Cuiabá
‘Plante Amor, Salve Vidas’ presta homenagem às mulheres vítimas de violência e possibilita debater a temática
Publicado
10 de agosto de 2021, 11:51
Em atendimento a programação da campanha “Agosto Lilás”, a Secretaria Municipal da Mulher distribuiu cerca de 50 mudas de árvores frutíferas, nesta segunda-feira (9), na praça central do bairro Três Barras. A segunda edição do “Plante Amor, Salve Vidas” é uma iniciativa que possibilita prestar uma homenagem as mulheres que foram vítimas de feminicídio e debater a temática sobre a violência doméstica e familiar.
De acordo com a secretária adjunta da pasta, Elis Regina Prates, o ato de distribuir mudas foi uma forma de honrar a memória das 47 mulheres que foram mortas no Estado este ano pelos seus antigos ou atuais companheiros. Ela explica que a entrega das mudas é uma forma de mostrar o renascimento daquela mulher que conseguiu se libertar da violência doméstica.
“As vítimas de violência doméstica vivem um cenário onde os agressores colocam elas como culpadas criando situações para justificar as agressões. É contra esse cenário absurdo que nós lutamos diariamente. Precisamos utilizar a informação como ferramenta de enfrentamento a essa violência, divulgando os canais de denúncia e auxiliando a identificar as violências sofridas”, afirma.
Para a primeira-dama, Marcia Pinheiro, Cuiabá segue avançando em políticas para a proteção, ações de empoderamento, autonomia financeira e programas que garantem a dignidade da mulher. Ela destaca algumas ações do município, como “Cuiabá por elas” arrecada e entrega absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Qualifica Cuiabá que oferece cursos de qualificação profissional e promovem assim a independência da mulher.
“Essa ação não é apenas para prestarmos homenagem às mulheres que foram assassinadas, mas principalmente para chamarmos a atenção sobre esse tema e incentivar mulheres que vivem sendo violentadas pelos seus companheiros a denunciarem as agressões”, destaca.
A atividade contou com a parceria da Energisa, que realizou trocas de lâmpadas por unidade consumidora e o cadastro para tarifa social. Os colaboradores da concessionária de energia permanecem na praça até sexta-feira (13).

Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá prorroga mutirão fiscal para negociação de dívidas
Publicado
30 de novembro de 2023, 17:45A Prefeitura de Cuiabá, através da Procuradoria Geral do Município, prorrogou nesta quinta-feira (30) o prazo para participação no mutirão fiscal. Após publicação do Decreto 9.936 de 28 de novembro, o prazo será até o dia 20 de dezembro.
Com o novo decreto, a adesão ao Mutirão Fiscal deverá ser solicitada diretamente no atendimento virtual do Portal de Serviços da Prefeitura Municipal de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br) ou Portal REFIS Online (www.refis.cuiaba.mt.gov.br), bem como no posto de atendimento presencial da Procuradoria Fiscal, podendo ser formalizada, por meio de acordo extrajudicial, entre 01 a 20 de dezembro de 2023.
O Mutirão Fiscal oferece descontos substanciais, como 95% de redução em juros e multas para pagamentos à vista, 60% para parcelamentos em até 12 vezes, 50% para parcelamentos em até 24 meses e 30% de desconto quando o débito é dividido em 25 a 48 parcelas.
Este benefício se aplica a débitos fiscais gerados até 31 de dezembro de 2022, independentemente de estarem em situação de dívida ativa ou não.
Os cidadãos têm a possibilidade de solicitar a renegociação de dívidas relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), bem como multas de trânsito e ambientais. No caso das multas de trânsito, a negociação é feita diretamente com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Desde 2020, o Mutirão da Conciliação Fiscal permite que os contribuintes formalizem acordos de forma totalmente online. Acessando o portal Refis Online, é possível realizar todo o processo em poucos cliques sem sair de casa.
Para aqueles que não possuem acesso à internet, podem procurar a sede da Procuradoria Geral do Município, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 490, bairro Popular.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Kiki Serafim, modelo e embaixadora de um banco Global da dicas para organizar suas finanças em 2024

Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte

Bragantino perde para o Fortaleza e sai da briga pelo Brasileirão

Grêmio vence, rebaixa o Goiás e mantém chance de título do brasileirão

STF autoriza governo a solicitar crédito para pagar precatórios
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá24 de novembro de 2023, 15:15
Alex Nascimento
-
Agro News24 de novembro de 2023, 04:46
Mapa faz projeções animadoras para o futuro do agronegócio
-
Esportes26 de novembro de 2023, 19:46
Atlético-MG vence o Grêmio e embola disputa pelo título do Brasileirão
-
Esportes26 de novembro de 2023, 19:46
Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão