Tribunal de Justiça de MT

Projeto Verde Novo: ações de arborização urbana em Cuiabá são tema de podcast

Publicado

Na nova edição do podcast Explicando Direito, a engenheira florestal Rosiani Carnaíba, do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), conversa com a radialista Elaine Coimbra sobre as ações do Projeto Verde Novo.
 
Implantado em 2017, até o momento são contabilizadas mais de 189 mil árvores nativas e frutíferas doadas à população, entre plantadas e distribuídas.
 
Segundo explica, a iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na Capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população, mediante redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.
 
“Com essa crescente onda de calor, nós sabemos que a arborização urbana traz inúmeros benefícios para a sociedade, como umidificar o ar, sombreamento, qualidade do ar e muitos outros que a gente também consegue com o plantio de árvores”, salientou.
 
As espécies selecionadas são adaptadas ao clima quente da região e trazem benefícios para o meio ambiente, como a redução da temperatura, a melhoria da qualidade do ar e a proteção do solo.
 
O Projeto Verde Novo também realiza palestras e oficinas de conscientização ambiental, com o objetivo de incentivar a população a cuidar das árvores e da natureza.
 
Conforme a engenheira florestal, as palestras podem ser agendadas por escolas, por exemplo, através do site https://projetoverdenovo.tjmt.jus.br/ ou no Instagram @projeto.verdenovo
 
Rosiani Carnaíba convida as pessoas que queiram ser voluntárias nas ações do Verde Novo a aderir ao projeto. Os interessados precisam entrar em contato com os canais oficiais do Juvam.
 
 
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito, de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 8h15, e nos intervalos da programação diária.
 
O material também é disponibilizado nos sites da Esmagis-MT, da Rádio TJ e da Rádio ALMT.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito a palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com a foto do convidado, o tema do programa – Projeto Verde Novo – e o nome do convidado – Rosiani Carnaíba. Na parte inferior os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
 
Elaine Coimbra
Rádio TJ

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Expedição Araguaia-Xingu aporta na maior ilha fluvial do mundo para auxiliar comunidades indígenas

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Judiciário entrega valor arrecadado em Bazar Solidário para Associação de Catadores

Publicado

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça, entregou o valor de R$7.389,28 arrecadados durante o Bazar Solidário, para a Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (Asmats), na sede da Justiça estadual nesta terça-feira (05 de dezembro).
 
O Bazar foi realizado pelo Núcleo no dia 29 de novembro e contou com diversas peças de roupas que foram doadas pelo público interno e externo e assim, vendidas por um preço bem em conta para estagiários, servidores, colaboradores e terceirizados.
 
A iniciativa de arrecadação mobilizou toda a comunidade do Tribunal de Justiça, criando um ambiente de cooperação e empatia. Além dos valores em espécie, a associação também recebeu roupas e calçados doados pelos servidores.
 
Para a presidente da Asmats, Icleidi de Jesus Basílio, a quantia em dinheiro e também as roupas e calçados vão contribuir muito com o trabalho realizado pelas 95 famílias da Associação. “Estou emocionada com essa ajuda do tribunal, representa muito. Muito importante para nós da associação, para as famílias, para as 160 crianças dos associados, principalmente porque passamos um ano muito difícil. Não temos uma sede própria, tem documentos que a gente precisa pagar taxas para renovação e tudo isso vai ajudar, só temos que agradecer”, destacou.
 
Entre os objetivos do Bazar Solidário, além de fortalecer a parceria com a Associação, estão a promoção da sustentabilidade, da solidariedade e incentivo a economia circular. “Com o projeto, a gente fala de economia circular, porque estamos colocando no mercado algumas roupas que estavam paradas no guarda-roupa, atrasando a ida desses resíduos têxteis para o meio ambiente, assim, a gente também evita que extraiam recursos naturais para produção de novas roupas. E temos a questão social, ajudando uma associação que faz tanto para nós, prestando o serviço de recolhimento de resíduos recicláveis do tribunal. Só temos a agradecer e esperamos ajudar um pouquinho com esse valor para que eles tenham um natal um pouco mais feliz”, enfatizou a assessora do Núcleo de Sustentabilidade, Elaine Alonso.
 
Também participaram da entrega, a gestora administrativa do Núcleo, Vera Lícia de Arimatéia e Silva, o assessor de Sustentabilidade do Núcleo, Carlos Kreutz, Jessyka Lindaura Crisóstomo Sodré Farias, membro do Núcleo e demais representantes da Asmats.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida em que a presidente da Asmats segura o envelope com o valor arrecadado durante o Bazar, ao lado da assessora do Núcelo. Imagem 2: foto colorida na horizontal em que os representantes da Asmats posam para a foto com os membros do Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça.
 
Eli Cristina Azevedo/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Fórum de Mirassol D´Oeste abre seletivo para credenciamento de conciliador

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana