele, isso não significa que o vírus será erradicado, já que as infecções ainda vão continuar, mas elas não “perturbarão a sociedade”. “Esse é o melhor cenário”, afirmou.

Leia mais:  Moderna começa testes de vacina contra HIV em voluntários
Fonte: IG SAÚDE

publicidade

Saúde

Saúde municipal realiza campanha para doação de agasalhos em SP

Publicado

Campanha do agasalho
Divulgação: Polícia Civil PR

Campanha do agasalho

Com o objetivo de reduzir os riscos e impactos da estação mais fria do ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma campanha para receber roupas, calçados e cobertores para doação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.

Para colaborar, basta o cidadão levar os itens a serem doados aos pontos de coleta. As peças arrecadadas serão encaminhadas às comunidades do entorno das unidades, como igrejas, centros comunitários e associações de bairro, além dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis) e do programa Consultório na Rua (CnR).

A iniciativa contempla e intensifica as ações da Operação Baixas Temperaturas (OBT), plano de contingência intersecretarial que garante a proteção de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade na capital paulista.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino Fonseca, a iniciativa faz parte do cuidado integral da SMS para com com a população.

Leia mais:  Covid-19: média móvel de óbitos fica em 103 neste sábado no Brasil

“Portas de entrada no SUS na capital, as UBSs estão em todas as regiões da cidade e podem ser pontos estratégicos de arrecadações de agasalhos para distribuirmos às pessoas mais carentes. Pedimos que quem tiver roupas, cobertores e calçados em boas condições e puder doar, leve à UBS mais próxima. Precisamos somar esforços para acolher e aquecer quem mais precisa”, afirma.

Os endereços dos pontos de doação podem ser encontrados nos links: UBSs

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/2022_06_24_Lista_UBS_Vacinacao_COVID19.pdf

AMAs/UBSs Integradas

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/2022_06_24

Agasalhos para pets

A SMS, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), também promove uma campanha de arrecadação de agasalhos para cães e gatos da população de rua.

As doações podem ser levadas à Cosap, das 6h às 22h, na portaria 1, localizada na rua Santa Eulália, 86, e na portaria 2, que fica na avenida Santos Dumont, altura do número 637.

“É uma ação conjunta que visa atender à população que tanto precisa e seus grandes companheiros. O frio castiga também os animais. Daí a importância dessa campanha”, afirma Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

A distribuição dos agasalhos dos pets é feita durante a OBT. Além disso, a Cosap faz aplicação de vacina e vermífugo nos animais, atendimentos clínicos, e em casos mais graves há encaminhamento para um dos hospitais veterinários públicos.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Mais Lidas da Semana