conecte-se conosco

Cuiabá

Práticas Integrativas em Saúde trazem melhorias para a população cuiabana

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Em seus quatro primeiros meses de funcionamento, o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que funciona desde agosto de 2021 na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Grande Terceiro, já realizou mais de 2 mil atendimentos. Este é o primeiro ambulatório de PICS na Atenção Primária à Saúde, idealizado pela gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro. 

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. 

Apesar de estar com as atividades temporariamente suspensas por conta do decreto que determina medidas emergenciais de enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a unidade oferece práticas como Acupuntura, Aromaterapia, Auriculoterapia, Chi Kung, Cromoterapia, Imposição De Mãos (Reiki), Massoterapia, Terapia Com Florais, entre outras. 

“O PICS é um grande avanço na nossa saúde pública. Mas, estamos passando novamente por uma alta nos casos positivos de Covid-19 e também casos de síndromes gripais, que demandam atenção. Por isso, determinei que fossem adotadas algumas medidas de enfrentamento. Mas, esta situação é temporária e, se Deus quiser, em breve os casos vão diminuir e a rotina nas unidades voltarão ao normal”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde publica oitava convocação de aprovados no seletivo de janeiro

Entre os meses de agosto e dezembro de 2021, o ambulatório de PICS realizou 2.707 procedimentos. A faixa etária atendida variou entre 14 e 80 anos. Porém, o maior número de atendimentos foi realizado em pessoas entre 35 e 59 anos. As queixas mais comuns são ansiedade e depressão, seguida de dores articulares.

Uma das pacientes da unidade é a Ivana Guimarães, de 40 anos, que realiza o procedimento de Acupuntura Auricular há aproximadamente 3 meses. Ela relata diversas melhorias em sua saúde após o início do tratamento e elogia o atendimento prestado pelos profissionais do ambulatório. 

“Eu me surpreendi com a organização e, pincipalmente, com a abordagem dos profissionais. Eles se interessam em conhecer o histórico do paciente para saber se a terapia proposta será a ideal, se vai trazer um resultado interessante para o paciente, achei muito bacana. Inclusive, uma das grandes melhoras que eu tive foi no meu quadro de dores. Quando cheguei lá, eu apresentava um quadro de dores muito intensas, fazia o uso de vários analgésicos, mas depois que comecei a fazer a acupuntura auricular, praticamente eliminei os analgésicos”, relatou a paciente.

Leia mais:  Secretária de Educação recebe certificação pela implantação da ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte

publicidade

Cuiabá

Prefeito e vice vistoriam obras de pavimentação asfáltica no bairro Parque Amperco

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta segunda-feira (27), uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica do bairro Parque Amperco. Como preconizado pela gestão, nenhuma ação de asfaltamento é realizada sem a rede de drenagem, que segue em ritmo acelerado com 40% da rede já concluída. Também vistoriaram as obras,  o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa e o vereador Kássio Coelho. 

Os trabalhos na localidade são executados pela Secretaria de Obras e o todo o bairro será pavimentado. Os investimentos  na região somam  R$4 milhões são provenientes da Fonte 100, por meio do ‘Programa Minha Rua Asfaltada’, implementado desde o primeiro ano da primeira gestão Emanuel Pinheiro, em 2017.

“Estamos vistoriando hoje as obras de pavimentação asfáltica de todo o bairro do Parque Amperco. Mais de duas mil pessoas que vivem neste bairro serão beneficiadas. Estou muito feliz com  o que estou vendo. O ritmo das obras está  acelerados, os trabalhadores não param.  As galerias de drenagens  estão sendo construídas e,  no segundo  semestre,  já iremos pavimentar as ruas do Parque Amperco.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: 1ª edição do Festival ‘Matula’ reúne gastronomia e atrações culturais a partir desta sexta-feira (29)

Estamos atendendo um  desejo antigo da população por meio do nosso amigo e morador do bairro, vereador Kássio Coelho. Esta obra é um compromisso da gestão com os moradores do Parque Amperco. Estamos  melhorando a vida das pessoas, principalmente, daqueles mais carentes e que moram distante da região central”, comentou o prefeito. 

O secretário de Obras, Stopa, cita que no prazo de 90 dias será finalizada a obra de drenagem e, posteriormente, será realizada a obra de pavimentação.

“Terminamos aqui em agosto ou setembro do ano que vem. O bairro está sendo 100% asfaltado de qualidade, com meio-fio, calçada, drenagem. Iremos transformar a região. Será um outro bairro, mais humanizado, porque hoje, a população sofre com a chuva porque vira  um verdadeiro lamaçal e na seca, a poeira é grande. E isso vai acabar, o asfalto irá melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Stopa. 

O vereador Kássio Coelho, morador do bairro, lembra que há quase 30 anos os moradores clamam por esta pavimentação que está sendo realizada na gestão Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Segunda formação online do projeto 'MPT na Escola' será nesta terça-feira (5)

“É um grande anseio dos moradores. Há 29  anos estamos aguardando o asfalto. Agora, a gente quer regularizar as nossas casas e acreditamos que isso será possível na gestão do prefeito Emanuel. Os moradores estão ansiosos e acreditamos que  a obra será entregue até antes do  prazo, porque estão bem aceleradas”, concluiu. 

Continue lendo

Mais Lidas da Semana