Cuiabá

Van do Sine da Gente já realizou 1.210 atendimentos nos bairros de Cuiabá em 2023

Publicado

A van do Sine da Gente, serviço integrado ao programa Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, já realizou 1.210 atendimentos à população nos bairros da capital de fevereiro até outubro de 2023.

Desses atendimentos, 380 foram referentes a trabalhadores que foram encaminhados para entrevistas intermediadas pelo Sine através do sistema de captação de vagas de emprego. O serviço mais procurado pela população é a recolocação no mercado de trabalho e entrada no Seguro-Desemprego.

“A van vai até os bairros da Capital, faz a identificação e captação das oportunidades de emprego e oferta para os moradores da região, e eu tenho certeza de que ações como essas, que colocam sempre o cidadão em primeiro lugar, voltadas para uma gestão humanizada, como é a gestão do nosso Prefeito Emanuel Pinheiro, é que fazem a diferença e que fazem que Cuiabá seja uma cidade forte”, pontuou Francisco Vuolo, secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Leia mais:  Secretaria de Gestão promove homenagem aos servidores em celebração aos Dia dos Pais

Para receber os atendimentos é muito simples, basta o morador se deslocar até o ponto onde a van está estacionada, munido de documento com foto, comprovante de endereço, carteira de trabalho e currículo atualizado para ser inserido no sistema de captação de vagas de emprego.

Lembrando que não é necessário ser morador do bairro onde a van está parada para receber o serviço pois o atendimento é aberto a população. “É valoroso para nós poder atender o máximo de pessoas possível, incluindo as comunidades e bairros vizinhos de onde a van esteja prestando o atendimento”, afirmou Evânia Valéria da Silva, gerente de captação do Sine Municipal.

O serviço móvel oferece ações como balcão de empregos, cadastro e captação de vagas do comércio local, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro-Desemprego.

Além da Van do Sine da Gente, os interessados nos serviços oferecidos podem procurar os atendimentos presenciais nas unidades do Sine no Centro, Coxipó e Shopping Popular.

Ou pelos canais de atendimento on-line pelo aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Vale lembrar que esses portais são atualizados diariamente para atender a população.

Leia mais:  "Todos estamos muito felizes. Nossa expectativa é dobrar as vendas", diz comerciante que aguarda ansioso entrega do novo Mercado do Porto

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h – Telefone e WhatsApp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h – Telefone e WhatsApp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine Centro: das 9h às 16h – Telefone: (65) 3321-0572

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara de Cuiabá sedia Seminário de Direitos Humanos

Publicado

29/11/2023
Câmara de Cuiabá sedia Seminário de Direitos Humanos
Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta terça-feira (28) o Seminário de Direitos Humanos, com o tema “Direitos humanos para que e para quem?”. O evento contou com a participação de autoridades, representantes de movimentos sociais, estudantes e pesquisadores da área. O evento foi sediado a pedido do presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).
O objetivo do seminário foi debater a importância da defesa dos direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, respeitando a diversidade e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, convicção política e crença religiosa.
O seminário também fez referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 1948, que é o primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos humanos, e que inspirou as constituições de estados democráticos.&nbsp
Entre os palestrantes do seminário, estavam a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoas Com Deficiência, Cristiane Fonseca, e a professora doutora Imar Queiroz, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).&nbsp
Cristiane Fonseca destacou que o seminário foi uma forma de dizer para a população que os direitos humanos são uma pauta de todos e de todas, e que há muitas conquistas a serem celebradas e muitas lutas a serem travadas.&nbsp
“A gente fez esse evento com o intuito de dizer para a população que a defesa dos direitos humanos é para que todos e todas possam ser atendidos numa sociedade mais igualitária e democrática”.
Imar Queiroz ressaltou que o debate sobre direitos humanos é fundamental em um contexto de avanço do conservadorismo, da cultura do ódio, da polarização e da intolerância com os grupos mais vulneráveis. Ela disse que o Brasil é uma sociedade profundamente autoritária, racista e com preconceito de classe, e que é preciso fortalecer a educação em direitos humanos e a participação popular para garantir a democracia e a cidadania.
“A gente vivencia o momento de avanço do conservadorismo, da cultura do ódio, da cultura do nosso contra eles, de um acirramento e uma polarização na sociedade. Há uma intolerância muito grande com os grupos mais vulneráveis. Por isso, um evento nesse sentido é extremamente importante e também uma forma de qualificar o debate sobre os desafios desse momento, considerando que a gente vive um quadro de fome, de insegurança alimentar, de crescimento da violência”.&nbsp
O presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Edvandi França, disse que é importante a participação do grupo Não Ser Negro e Movimento Negro, pois os direitos humanos se envolvem em diversas fases.
“Nós mesmo defendemos as políticas públicas da vulnerabilidade, as políticas públicas afirmativas, onde nós temos as mulheres negras. Essas mulheres negras que são muito vitimizadas e que têm os salários mais baixos. Uma das pautas principais do Movimento Negro do Conselho é a violência contra os jovens negros, principalmente esses jovens negros da periferia, que são mais vitimizados pela arma de fogo letal, pela violência externa. O Direitos Humanos para nós é uma pauta muito importante”, finalizou.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Programa vai beneficiar 200 estudantes de dez escolas municipais com atividades educativas no contraturno

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana