Cuiabá
Práticas Integrativas em Saúde trazem melhorias para a população cuiabana
Publicado
23 de janeiro de 2022, 05:50
Em seus quatro primeiros meses de funcionamento, o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que funciona desde agosto de 2021 na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Grande Terceiro, já realizou mais de 2 mil atendimentos. Este é o primeiro ambulatório de PICS na Atenção Primária à Saúde, idealizado pela gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Apesar de estar com as atividades temporariamente suspensas por conta do decreto que determina medidas emergenciais de enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a unidade oferece práticas como Acupuntura, Aromaterapia, Auriculoterapia, Chi Kung, Cromoterapia, Imposição De Mãos (Reiki), Massoterapia, Terapia Com Florais, entre outras.
“O PICS é um grande avanço na nossa saúde pública. Mas, estamos passando novamente por uma alta nos casos positivos de Covid-19 e também casos de síndromes gripais, que demandam atenção. Por isso, determinei que fossem adotadas algumas medidas de enfrentamento. Mas, esta situação é temporária e, se Deus quiser, em breve os casos vão diminuir e a rotina nas unidades voltarão ao normal”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Entre os meses de agosto e dezembro de 2021, o ambulatório de PICS realizou 2.707 procedimentos. A faixa etária atendida variou entre 14 e 80 anos. Porém, o maior número de atendimentos foi realizado em pessoas entre 35 e 59 anos. As queixas mais comuns são ansiedade e depressão, seguida de dores articulares.
Uma das pacientes da unidade é a Ivana Guimarães, de 40 anos, que realiza o procedimento de Acupuntura Auricular há aproximadamente 3 meses. Ela relata diversas melhorias em sua saúde após o início do tratamento e elogia o atendimento prestado pelos profissionais do ambulatório.
“Eu me surpreendi com a organização e, pincipalmente, com a abordagem dos profissionais. Eles se interessam em conhecer o histórico do paciente para saber se a terapia proposta será a ideal, se vai trazer um resultado interessante para o paciente, achei muito bacana. Inclusive, uma das grandes melhoras que eu tive foi no meu quadro de dores. Quando cheguei lá, eu apresentava um quadro de dores muito intensas, fazia o uso de vários analgésicos, mas depois que comecei a fazer a acupuntura auricular, praticamente eliminei os analgésicos”, relatou a paciente.

Cuiabá
Cultura anuncia prorrogação de prazos voltados à aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá
Publicado
30 de novembro de 2023, 17:45A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, anuncia nova prorrogação de alguns prazos para a inscrição de projetos voltados à aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá. Esta medida visa proporcionar tempo suficiente para que artistas e entusiastas da cultura regional possam preparar suas propostas com cuidado e dedicação.
Pedimos a atenção de todos para essas novas datas e incentivamos que aproveitem esse tempo extra para revisar e aprimorar suas ideias. Estamos torcendo por cada um de vocês, reconhecendo a importância vital da expressão artística em nossa comunidade.
“A prorrogação oferece a oportunidade de aprimorar seus projetos e garantir que cada detalhe seja cuidadosamente elaborado. Nossa equipe está comprometida em proporcionar um processo transparente e justo, refletindo o compromisso da cidade com o florescimento da arte e da cultura local”, declara o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.
A Secretaria ressalta a importância dessas alterações para assegurar a qualidade e a transparência no processo de seleção, incentivando a participação ativa da comunidade cultural de Cuiabá.
Instituída em 11 de maio pelo Ministério da Cultura, a Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022) representa um avanço na democratização do acesso aos incentivos culturais, estabelecendo critérios para a execução e seleção de projetos, sistemas e ações afirmativas e de acessibilidade.
Pela primeira vez, a capital Cuiabá destinará um montante de R$ 5.229.256,92, proveniente do superávit do Fundo Nacional da Cultura (FNC), para apoiar a classe cultural local. Os editais, que definem os critérios de seleção, estão disponíveis para consulta pública no seguinte link: https://lpgcuiaba.com.br/.
“Fiquem atentos. Contem conosco para apoiar e celebrar cada iniciativa cultural que contribui para tornar Cuiabá um centro vibrante de criatividade. Boa sorte a todos!”, concluiu Justino.
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está situada à Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, no Centro da cidade. Para obter mais informações, foi disponibilizado um canal de comunicação através do número 65-9203-3776.
Novo Cronograma:
Resultado preliminar: 04/12
Período para recursos: 04/12 a 06/12
Entrega de documentos: 11 a 13/12
Resultado Definitivo: 11/12
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Kiki Serafim, modelo e embaixadora de um banco Global da dicas para organizar suas finanças em 2024

Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte

Bragantino perde para o Fortaleza e sai da briga pelo Brasileirão

Grêmio vence, rebaixa o Goiás e mantém chance de título do brasileirão

STF autoriza governo a solicitar crédito para pagar precatórios
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá24 de novembro de 2023, 15:15
Alex Nascimento
-
Agro News24 de novembro de 2023, 04:46
Mapa faz projeções animadoras para o futuro do agronegócio
-
Esportes26 de novembro de 2023, 19:46
Atlético-MG vence o Grêmio e embola disputa pelo título do Brasileirão
-
Esportes26 de novembro de 2023, 19:46
Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão