conecte-se conosco

Cidades

Programa Adote uma Nascente ganha ações de manutenção e prevenção ao fogo em Alta Floresta

Publicado


.

Com objetivo de preservar, conservar ou restaurar as áreas que possuem nascentes, lagoas em áreas públicas, no município de Alta Floresta, várias nascentes e cursos d’água são adotados por Padrinhos e Adotantes.

No dia 26 de junho, a Nascente Ipiranga, localizada no Bairro Ipiranga, foi um dos exemplos de manutenção. Em conjunto com a Direção de Meio Ambiente, da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a empresa Água Alta Floresta – Iguá Saneamento e a Associação de Veículos Antigos de Alta Floresta, respectivamente Padrinho e Adotante, efetivaram a roçada do capim existente no entorno daquela nascente.

Segundo o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Christopher Alves “O programa Adote uma Nascente é uma ação fundamental na preservação dos recursos hídricos, especialmente do manancial Taxidermista, de onde captamos a água para o tratamento e abastecimento do município de Alta Floresta. Especialmente neste período de estiagem, onde a água disponível no manancial reduz significativamente, ações como esta são muito importantes, além de toda a conscientização da população para o uso racional da água”.

Leia mais:  Municípios podem solicitar on-line recursos por meio de emendas do relator

Em nome da AVAAF (Associação de Veículos Antigos de Alta Floresta) adotante da Nascente do Ipiranga, Edemar Renosto, ressaltou a importância do programa Adote Uma Nascente. “Como adotante agradecemos a parceria. É um projeto a médio prazo e para seu sucesso tem que ser bem planejado. Este período de secas que não nos permite plantar mais árvores requer paciência, e vejo esta programação realizada juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, com a limpeza do local como mais um empenho para os devidos fins, ainda como brigadistas de combate a incêndio entendo a importância desta minimização de áreas de risco. Enfim agradecemos a oportunidade de entrarmos numa ação tão relevante, como essa”.

O coordenador de Projetos Ambientais na Direção de Meio Ambiente, José Alesando Rodrigues sinaliza que “Ações como essa realizadas em conjunto com entidades padrinho e adotante, fortalece ainda mais a gestão ambiental do município, além de conservar um patrimônio público, que pertence a todos nós Altaflorestense que são as áreas públicas de nascente”.

Leia mais:  Municípios podem adotar nova tabela de fontes ou destinação de recursos

Para a Diretora de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Gercilene Meira Leite, “Ações de limpeza do capim nas áreas de preservação ambiental é de extrema importância para evitar possíveis focos de incêndio. Lembrando sempre que cuidar da saúde ambiental é condição essencial para a saúde humana”.

Fonte: AMM

publicidade

Cidades

AMM completa 39 anos de fundação e comemora conquistas para os municípios

Publicado

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM comemora nesta quarta-feira, 4 de maio, 39 anos de fundação. Ao longo dos anos a instituição fortaleceu a sua atuação municipalista e celebra quase quatro décadas de lutas, conquistas e vitórias em defesa dos municípios. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.

A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que o principal papel da instituição é buscar mais recursos para os entes municipais, defender os municípios em todas as esferas de governo, perante os poderes constituídos, visando garantir mais autonomia e representatividade aos entes locais. “Nesses 39 anos a AMM tem defendido os municípios e, principalmente, o interesse dos cidadãos, que são diretamente contemplados com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos”, frisou, destacando que boa parte das obras que são executadas nas cidades de Mato Grosso são resultado de projetos elaborados pela AMM.

Leia mais:  Grupo técnico da OMS recomenda dose de reforço contra covid-19

Fraga destacou também outros serviços prestados pela Associação e o fortalecimento de parcerias institucionais. “São muitos serviços que nós prestamos para diminuir os custos, as despesas das prefeituras e consequentemente contribuir com os cidadãos. Além disso, a AMM representa os prefeitos perante os poderes e trabalha para fortalecer a parceria com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com o TCU, com as bancadas estadual e federal, com o Congresso Nacional e outros órgãos e instituições”, assinalou.

Fonte: AMM

Continue lendo

Mais Lidas da Semana