conecte-se conosco

Cuiabá

Vistoria técnica define programação e Mutirão da Limpeza é levado para o bairro Porto

Publicado

Jose Lauro/Limpurb

Clique para ampliar

Em vistoria técnica realizada nesta quinta-feira (12), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) definiu que o bairro do Porto receberá todas as ações do programa Mutirão da Limpeza. A programação de trabalho montada para a comunidade já foi iniciada na manhã desta sexta-feira (13) e segue até o sábado (14).

Conforme o planejamento, mais de 200 operadores de limpeza estão distribuídos pelas vias e equipamentos públicos. Durante os dois dias, são executados serviços como varrição, pintura de meio-fio, poda de árvores, roçagem, manutenção na iluminação pública, eliminação de bolsões de lixo e cata-treco.

“Estamos com toda a equipe de operação concentrada no Porto. Em todas as vezes que o mutirão foi levado para um bairro, a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que seja levado todo nosso aparato de trabalhadores e maquinários e atender o local de forma completa”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

VISTORIAS TÉCNICAS 

Buscando melhorar o atendimento das comunidades da Capital, a Limpurb adotou como estratégia a realização de vistorias técnicas nos bairros atendidos pelo programa Mutirão da Limpeza. A medida é efetuada todas as quintas-feiras e já foi colocada em prática no bairro Novo Terceiro, na região Oeste, e no Pascoal Ramos, localizado na região Sul.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá conclui reforma da estação Ipiranga; MTU gerenciará local

Elas ocorrem contando sempre com a parceria da Secretaria Adjunta e Relações Comunitárias (Sarc), dos administradores das Regionais, e das Associações de Moradores. O procedimento tem como objetivo levantar, de forma completa, as demandas relacionadas aos serviços executados pela empresa pública, tornando mais efetivo o trabalho para solucioná-las.

publicidade

Cuiabá

A dislexia e as estratégias de intervenção são temas da quarta formação para professores pedagogos que atuam nas salas de apoio

Publicado

No próximo dia 27 prossegue o calendário de formações continuadas de 2022, para professores das salas de apoio das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino. Desta vez presencial, a formação terá como tema as “Estratégias Interventivas para trabalhar com estudantes que apresentam transtornos de aprendizagem”, com a professora especialista e assessora da Coordenadoria de Educação Especial, Andréa Negrisoli. Participam das formações 140 profissionais de 81 unidades. Ao longo do ano, serão realizados um total de 13 encontros, online e presenciais, com o tema central, ‘Repensando a prática pedagógica na Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento do estudante’. Esses profissionais atendem 6.320 estudantes do 2° ao 9º Ano.

Na última sexta-feira (13), a assessora da Coordenadoria de Educação Especial, Andréa Negrisoli falou sobre “O transtorno de leitura e escrita no processo auditivo central”. Três encontros já foram realizados, “Pressupostos teóricos e práticos sobre o trabalho a ser desenvolvido nas Salas de Apoio”, com palestras das assessoras pedagógicas, responsáveis pelo projeto, Lídia Antônia de Siqueira San Martín de Souza, Suely Norberto Gomes e Valéria Aparecida Marconato; “Lei 14.254/11/2021 – parâmetros de atendimento na interface entre desafios e transtornos de aprendizagem”, com as assessoras Andréa Negrisoli e Ana Helena Brito.

Leia mais:  Sine começa a semana com 570 vagas de emprego; confira as oportunidades

Salas de Apoio

As Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Estudantes são uma das estratégias de intervenção adotadas pela rede pública de ensino de Cuiabá, para tratar os desafios de aprendizagem. Atuando de forma articulada às salas de referência e demais espaços das unidades escolares, ampliam o tempo de aprendizagem dos estudantes. “As Salas de Apoio complementam as ações desenvolvidas na rotina da sala de aula, consolidando o processo de alfabetização linguística e matemática, impactando positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes consolidando a alfabetização no tempo certo, respeitando os tempos de vida do estudante garantindo o sucesso da trajetória escolar”, explicou a secretaria Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Calendário

Os próximos encontros serão realizados em agosto, nos dias, 12/08, com o tema “Princípios do Sistema de Escrita Alfabético”; 19/08, onde serão abordadas as “Estratégias Interventivas para consolidação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)” e no dia 26/08, o “Conceito de Número”.

Estão previstos outros encontros nos meses de setembro, outubro e novembro sendo que os dois últimos serão de socialização das práticas desenvolvidas pelos professores nas salas de apoio.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá conclui reforma da estação Ipiranga; MTU gerenciará local

Serviço

Formação para Professores Pedagogos das Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Estudantes

Data: 27/05

Hora: das 08h às 11h e das 14 às 17h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Tema: “Estratégias Interventivas para trabalhar com estudantes que apresentam transtornos de aprendizagem”

Palestrante: professora especialista e assessora da Coordenadoria de Educação Especial, Andréa Negrisoli.

Continue lendo

Mais Lidas da Semana