Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Rodovia Helder Cândia recebe o plantio de mais de 200 mudas de árvores neste sábado (4)

Publicado

Ipês de cores variadas, Oiti, Pata de Vaca, Angico e Jacarandá estão entre as espécies que serão plantadas neste sábado (4) na Rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010). A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), será realizada das 8h às 11h, e prevê o plantio de cerca de 200 árvores.

A iniciativa é realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, e conta ainda com a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. A expectativa é de que mais de 60 voluntários participem da ação.

Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro desenvolve um planejamento contínuo de arborização dos espaços públicos da cidade. Neste período, mais de 120 mil mudas foram plantadas ou entregues à população, contando também com a parceria do Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Além do próprio Juvam, a ação deste sábado também terá o envolvimento do Instituto Ação Verde, Energisa, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEEC-Brasil), TV Centro América, e Grupo Petrópolis.

Leia mais:  Caminhões modernos potencializam serviço de poda de árvore e dão maior segurança ao trabalhador

SERVIÇO:

Assunto: Plantio de mudas

Local: Rodovia Helder Cândia

Horário: 8h

Data: 4 de junho, sábado

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realiza treinamento técnico para atendimento a pacientes

Publicado

O Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho (HMC) realizou nesta quinta-feira (18) treinamento inédito para a equipe multidisciplinar de profissionais que trabalha diariamente na avaliação, tratamento e na realização de cirurgias em pacientes portadores de epilepsia. 

“Esta é a primeira reunião do centro como um grupo multidisciplinar , após termos o primeiro paciente operado, sendo fruto do bom desempenho da equipe, marcando a efetividade dos processos iniciado em 2023”, afirmou o médico neurologista e especialista em epilepsia Bruno Gumiero. 

Criado em 2023, o Centro de Tratamento de Epilepsia realizou treinamento no ano anterior após a implantação do Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) na unidade, que permitiu a criação do centro especializado. 

Naquele momento, o treinamento foi dividido em quatro etapas durante um mês, visando orientar toda equipe: enfermeiros, médicos de plantão e outros profissionais da equipe. 

“Essa reunião inaugural demonstra para toda equipe do HMC como o centro foi estruturado, deixando todos a parte do seu funcionamento, trazendo toda a equipe para participar dos processos. Nas próximas reunioes, mensais, o objetivo e discutir condutas dos pacientes com epilepsia refrataria”, afirmou Bruno Gumiero. 

Leia mais:  Prefeitura é parceira da campanha "Transforme sua Contribuição em Solidariedade: Doe seu Imposto de Renda"

A neuropsicóloga Ana Carla Freire da Silva explicou durante o treinamento a função da neuropsicologia no tratamento da epilepsia. O acompanhamento faz parte de um dos serviços realizados pelo Centro de Tratamento. 

“O paciente chega até mim com o CID de epilepsia não identificada e nós fazemos um acompanhamento neuropsicológico porque conforme o paciente tem essas crises ele pode ter declínios cognitivos de linguagem e de memória, por exemplo”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana