Carros
Pela primeira vez, Virtus passa Prisma nas vendas do mês
Publicado
4 de julho de 2018, 19:37No sobe e desce das vendas de junho, um dos principais destaques fica por conta do sedã compacto VW Virtus, que se torna o modelo mais vendido do segmento no mês, conforme os números divulgados pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). O modelo da marca alemã teve 4.205 unidades vendidas no mês passado ante 3.977 do Chevrolet Prisma.
No caso do VW Virtus , na comparação com as vendas de maio (4.271 unidades), o carro teve uma queda de 1,6%, índice bem menor que os 20,8% do Prisma, que chegou a ter 5.022 unidades vendidas em maio último. Entretanto, no acumulado do primeiro semestre de 2018, o modelo da GM continua sendo o sedã compacto mais vendido, com 32.015 unidades, ante 16.937 do Virtus.

Vale lembrar que o Chevrolet Prisma parte de R$ 48.390, bem menos que o valor mínimo do Virtus (R$ 61.390), embora o Volkswagen tenha mais espaço, equipamentos e motor 1.6 de 117 cv e não o 1.0 de 80 cv do GM. Interessante também é que partindo para a versão LT, com novo desenho mais equipamentos e motor 1.4 de 106 cv, o preço do Prisma salta para R$ 59.290 sem nenhum opcional, aproximando-se bastante do rival.
Outro ponto que chama atenção é que o Virtus MSI 1.6 mais em conta pode receber pacote com controles eletrônicos de estabilidade e tração, itens que o Prisma não tem nem como opcional. Com o tal pacote, o sedã da Volkswagen passa a custar R$ 62.742, valor menor que a versão topo de linha do Prisma (R$ 64.290), bem equipado, mas sem os controles eletrônicos de estabilidade e tração.
LEIA MAIS: Chevrolet Prisma chega à linha 2019 com uma série de novidades
Mercado em compasso de espera

Ainda conforme o balanço da Fenabrave, as vendas de junho ficaram estáveis em relação ao mês anterior. Foram 195.066 unidades ante 194.111 de maio, o que representa uma levíssima alta de 0,08%. Sempre levando em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, a marca mais vendida se mantém na liderança, com 16,6% de participação no mercado.
A segunda colocada no ranking das fabricantes mais vendidas é a Volkswagen, com 14,9%, seguida de perto pela Fiat (14,1%). Em quarto lugar, a Renault atingiu 10,2% de participação no mercado brasileiro, ultrapassando a Ford, com 9,6%. No acumulado do ano, a GM se mantém na frente, com 16,4%, com a Volkswagen (14,8%) em segundo a Fiat (13 %) em terceiro. A Ford (9,5%) aparece em quarto e a Hyundai (8,6%) em quinto.
Espera-se que a chegada da nova versão 1.6 automática do VW Virtus, até o final do ano, aumente ainda mais as vendas do modelo que é derivado do Polo e conta com espaço interno compatível com o dos médios, apesar de estar situado no segmento de compactos.
Fonte: IG


Carros
Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas
Publicado
21 de julho de 2023, 12:47
Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.
Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.
O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.
Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.
Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.
Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.
Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.
Fonte: Carros

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