Pesquisar
Close this search box.

Saúde

SP: cidade tem maior taxa de transmissão de Covid-19 já registrada

Publicado


source
Taxa de transmissão da Covid em São Paulo está em crescimento
Foto: Governo de MG

Taxa de transmissão da Covid em São Paulo está em crescimento

taxa de transmissão da Covid-19 na cidade de São Paulo atingiu o nível mais alto já registrado. De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), a taxa de contágio está em 1,79 e deve subir ainda mais.

Segundo os cientistas informaram nesta quarta-feira (26), o número significa que, a cada 100 pessoas infectadas, o vírus é transmitido para outras 179.

O pico anterior atingido na taxa de transmissão foi em março de 2021, quando o índice chegou a 1,70. O nível, de acordo com os pesquisadores, está em aceleração e a previsão é que até o dia 31 deste mês, a taxa chegue a 1,86. 

O ritmo de contágio é um número que traduz o potencial de propagação da doença. Quando o índice é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa, fazendo com que o vírus se espalhe. Já quando é menor, ele recua. 

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Publicado

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para açougue.

Em países como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, grande parte da população é muçulmana, religião que traz, na sua essência, regras do que é permitido na forma de se relacionar com outros seres vivos.

Em árabe, a palavra halal, que significa lícito, define aquilo que é permitido, inclusive na hora de se alimentar. Para o consumo de animais, por exemplo, há espécies consideradas impuras, como o porco, e outras que precisam passar por um procedimento de purificação desde o abate até o corte, para que possam ser consumidas, como o frango e bovinos.

Nos países judaicos, como Israel, também há regras sobre o que é considerado apropriado, ou kosher, e há procedimentos específicos para cada etapa de beneficiamento dos produtos de origem animal.

Leia mais:  Descubra a importância dos carboidratos para a saúde

Preceitos religiosos

Para atender esses mercados dentro e fora do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu regras para solicitação, avaliação, concessão e revogação da autorização para abate e processamento de animais para açougue, de acordo com preceitos religiosos.

Para receber a autorização de funcionamento, esses estabelecimentos terão que fazer uma solicitação ao serviço de inspeção federal, por meio do sistema eletrônico do Mapa, com declaração da autoridade religiosa correspondente e especificação de regras que conflitem com normas brasileiras.

Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate e também o atendimento dos requisitos sanitários no Brasil e do país de destino dos produtos.

Os procedimentos foram detalhados em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que entrará em vigor a partir do dia 2 de maio.

Fonte: EBC SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana