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Porto Seguro cria postos de recarga gratuita para carros elétricos em SP

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Postos de recarga ficam espalhados por todas as regiões de SP. Inicialmente são 16 pontos, mas irão expandir para mais

A recarga de carros elétricos é fundamental para que ele venha a fazer mais sentido do que os modelos a combustão, para os que vêem dessa forma. E, cada vez mais, o serviço vai se disseminando pelo país. Agora, eis que os elétricos e híbridos plug-in contam com mais uma opção em São Paulo. A Porto Seguro passa a oferecer, a partir deste mês, pontos de recarga de forma gratuita mesmo para quem não for cliente.

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A recarga de carros elétricos e híbridos plug-in poderá ser feita inicialmente em 16 centros automotivos da Porto Seguro na capital e Grande São Paulo, bem como nos próximos dias em mais 14 centros localizados em outros municípios do Estado.

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As estações de carregamento utilizam tomadas do tipo T2, compatível com mais de 90% dos veículos eletrificados que circulam pelo País. A recarga poderá ser feita durante o horário normal de funcionamento dos centros automotivos, ou seja, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados da 8 às 12h.

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“Na Porto Seguro acompanhamos o desejo das pessoas e das cidades em adotarem práticas mais humanizadas e sustentáveis, como já fazemos com a iniciativa do Trânsito+gentil. Alinhado à nossa cultura e valores, lançamos esse projeto para carregamento de carros elétricos e híbridos”, comenta Marcelo Sebastião, diretor Porto Socorro e Centros Automotivos. Veja os endereços dos pontos de recarga a seguir:

  • Rua Doutor Penaforte Mendes, 74 – Bela Vista – São Paulo
  • Avenida General Edgar Facó, 783 – Vila Olga Cecília – São Paulo
  • Jardins
  • Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 3.383 – Jardim Paulistano – São Paulo
  • Rua Guaipá, 1.380 – Vila Leopoldina – São Paulo
  • Rua dos Trilhos, 1.380 – Mooca – São Paulo
  • Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 5.118 – Jaguaré – São Paulo
  • Avenida Pacaembu, 35 – Pacaembu – São Paulo
  • Avenida Elísio Cordeiro de Siqueira, 369 – Parque São Domingos – São Paulo
  • Rua Deputado Lacerda Franco, 410 – Pinheiros – São Paulo
  • Avenida Nova Cantareira, 764 – Santana – São Paulo
  • Alameda Santo Amaro, 664 – Socorro – São Paulo
  • Rua do Oratório, 64 – Bangu – Santo André
  • Rua Eugênio Falk, 404 – Saúde – São Paulo
  • Rua Tijuco Preto, 434 – Tatuapé – São Paulo
  • Avenida Lins de Vasconcelos, 2.474 – Vila Mariana – São Paulo
  • Rua Domingos Afonso, 889 – Vila Prudente – São Paulo
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Fonte: IG CARROS

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Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas

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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero

Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.

Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.

O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso
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As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso

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E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.

Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.

Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.

Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.

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Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
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O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.

Fonte: Carros

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