Mato Grosso

Policiais penais são treinados para manusear drones e evitar entrada de ilícitos nas penitenciárias

Publicado


Policiais penais estão sendo capacitados no curso “Operação de aeronave remotamente pilotada – drone – asa rotativa”. A formação foi iniciada na última segunda-feira (26.07) e vai até sábado (31.07), dividida em duas turmas com 15 agentes cada. O curso é ministrado por um profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A primeira capacitação foi concluída na quarta-feira (28.07), e contou, exclusivamente, com 15 agentes da Penitenciária Central do Estado (PCE). A segunda turma iniciou a qualificação nesta quinta-feira (29.07), com outros 15 profissionais da Escola Penitenciária, Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Penitenciária Central do Estado (PCE), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Inteligência, Infraestrutura da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

O objetivo do curso é qualificar e ensinar os policiais como realizar a operação de uma aeronave remotamente pilotada, assim, aumentando a efetividade das ações de prevenção nas penitenciárias, evitando que materiais ilícitos cheguem dentro das unidades. 

Leia mais:  MTI inicia Pesquisa de Imagem e Satisfação 2023

Na capacitação, com duração de 24 horas/aula, os agentes são instruídos em diversos aspectos teóricos e práticos de um drone. São abordados temas como: legislação, aplicabilidade do drone, manuseio, manutenção básica, cuidados com a bateria, carga e descarga. Já em um segundo momento, é apresentado a parte operacional e então os agentes podem ter contato direto com o drone, ligando-o e fazendo toda a operação do equipamento.

O instrutor João Carlos Santana Barbosa afirmou que a atividade foi bem completa e que os agentes tiveram acesso aos treinamentos para atender várias situações de fiscalização nas penitenciárias. 

“Abordamos assuntos gerais e específicos, desde como cadastrar esta aeronave dentro da lei a voar e cuidar dela. Assim como a parte operacional, como criar as missões automatizadas para o drone fazer uma ronda na penitenciária, criar um modelo tridimensional, fazer o mapeamento aéreo, e muito mais”, destacou o instrutor. 

Graciele Miranda é uma das policiais penais da PCE que concluiu a capacitação. Ela explica que a formação contribui em uma atuação mais precisa. “A capacitação é muito importante, pois com o drone, vamos conseguir fazer o monitoramento ao redor da PCE, do perímetro que o olho humano não alcança”, relatou. 

Leia mais:  Polícia Civil recupera valor subtraído de vítima de golpe pela internet

Para Flávio Julli, coordenador do curso e também policial penal da PCE, usar esta tecnologia a favor da segurança é muito eficaz. “Na PCE tentam entrar com drones carregados de drogas e celulares, iremos usar a mesma tecnologia (drone) para combater esta prática ilícita, isso será bastante eficaz”.

Os drones irão complementar as ações de segurança, permitindo o monitoramento de áreas de difícil acesso visual. Todos os protocolos de segurança ao coronavírus (Covid-19) foram seguidos. Além de máscara e álcool em gel, os servidores também cumpriram o distanciamento social.

(Com supervisão de Débora Siqueira)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Primeira-dama do Estado recebe homenagens e título de embaixadora em evento de diversidade

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do Meet Gala Amigos da Diversidade, realizado na Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), nesta quarta-feira (29.11). Acompanhada pela filha caçula, Maria Luiza, e pela empresária Idê Guimarães, madrinha do projeto, Virginia celebrou o lançamento do Centro de Desenvolvimento e Integração Social (CEDIS), do projeto CreSER, além de receber homenagens, incluindo o título de embaixadora.

O evento contou com a presença da influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, magistrados e convidados.

Ao longo de dois dias, a Associação Liberdade, sob a direção de Sandro Lohmann, reuniu pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema prisional. Com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Tribunal de Justiça de MT, o encontro teve como propósito discutir temas para um cumprimento de pena mais humanizado, digno, efetivo e sustentável.

A Associação Mais Liberdade busca oportunizar aos egressos formação, participação e liderança na resistência, luta e superação do cárcere. As atividades incluem atendimento social, psicológico, jurídico, formação, qualificação, e encaminhamento em rede.

Leia mais:  18º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu reúne cerca de 40 mil pessoas

Virginia Mendes ressaltou a importância dessas ações, lembrando os depoimentos impactantes de pessoas egressas, especialmente o inspirador trajeto de Sandro.

“Conheci histórias lindas e pude celebrar, juntamente com o Sandro e outras pessoas que superararam as dificuldades do sistema, as conquistas que eles já alcançaram”, contou Virginia Mendes.

A primeira-dama recebeu moção de reconhecimento pelo trabalho dedicado e contribuição para uma sociedade mais fraterna, igualitária e segura. Ela ainda foi surpreendida com o anúncio que nas futuras instalações do CEDIS será instalado o Centro de Referência, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Renda ‘CreSER Virginia Mendes’.

“Toda minha gratidão aos idealizadores, porque os pilares do SER – Superação, Esperança e Respeito serão eternizados”, agradeceu.

Virginia também agradeceu às pessoas envolvidas no projeto, incluindo magistrados, a influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, o embaixador, desembargador Orlando Perri, os patronos Ruth Semyramis e o juiz Geraldo Fidelis, e sua equipe Unaf.

“Vamos lutar contra o preconceito, porque todos somos iguais diante do nosso amado Deus”, concluiu Virginia Mendes.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Ministro: "O governador de Mato Grosso demonstra compromisso com a Educação"

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana