Cidades
Programa Adote uma Nascente ganha ações de manutenção e prevenção ao fogo em Alta Floresta
Publicado
6 de julho de 2020, 17:36

Com objetivo de preservar, conservar ou restaurar as áreas que possuem nascentes, lagoas em áreas públicas, no município de Alta Floresta, várias nascentes e cursos d’água são adotados por Padrinhos e Adotantes.
No dia 26 de junho, a Nascente Ipiranga, localizada no Bairro Ipiranga, foi um dos exemplos de manutenção. Em conjunto com a Direção de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a empresa Água Alta Floresta – Iguá Saneamento e a Associação de Veículos Antigos de Alta Floresta, respectivamente Padrinho e Adotante, efetivaram a roçada do capim existente no entorno daquela nascente.
Segundo o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Christopher Alves “O programa Adote uma Nascente é uma ação fundamental na preservação dos recursos hídricos, especialmente do manancial Taxidermista, de onde captamos a água para o tratamento e abastecimento do município de Alta Floresta. Especialmente neste período de estiagem, onde a água disponível no manancial reduz significativamente, ações como esta são muito importantes, além de toda a conscientização da população para o uso racional da água”.
Em nome da AVAAF (Associação de Veículos Antigos de Alta Floresta) adotante da Nascente do Ipiranga, Edemar Renosto, ressaltou a importância do programa Adote Uma Nascente. “Como adotante agradecemos a parceria. É um projeto a médio prazo e para seu sucesso tem que ser bem planejado. Este período de secas que não nos permite plantar mais árvores requer paciência, e vejo esta programação realizada juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, com a limpeza do local como mais um empenho para os devidos fins, ainda como brigadistas de combate a incêndio entendo a importância desta minimização de áreas de risco. Enfim agradecemos a oportunidade de entrarmos numa ação tão relevante, como essa”.
O coordenador de Projetos Ambientais na Direção de Meio Ambiente, José Alesando Rodrigues sinaliza que “Ações como essa realizadas em conjunto com entidades padrinho e adotante, fortalece ainda mais a gestão ambiental do município, além de conservar um patrimônio público, que pertence a todos nós Altaflorestense que são as áreas públicas de nascente”.
Para a Diretora de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Gercilene Meira Leite, “Ações de limpeza do capim nas áreas de preservação ambiental é de extrema importância para evitar possíveis focos de incêndio. Lembrando sempre que cuidar da saúde ambiental é condição essencial para a saúde humana”.

Cidades
AMM completa 39 anos de fundação e comemora conquistas para os municípios
Publicado
3 de maio de 2022, 11:50
A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM comemora nesta quarta-feira, 4 de maio, 39 anos de fundação. Ao longo dos anos a instituição fortaleceu a sua atuação municipalista e celebra quase quatro décadas de lutas, conquistas e vitórias em defesa dos municípios. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.
A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que o principal papel da instituição é buscar mais recursos para os entes municipais, defender os municípios em todas as esferas de governo, perante os poderes constituídos, visando garantir mais autonomia e representatividade aos entes locais. “Nesses 39 anos a AMM tem defendido os municípios e, principalmente, o interesse dos cidadãos, que são diretamente contemplados com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos”, frisou, destacando que boa parte das obras que são executadas nas cidades de Mato Grosso são resultado de projetos elaborados pela AMM.
Fraga destacou também outros serviços prestados pela Associação e o fortalecimento de parcerias institucionais. “São muitos serviços que nós prestamos para diminuir os custos, as despesas das prefeituras e consequentemente contribuir com os cidadãos. Além disso, a AMM representa os prefeitos perante os poderes e trabalha para fortalecer a parceria com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com o TCU, com as bancadas estadual e federal, com o Congresso Nacional e outros órgãos e instituições”, assinalou.

Governo de MT quadruplica investimentos em bolsas concedidas a atletas e técnicos nos últimos dois anos

Lideranças pedem manutenção da decisão do prefeito para construir nova prefeitura em importante avenida de Sinop

Petrobras envia sonda à Margem Equatorial para retomar exploração

Gaza: Israel tem planos de inundar túneis do Hamas com água do mar

Primeira Igreja Batista é homenageada pela Câmara Municipal pelos 70 anos de organização em Cuiabá
Mais Lidas da Semana
-
Ministério Público MT30 de novembro de 2023, 18:15
Um depoimento especial
-
Esportes29 de novembro de 2023, 23:46
Palmeiras goleia o América-MG e amplia liderança no Brasileirão para três pontos
-
Política Nacional29 de novembro de 2023, 22:15
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
-
Esportes1 de dezembro de 2023, 00:16
Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte