Mato Grosso
Seleções de futsal e handebol disputam etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses
Publicado
17 de novembro de 2023, 11:15Depois de cinco fases regionais, os Jogos Abertos Mato-grossenses chegam à etapa estadual com competições distribuídas em dois finais de semana. Desta sexta-feira (17.11) até domingo (19.11), ocorrem as disputas pelos títulos mato-grossenses das modalidades futsal e handebol, e, de 24 a 26 de novembro, de basquetebol e voleibol.
As duas programações têm como sede o município de Sorriso, que é parceiro Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) na realização da fase estadual. A competição abrange seleções municipais da categoria adulta.
“Agradecemos a parceira do município de Sorriso nesse grande evento esportivo que fortalece as práticas esportivas da categoria adulta em Mato Grosso. Chegamos à fase estadual depois de belas disputas nas regiões, agora vamos descobrir quais serão as seleções campeãs mato-grossenses”, afirmou o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.
Nessa primeira parte da fase estadual, 38 equipes masculinas e femininas competem pelos títulos de campeãs mato-grossenses das modalidades futsal e handebol. Além das seleções campeãs e vice-campeãs das etapas regionais, demais equipes do município-sede estão inclusas nas disputas estaduais.
Ao todo, o evento esportivo reúne mais de 540 pessoas, dentre atletas e técnicos, que representam as delegações de Água Boa, Araputanga, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Diamantino, Juara, Matupá, Nova Mutum, Novo São Joaquim, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
As competições de futsal e handebol começam nesta sexta-feira (17.11) e seguem até domingo (19.11). Divididas por modalidades, as partidas de futsal ocorrem no ginásio Domingão e na quadra da Escola São Domingos, e as de handebol acontecem nos ginásios Flor do Cerrado e Fermino Maleski.
Já a abertura oficial será realizada nesta sexta-feira (17.11), às 19h30, no ginásio Domingão, localizado no bairro Centro Norte de Sorriso. Com a presença de autoridades locais e estaduais, a solenidade é aberta ao público e contará com atrações, que incluem apresentações artísticas e acendimento do fogo simbólico dos Jogos.
Fonte: Governo MT – MT


Mato Grosso
“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, programa leva conhecimento ao produtor”, afirma secretária de Meio Ambiente
Publicado
4 de dezembro de 2023, 21:15O Governo de Mato Grosso apresentou à cúpula do clima da ONU (COP28), nesta segunda-feira (04.12), a operação no Estado do programa Juntos Pelo Araguaia (JPA), considerada a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo. O objetivo é captar recursos que serão empregados na execução do projeto, cuja meta é restaurar 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil em Mato Grosso e cinco mil em Goiás.
“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, levamos ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como ele lida com a natureza e com a mudança do uso da terra”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, durante agenda com o Governo de Goiás na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Mato Grosso e Goiás, os objetivos do programa no Estado são recuperar as nascentes e áreas degradadas no entorno do Rio Araguaia e promover a mudança de cultura sobre práticas sustentáveis de ocupação do território. A iniciativa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Na primeira etapa, a ação é executada em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.
Novos financiadores
Pessoas físicas ou jurídicas que desejam auxiliar na preservação ambiental podem ajudar o programa com doações voluntárias. Outra maneira de aderir ao projeto é compensar a supressão de vegetação em uma das áreas de abrangência do programa, destacou Mauren durante sua apresentação.
“Nós mostramos, hoje, um projeto inovador, lá no coração do Brasil, realizado pelos estados de Goiás e Mato Grosso que atuam unidos em prol de um objetivo comum”, disse ao afirmar que o objetivo da ação vai além da recuperação da vegetação.
Ao todo, são investidos no programa R$ 2,8 milhões da conversão de multas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Mato Grosso, os recursos investidos são obtidos por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público, que prevê o pagamento de multas com serviços ambientais.
Acesse o site www.juntospeloaraguaia.org.br e saiba como se tornar um financiador do programa.
Também participaram do evento, os secretários adjuntos da Sema-MT Alex Marega (Executivo) e Luciane Bertinatto (Gestão Ambiental).
Fonte: Governo MT – MT

Destaque na Beleza: Eduarda Rodrigues Receberá o Prestigioso Prêmio Pincel de Ouro no Rio de Janeiro

Brunna Gonçalves e Ludmilla procedimento de fertilização in vitro: ‘Muito ansiosas’

Barroso: STF é tribunal independente e está sempre desagradando alguém

Faturando milhões, Naiara Azevedo diz que recebia mesada: ‘Não tinha acesso à nada’

“Mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, programa leva conhecimento ao produtor”, afirma secretária de Meio Ambiente
Mais Lidas da Semana
-
Ministério Público MT30 de novembro de 2023, 18:15
Um depoimento especial
-
Política Nacional29 de novembro de 2023, 22:15
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
-
Esportes29 de novembro de 2023, 23:46
Palmeiras goleia o América-MG e amplia liderança no Brasileirão para três pontos
-
Policial29 de novembro de 2023, 18:45
Criminoso foragido de MT é localizado após investigações vivendo em apartamento de luxo em frente à praia de Fortaleza