conecte-se conosco

Internacional

Parlamento da Finlândia aprova candidatura à Otan

Publicado

source
Secretário-geral da Otan
Reprodução

Secretário-geral da Otan

Nesta terça-feira (17), o Parlamento da Finlândia aprovou petição do governo para que o país se candidate para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) . O pedido foi aprovado por maioria ampla.

O porta-voz do parlamento, Matti Vanhanen, informou que 188 parlamentares votaram a favor da medida, e somente 8 contra.

Em comunicado, a Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai receber a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre o pedido de entrada dos países na aliança militar.

Nesta segunda, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país não vai aprovar a entrada da Suécia e Finlândia na Otan , já que, para que um novo membro seja admitido na aliança, é preciso que os atuais integrantes concordem com o ingresso do país.

O líder turco enfatizou que seu país “não cederá” sobre a adesão dos dois países escandinavos. “Como podemos confiar neles?”, disse Erdogan, acusando mais uma vez a Finlândia e a Suécia de acolher “terroristas” do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), movimento que luta pela criação de um Estado curdo.

“A Suécia em particular, é um terreno fértil para organizações terroristas. Não cederemos à adesão à Otan daqueles que aplicam sanções contra a Turquia”, acrescentou Erdogan.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo . Siga também o perfil geral do Portal iG .

Fonte: IG Mundo

publicidade

Internacional

Noruega: ataque a tiros dentro de boate gay deixa ao menos dois mortos

Publicado

source
Ao menos duas pessoas morreram em ataque a boate na Noruega
Divulgação/London Pub

Ao menos duas pessoas morreram em ataque a boate na Noruega


Duas pessoas morreram e dez ficaram feridas em um ataque a tiros dentro de uma boate gay de Oslo, na Noruega. De acordo com a imprensa local, as autoridades chegaram a prender um suspeito, mas ainda tentam descobrir os motivos da ação.

De acordo com autoridades locais, o tiroteio aconteceu por volta das 1h15 da manhã no horário local (20h15 no horário de Brasília). 

O incidente ocorreu no London Pub, no centro de Oslo, que se intitula “a boate gay mais visitada da Noruega”. Segundo testemunhas, pelo menos um homem teria entrado no local carregando uma mala, de onde retirou uma arma e efetuou pelo menos 20 disparos. Entre os feridos, pelo menos três estão em estado grave, e foram atendidos em um hospital próximo.

O fato de ter ocorrido em uma boate gay e na véspera da parada do Orgulho LGBTQIAP+ em Oslo levanta a suspeita de que possa ter sido um ataque com motivações homofóbicas, mas a polícia disse que ainda analisa as evidências.

Leia mais:  Suspeito de feminicídio no Paraguai sofre acidente de carro ao fugir

* Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Mais Lidas da Semana