conecte-se conosco

Tribunal de Justiça de MT

Verde Novo promove ‘delivery’ de mudas no Residencial Alice Novacki

Publicado


O ‘delivery’ do projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, esteve na tarde de sexta-feira, 27 de agosto, no Residencial Alice Novacki, região do Distrito Industrial em Cuiabá, onde foram entregues mudas de árvores nativas e frutíferas. Ao todo foram disponibilizadas 500 mudas de ipê roxo, rosa e amarelo, e também oiti, copaíba, goiaba, acerola e pitanga, que foram entregues gratuitamente à população.
 
A ação teve início às 15 horas. A van do projeto, com a equipe do Juizado Volante Ambienta (Juvam), parou em frente ao CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Aliane Fátima Monteiro. A diretora do Centro Kássia Sakamoto foi a primeira a pegar mudas de espécies frutíferas, que serão plantadas na área do CMEI assim iniciar a primavera em setembro.
 
“Eu acho essa uma ação maravilhosa. Cuiabá está precisando voltar a ser a cidade verde. Temos cortes de árvores na cidade, muito desmatamento e queimadas em nosso estado, muito calor. Essa ação contribui demais para esse novo verde que precisamos. Vamos plantar essas mudas e mostrar aos nossos alunos a importância de se cuidar das árvores e da preservação ambiental”, pontou a diretora.
 
Logo após a entrega em frente ao CMEI, a van passou a percorrer as ruas do Residencial, com o auxílio de um carro de som anunciando aos moradores a distribuição gratuita das espécies. Toda a ação foi desenvolvida respeitando os protocolos necessárias de prevenção a covid-19. Os moradores foram orientados a permanecerem em frente as residências para não gerar aglomeração e a usarem máscaras.
 
A moradora Valdevina Gonçalves de Souza ficou com mudas de goiaba, pitanga e acerola que serão plantadas em um terreno da prefeitura localizado no bairro. No local, a moradora e uma amiga já cultivam outras espécies e trabalham para fazer do espaço uma área verde que possa ser desfrutada por todos. “Precisamos das árvores. Prestem atenção no calor que tem feito, no sol muito quente. As árvores são necessárias para nos ajudar a enfrentar esse clima, especialmente em Cuiabá. Agradecemos muito ao projeto pelas mudas, vamos cuidar muito bem delas para que se tornem lindas árvores”.
 
Além da doação das mudas, a equipe do Verde Novo também orienta os moradores quais locais e espécies são mais adequados ao plantio.
 
“Nessa época do ano que mais percebemos o quanto é necessitário que sejam feitos novos plantios de árvores. A oiti, por exemplo, gera uma sombra muito boa e agradável para a população, o que ajuda muito a reduzir a temperatura local”, explica a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba. A engenheira destaca que é necessário que a população ajude não somente plantando, mas também cuidando das mudinhas, com especial atenção à irrigação.  
 
Verde Novo – O Verde novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América, na divulgação.
 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI
 
Angela Jordão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Leia mais:  Centro de Inteligência: nota técnica tem checklist de demandas predatórias e fraudulentas

publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Contatos de todas as unidades do Judiciário estão concentrados nos Canais Permanentes de Acesso

Publicado

Advogados, advogadas e partes encontram facilidade para entrar em contato com o Poder Judiciário de Mato Grosso por meio do novo Portal dos Canais Permanentes de Atendimento Digital, que traz também o Balcão Virtual. O espaço disponibiliza contatos de todas as comarcas e informações sobre as demais formas de atendimento virtual disponibilizada pelas unidades judiciárias de Primeiro e Segundo Graus de jurisdição. 
 
Se o cidadão o cidadã precisa falar em alguma unidade do Judiciário, basta clicar no banner que está na capa do Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso: Canais Permanentes de Acesso e procurar pela comarca, Tribunal de Justiça, Turmas Recursais ou o Plantão do Judiciário. 
 
Em Primeiro Grau de jurisdição, as unidades judiciárias disponibilizam, por regra geral, atendimento por telefone e e-mail. As secretarias realizam atendimento pelo Balcão Virtual e gabinetes, por meio de agendamento. Além disso, algumas unidades judiciárias disponibilizam atendimento por aplicativo de mensagens de texto (WhatsApp). 
 
Balcão Virtual – Uma ferramenta tecnológica que permite o atendimento dos advogados, advogadas e partes diretamente pelo servidores e servidoras que estão nos fóruns.
 
É possível realizar o agendamento para atendimento com magistrados e magistradas. Para acessar o agendamento, ao entrar no hotsite, no menu superior, é só procurar a comarca e a vara onde o advogado e advogada precisa agendar com o juiz, por exemplo. Cada juíza ou juiz disponibiliza um calendário com os dias e horários disponíveis para atendimento, que pode ocorrer de forma presencial ou virtual, por meio de videoconferência.
 
Para agendar, o advogado ou advogada deve realizar um cadastro e, caso o encontro seja virtual, na hora ele/ela recebe o link para acessar a reunião no horário agendado. 
 
Portal dos Canais de Atendimento Digital do Poder Judiciário – Em um único ambiente, o usuário e usuária tem acesso a todos os canais de atendimento, podendo optar por aquele que lhe for mais conveniente: e-mail, telefone, WhatsApp, Balcão Virtual, atendimento por agendamento. 
 
Eventuais falhas identificadas, como quedas de conexão ou indisponibilidade do serviço, poderão ser informadas em um formulário de reclamações. Essas informações serão coletadas diretamente pela Corregedoria-Geral da Justiça para melhoria dos serviços. 
 
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJ

Leia mais:  Servidor do TJMT é indicado para o Comitê de Precedentes do CNJ

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana