Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá lança simulado no Enem Digital; veja como participar

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O Enem Digital,  ação da Prefeitura de Cuiabá, fará no próximo dia 18 de agosto o simulado para quem quer testar seu conhecimento e posteriormente enfrentar as  provas do  Exame Nacional  do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão realizadas pelo site  www.mdeduca.com.br  – até às 11h – do mesmo dia do simulado que irá ocorrer  das 12h às 18h.  No total, a iniciativa terá 360 horas de aulas em sistema híbrido.

As provas serão voltadas para os alunos que estão inscritos no Enem Digital e sociedade em geral. O Enem Digital integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’ e é executada por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.  Recentemente, o curso foi expandido para as demais 12 cidades que fazem parte do  Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, ao qual o prefeito da Capital é presidente. 
“Esta é a  oportunidade dos alunos testarem seus conhecimentos e  se preparem para o  vestibular com o que há de melhor no mercado, em questão de corpo docente e material didático, de forma gratuita. Todos podem fazer esse simulado”, explicou o gestor da Capital. 
O Enem Digital integra o ‘Programa Pra Frente Cuiabá’, que engloba cinco eixos além do Enem Digital, o Agro da Gente, Cuiabanco, Qualifica e Sine da Gente. O público alvo do Enem Digital são pessoas residentes em Cuiabá, que já concluíram ou que concluirão até dezembro de 2021 o 3º ano do ensino médio. O candidato deve, necessariamente, ter origem escolar pública, preferencialmente que a renda familiar seja de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo. Pessoas que já possuem nível superior ou que já estejam matriculados em algum curso de nível superior não poderão participar.

 

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realiza ‘Grande Arraiá’ entre os dias 15 e 17 de julho na Praça Santos Dumont

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Estudantes apresentam trabalhos e participam de oficinas com temáticas do movimento afro-brasileiro

Publicado

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito da Guia participaram neste sábado (2), das atividades de socialização do Projeto Minha Cor, Minha Raça. Foram oficinas, jogos e apresentação dos trabalhos com a participação da comunidade escolar.

A professora de História, Juliana Bezerra, responsável pelo projeto que envolve todos os profissionais da unidade explicou que o objetivo é trabalhar o movimento afro, oportunizando aos estudantes e à comunidade escolar, reconhecer a ancestralidade do povo brasileiro. “Por meio das ações propostas, pretendemos alcançar o reconhecimento e o respeito dos estudantes, rompendo a barreira do preconceito”, explicou Juliana Bezerra.

O evento contou com oficinas de pintura corporal africana, confecção de bonecas negras, as aboyomi, que significa ‘o melhor de mim para ti’, oficina de trança, pintura em tela, jogos africanos como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, entre outros, oficina de dança e palco.

Ensino da cultura afro-brasileira

Com foco nas disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa o estudo da cultura afro-brasileira é realizado de maneira interdisciplinar, pelas unidades educacionais da rede pública, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia mais:  Sine disponibiliza 299 vagas; Remuneração pode chegar a R$ 2,8 mil

As unidades educacionais desenvolvem projetos e ações dentro dessa temática, de acordo com seus Projetos Políticos Pedagógicos e, a Secretaria Municipal de Educação oferece seminários sobre o tema para os profissionais e orientações pedagógicas para as unidades que solicitam.

Unidade educacional

A EMEBC Profª. Benedita Xavier Rodrigues atende 411 estudantes da Pré-Escola até o 4º Ano do Ensino do Fundamental, do Distrito de Nossa Senhora da Guia e comunidades Lajinha, Santa Luzia, Pai André, Rio Azul, Fazendinha, Terra Vermelha, Vila Boa Esperança, Machado e Condomínio Águas Claras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana