TCE MT

TCE-MT intermedeia solução para problema de acesso de equipes operacionais de combate aos incêndios no Parque Estadual do Araguaia

Publicado


Tony Ribeiro/TCE-MT
Clique para ampliar

Dando continuidade às ações voltadas ao combate às queimadas no estado, membros do Comitê Interno de Gestão Ambiental do Tribunal de Contas de Mato Grosso (CIGA-TCEMT) estiveram, na última semana, em Novo Santo Antônio, município que figurava como o recordista de focos de calor no fim de agosto.

De acordo com informações da Sala de Situação Descentralizada de Barra do Garças (SSD), os incêndios no Parque Estadual do Araguaia (PEA) ocorrem desde o dia 1° de julho. Além disso, a Assessoria Estratégica de Segurança (AES) do TCE-MT apontou relatos de que as equipes operacionais estavam enfrentando dificuldades na travessia do Rio das Mortes por meio de uma balsa privada.

O CIGA confirmou in loco a dificuldade de acesso dos combatentes ao local dos incêndios, bem como constatou que a balsa era de propriedade particular do atual prefeito de Novo Santo Antônio. Diante disso, imediatamente intermediou  diálogo entre as autoridades envolvidas, visto que, segundo o comandante da operação, a gravidade do incêndio no PEA foi causada justamente pela dificuldade de acesso das equipes operacionais ao parque.

Leia mais:  Prestação de contas do Legislativo está entre pautas do Interage TCE que será realizado nesta quinta

“Na prefeitura, a comitiva foi muito bem recebida pelo prefeito, o qual se mostrou muito respeitoso com todas as autoridades presentes e aberto ao diálogo proposto, tanto que ficou garantido o acesso das equipes operacionais ao PEA por meio da balsa em consideração a um acordo já existente entre a Prefeitura de Novo Santo Antônio e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vigente até 2023”. ressaltou o secretário-geral de Controle Externo e coordenador do CIGA, Roberto Carlos de Figueiredo.

Tony Ribeiro/TCE-MT
Clique para ampliar

Frente ao constatado in loco, a equipe técnica elaborou estudo técnico no qual ressalta a fundamental importância de os Executivos estadual e municipal concentrarem esforços visando o cumprimento das disposições do termo de cooperação, em especial o acesso imediato e contínuo das equipes operacionais de combate aos incêndios ao PEA e a disponibilização de no mínimo cinco servidores previstos no acordo.

Numa outra frente, o CIGA verificou a urgente necessidade de o Governo do Estado realizar campanhas publicitárias voltadas à conscientização dos moradores do Parque Estadual do Araguaia quanto à não utilização de queimadas na renovação da vegetação utilizada como pasto para o gado, visto ser proibido o uso de fogo em área de conservação ambiental.

Leia mais:  TCE-MT homenageia Silva Freire e lança programação cultural em alusão ao Dia do Poeta Mato-grossense

“O intuito do trabalho desenvolvido pelo comitê é uma atuação colaborativa, em consonância com o esforço coletivo, nos colocando à disposição dos demais Poderes e órgãos envolvidos e principalmente buscando o alinhamento de soluções conjuntas e harmônicas”, explicou Roberto Carlos de Figueiredo.

O Comitê Interno de Gestão Ambiental do TCE-MT é voltado a estudos, apoio e  diálogo institucional relacionados à governança multinível da gestão ambiental quanto à prevenção e combate às queimadas no estado, buscando a ação integrada de todos os órgãos e Poderes das esferas municipal, estadual e federal.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

Presidente do TCE-MT destaca relevância da programação do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas

Publicado

A construção de um controle externo mais ágil, moderno, eficiente e efetivo norteia a programação do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas. Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o evento reunirá profissionais de todo o país no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, entre 21 e 23 de junho. 

Além de palestras, haverá exposição de projetos de boas práticas identificados no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022. Na ocasião, a Atricon também lançará o projeto de elaboração do Planejamento Estratégico para o ciclo 2024/2029, que será oficializado pelo presidente da Associação e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.   

O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, destaca o alto nível da programação. “Para nós, é motivo de alegria que essas propostas sejam expostas em Cuiabá, onde nasceu a iniciativa. Não à toa, já no primeiro dia, apresentaremos uma de nossas mais exitosas ferramentas: a mesa técnica, que tem ajudado a resolver questões complexas da administração pública”, pontuou. 

Leia mais:  Formação da noção contemporânea de sujeito de direito é tema de capacitação promovida pelo TCE-MT; inscreva-se

Vale reforçar que, ao longo dos dias 22 e na manhã do dia 23, serão realizadas cinco salas simultâneas com apresentação de 70 boas práticas levantadas pelo MDTC. No total, 92 projetos foram catalogados e serão amplamente divulgados em ações nacionais de comunicação da Atricon. Para inscrições e mais informações, basta clicar aqui e acessar o hotsite do evento.   

O Laboratório  

Iniciativa do TCE-MT em 2018, o Laboratório de Boas Práticas foi incorporado pela Atricon às agendas nacionais e tem por intuito ampliar o conhecimento e networking sobre tendências, técnicas, tecnologias e soluções voltadas à construção de tribunais de contas cada vez mais modernos e efetivos.   

O evento será realizado com o apoio da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas do Brasil (Abracon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e terá como público-alvo membros e servidores dos Tribunais de Contas, especialmente lideranças de controle externo.  

Plano de Ação Nacional   

O 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas englobará ainda outras quatro grandes agendas. No dia 21, às 9h, será realizado o I Ciclo de Debates do MMD-TC, que reunirá secretários-gerais e lideranças de controle externo com o objetivo de identificar oportunidades de progresso nos tribunais de contas e propor um Plano de Ação Nacional em prol do aprimoramento do Sistema de Controle Externo.   

Leia mais:  TCE-MT homenageia Silva Freire e lança programação cultural em alusão ao Dia do Poeta Mato-grossense

Também no dia 21, mas às 14h30, será realizada uma reunião da direção da Atricon para deliberação sobre o Plano de Ação, que no dia 22, às 9h, será apresentado em reunião do CNPTC e, às 15h, em reunião da Abracon.

Clique aqui e saiba mais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana