Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Secretário alinha detalhes para apresentação das ações na URT de produção de leite na zona rural de Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O secretário e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, se reuniu na manhã desta terça-feira (8), com representantes da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para alinhar os detalhes sobre a apresentação das ações realizadas na Unidade de Referência Técnica (URT) para a produção de leite, no Assentamento 21 de Abril. O evento está previso para ser realizado no final do mês de abril.

Essa é uma ação do programa Agro da Gente, integra o ‘Pra Frente Cuiabá’, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que visa o fortalecimento da economia e a geração de emprego e renda.

A propriedade rural pertence ao senhor Sérgio e à dona Rosinei, pequenos produtores de queijo e requeijão na região rural do município.  No local, é desenvolvido o projeto-piloto da URT para a produção do leite, que tem como objetivo fomentar o processamento e certificação dos produtos para atender o comércio da Capital.

“Nosso objetivo é garantir que esse espaço da URT seja uma referência, desde o ordenamento na produção do leite, aumentando a capacidade de produção com o manejo adequado, pasto adequado e passando pelo processo da sustentabilidade, envolvendo as questões da energia solar e do biodigestor, assim atingindo o aspecto do processamento onde é realizada a coleta do leite, que depois será transformado agregando valor num processo correto com relação à inspeção sanitária”, disse o secretário.

Leia mais:  Eduardo Magalhães apresenta indicações para melhorias na Capital

No mês passado, Vuolo e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, juntamente com os técnicos da Empaer, estiveram na propriedade rural para entrega de equipamentos para a estrutura do curral que está sendo construído no local.  

“Esse ciclo todo está sendo montado com a Empaer e será apresentado dentro do nosso cronograma. a intenção é que seja realizado todo um workshop onde será apresentado oficialmente como era antes e todas as evoluções que ocorreram e, ao mesmo tempo, potencializar toda aquela região para que os produtores de leite tenham uma opção a mais de venda, não só aos laticínios. A última etapa será a comercialização que será realizada após a conclusão desse processo faremos uma apresentação da URT aos supermercados e hipermercados para que conheçam a produção local e possamos ter preços competitivos para atender o mercado”, concluiu o secretário.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cerca de 20 mil pessoas visitaram a 1ª Feira de Produtores da Agricultura Familiar na Praça Alencastro

Publicado

A 1ª edição da Feira de Produtores da Agricultura Familiar registrou resultados acima do esperado pela comissão organizadora. O evento, que ocorreu na Praça Alencastro, reuniu mais de vinte mil visitantes e arrecadou quase R$ 50 mil, mesmo com horário de comercialização reduzido devido à chuva. O festival aconteceu na última quarta-feira (19) e contou com a participação de cerca de 45 produtores da Baixada Cuiabana. A iniciativa é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que coordena as ações do Programa Agro da Gente, implantado pela gestão Emanuel Pinheiro. 

Para Maria Antônia, produtora do setor de frutas, verduras e legumes, o resultado foi satisfatório. “Meus produtos são orgânicos, naturais e vendidos a preços acessíveis. Em menos de 4 horas de feira, já tinha vendido mais de 75% de toda a mercadoria oferecida. Já estamos aguardando a segunda edição desta feira”, pontuou a comerciante do Distrito de Aguaçu.

A feira contou com 45 expositores, que comercializaram produtos feitos a partir da matéria-prima do leite, como queijos, doces e cremes. O evento também recebeu produtores de hortifrutigranjeiros, com opções de frutas, legumes e verduras, bem como representantes da cadeia da apicultura, que venderam mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.

Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura ETE do Ribeirão do Lipa nesta sexta-feira (29)

O evento confirma um compromisso contínuo com o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região. E demonstra os resultados satisfatórios promovidos pelo Programa Agro da Gente, instituído pela Lei 6.809/2022, um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural do Município de Cuiabá, e orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual ou municipal.

“Para o primeiro evento, o resultado foi mais do que satisfatório, mesmo com a intercorrência da chuva, que acarretou a diminuição do horário da feira, que estava programada para encerrar às 14h30. Estamos felizes com a repercussão que o evento alcançou e já nos preparamos para a segunda edição com mais produtores assistidos pelo Agro da Gente”, pontuou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Durante a ação, houve a assinatura do termo de cooperação em parceria com a Energisa, para a regularização do fornecimento de energia elétrica das feiras livres, gastronômicas e de artesanato do Município de Cuiabá, visando garantir a qualidade, conforto e dignidade para os feirantes da capital.

Leia mais:  Eleições para reitoria da UFMT são tema de Tribuna Livre

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana