Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público MT

Pedido de investigação contra exigência de vacinação é indeferido

Publicado


A 6ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva do Consumidor de Cuiabá indeferiu pedido de instauração de investigação sobre suposta violação de direito em razão da exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso ao Cinema Goiabeiras Shopping. A promoção do arquivamento foi realizada pelo promotor de Justiça em Substituição Legal, Alexandre de Matos Guedes.

Conforme o promotor de Justiça, “os elementos apresentados pelo reclamante não viabilizam ou justificam o manejo de qualquer medida judicial ou extrajudicial”. O membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso também não vislumbrou “ofensa a legítimo interesse coletivo”.

Guedes argumenta que a exigência de comprovação de imunização contra a Covid-19 encontra respaldo no Decreto Municipal 8.832 /2021, que dispõe sobre medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus no âmbito do município de Cuiabá.

O promotor de Justiça destaca ainda que a questão envolvendo a obrigatoriedade da vacinação e medidas restritivas ao interesse individual já foi alvo de análise recente pelo Supremo Tribunal Federal, tendo sido considerada legítima a vacinação obrigatória, excluída a imposição de vacinação forçada, devendo ser utilizados meios alternativos de coação legal, como restrição do dirito de ir e vir.

Leia mais:  Reuniões da Comissão de Apoio Institucional voltarão a ser presenciais

“Em um regime capitalista, como o que vigora no Brasil (nos termos do art. 170 da Constituição Federal) desde que não se violem direitos fundamentais (racismo, quaisquer formas de discriminação religiosa e de sexualidade por exemplo, seja os previstos no art. 5º, seja em outros dispositivos de caráter similar), o dono do estabelecimento pode estabelecer restrições de acesso de caráter sanitário a quaisquer pessoas que queiram entrar em suas propriedades e/ou área sob sua administração. A liberdade de querer ir ao cinema é a mesma do responsável pelo empreendimento em estabelecer regras de conduta e acesso e limitá-las”, acrescentou.

Fonte: MP MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

Audiência Pública debate dia 25 situação dos catadores de recicláveis

Publicado

A 2ª Promotoria de Justiça Cível de Porto Alegre do Norte (a 1.125km de Cuiabá) realizará, no dia 25 de abril (quinta-feira), Audiência Pública para debater a situação dos catadores de materiais recicláveis no município, visando a busca de melhores condições de trabalho e promover práticas sustentáveis na gestão de resíduos, contribuindo para inclusão social da categoria e preservação do meio ambiente. A consulta pública será às 18h, na Câmara Municipal (Rua Juscelino Kubitscheck, nº 1047, Centro). 

A audiência será presidida pela promotora de Justiça substituta Fernanda Luckmann Saratt. Não será necessário se inscrever previamente, os interessados devem comparecer no dia e local agendados para participar. Após a apresentação e contextualização do tema, será facultada a intervenção dos participantes de acordo com a ordem de inscrição para falar no decorrer do evento. Os manifestantes terão tempo máximo de cinco minutos para a exposição. 

Sugestões e propostas de ações podem ser encaminhadas antecipadamente para o e-mail [email protected]
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Leia mais:  Plataforma para combate à evasão escolar é apresentada a conselheiros

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana