conecte-se conosco

Mulher

5 motivos para ouvir Praia dos Ossos, o podcast mais comentado de 2020

Publicado


source

Na antevéspera do ano novo de 1976, a socialite mineira Ângela Diniz foi morta com 4 tiros, aos 32 anos. Seu assassino confesso foi namorado, Doca Street, pertencente à elite paulistana. Quase 45 anos depois, a Rádio Novelo recupera a história do caso em  Praia dos Ossos.  A série de oito episódios foi lançada em 12 de setembro. Seu episódio final irá ao ar sábado, 31 de outubro.

podcast
Reprodução/Rádio Novelo

O podcast Praia dos Ossos analisa o assassinato de Ângela Diniz por Doca Street

Mas antes de mais nada, não confunda Ângela com Leila Diniz, atriz que morreu em um acidente de avião na Índia, aos 27 anos. Se não lembra do crime ou nunca ouviu falar, vale a pena escutar o podcast narrado pela repórter Branca Vianna. O nome do podcast, Praia dos Ossos é o mesmo do local onde Ângela foi assassinada por Doca Street.

O documentário tem sido bastante elogiado nas redes sociais, por abordar temas relativos à violência contra a mulher, como violência doméstica e feminicídio e pela alta qualidade técnica da série. O Delas reuniu 5 motivos para você ouvir o podcast mais comentado de 2020.


1- Você é transportado para o caso

O som das ondas quebrando na costa da Praia dos Ossos, a leitura dos jornais da época e a ambientação dos dois julgamentos de Doca Street te transportam para todas as situações do caso e do podcast. A rádio conseguiu captar toda a sensação da época e as reviravoltas do caso. Você não consegue se distair e ouve com atenção todos os episódios.

2 – Trata-se de um caso emblemático para falar de feminicídio no país

Os personagens do caso eram figuras que faziam parte da alta sociedade de São Paulo e Minas Gerais e que frequentavam a sociedade carioca em uma época glamourosa, por isso teve muita cobertura da mídia e ajudou a popularizar a discussão sobre violência contra mulher no país.

Por meio da história do assassinato de Ângela Diniz, Praia dos Ossos ajuda a entender a como violência contra a mulher era tolerada pelo sistema judiciário e pelas classes abastadas e também como as coisas começaram a mudar.

3- A reconstituição de época é impecável

Você é transportados para o glamour da década de 1970 por meio da leitura de jornais, entrevista com pessoas que conviveram de perto com Ângela e Doca como casal ou que os conheceram separadamente. Há também trechos de arquivos de áudio e um rico acervo de fotos. O site da Rádio Novelo reúne documentos, fotos e até recortes de jornais da época.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 19 de agosto de 2020

4- Olhar para o passado com os olhos de hoje

Outro mérito do programa é de olhar para o passado com os olhos de hoje e lembrar que a violência contra a mulher no país ainda é algo longe de ser superado. Em 2020, os feminicídios aumentaram em 7,1% segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em nenhum momento o tom é otimista, mas dá pra ver o quanto foi possível avançar nas últimas décadas. 

5- O podcast mostra o machismo em relação à vítima

Ângela Diniz era considerada a pantera de Minas. Em alguns episódios, Praia dos Ossos analisa e conta um pouco sobre ser uma mulher perigosa, sedutora e carismática em um Brasil machista e conservador. Antes de Doca, o podcast conta que Ângela já sofria com o machismo e com ciúmes de outros companheiros e inclusive da alta sociedade. Tudo isso ajuda a entender como a sociedade pode julgar mais a vítima que o assassino.

Fonte: IG Mulher

publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 2 de agosto de 2021

Publicado


source
Veja o horóscopo do dia desta sexta-feira
Marcelo Dalla

Veja o horóscopo do dia desta sexta-feira


ÁRIES

A pressa é inimiga da perfeição. Cuidado com a vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, procure organizar-se melhor. Sol e Mercúrio confrontam Saturno, é importante redobrar a atenção para evitar desentendimentos. Há tendência para a impaciência, é bom priorizar assuntos e cultivar clareza. Vale controlar excessos e exageros também. Em tempos de Lua minguante, é tempo de se recolher e de finalizar velhos assuntos. Mesmo assim, vale fazer contatos e trocar experiências em conversas descontraídas.


TOURO

Em tempos de Lua minguante, uma postura mais introspectiva e comedida são importantes. Evite atitudes apressadas e impulsivas. Procure ouvir mais e utilizar a palavra sempre com fins construtivos. Prudência, flexibilidade e tranquilidade são os antídotos para o confronto de Sol e Mercúrio com Saturno. Enquanto deixa para trás velhos condicionamentos, nada impede que demonstre carinho e reconheça o valor das pessoas que ama. Vale buscar alguma novidade para a casa ou o trabalho também, isso pode ser mais prazeroso.

GÊMEOS

Semana de Lua minguante, você pode concluir assuntos com cordialidade e abertura. Aproveite para fazer bons contatos, mas procure reservar tempo também para reflexões, recolhimento e planejamento. Mas evite alimentar críticas, prefira lidar com um assunto de cada vez. Você pode analisar o que passou, rever pontos confusos, atualizar informações e solucionar o que for possível com mais leveza. Procure ter mais prioridades para que possa seguir aos poucos, sem pressa e com mais produtividade. 

CÂNCER 

Aproveite a Lua minguante para concluir tarefas e esclarecer eventuais dúvidas, sempre com clareza e generosidade. Aproveite para organizar a agenda e cuidar da saúde, com uma postura mais prudente e madura. Porém, cuidado para não assumir responsabilidades demais. Evite exagerar nas exigências. Pelo contrário, é tempo de se recolher e relaxar. Em tempos de Lua minguante, é bom relaxar e respeitar o tempo das coisas. Prefira descansar mais e se resguardar. Vale também alimentar a alma com coisas belas e inspiradoras.

Leia mais:  Veja a personalidade da pessoa com ascendente em Sagitrio

LEÃO  

Com Sol e Mercúrio em seu signo, aproveite para cultivar leveza, adaptabilidade e descontração. Mas evite acumular tarefas, faça tudo com calma, carinho e atenção. Sol e Mercúrio fazem aspectos desafiadores, cuidado com o que pensa ou diz, para evitar críticas ou desentendimentos. Lembre-se que as boas palavras dissolvem conflitos e dificuldades. Vale intercalar as tarefas com momentos de recolhimento, reflexão e análise. Vale também promover limpezas, que podem trazer a sensação de leveza.

VIRGEM 

Você viu?

Agora é hora de desacelerar, evite acumular muitos compromissos. A Lua segue minguante, procure priorizar a simplicidade, com um passo de cada vez. Aproveite para inteirar-se das novidades com bons diálogos ou boas leituras, respeitando seus limites e os dos outros também. Vale refletir sobre tudo o que aconteceu nas últimas semanas, sempre aberto para aceitar promover as correções necessárias. Vênus segue em seu signo, favorecendo a autoestima, os cuidados pessoas, as atividades mais prazerosas.

LIBRA  

A Lua segue na fase minguante e pede contenção. É tempo de deixar a vida fluir sem cobranças, disputas ou anseios. Com Vênus em Virgem, procure desfrutar das coisas simples, cultivar práticas mais saudáveis, que favoreçam a funcionalidade e a qualidade de vida. Boas conversas podem estimular novas ideias, aguarde para viabilizá-las com a Lua nova da próxima semana. Uma postura mais receptiva e tranquila deve prevalecer, sem grandes expectativas. Descarte o que for desnecessário para que possa prosseguir mais leve. 

ESCORPIÃO 

Período ideal para desacelerar, ao mesmo tempo em que cultiva leveza. Com a Lua minguante tudo deve ser feito sem pressa ou rigidez. Você pode organizar a casa ou o local de trabalho, concluir assuntos, mas evite grandes movimentos e iniciativas agora. Evite também exigências ou cobranças, há tendência para mal entendidos. Não adianta ter pressa! A ansiedade, rigidez ou o mau humor são contraproducentes. Esteja flexível e acessível, procure priorizar os assuntos, sem querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo. 

Leia mais:  Giovanna Ewbank fala da rotina com três filhos: "É uma correria"

SAGITÁRIO 

É tempo de priorizar as responsabilidades e deveres, mas sem exigir muito de si mesmo ou dos outros. Procure também mimar-se e descansar mais. Júpiter segue retrógrado e a Lua está na fase minguante: o clima deve ser mais reflexivo, sem expectativas exageradas. Evite também acumular muitos compromissos, é tempo de desacelerar. Vale cultivar as lições de Saturno, que confronta Sol e Mercúrio: o crescimento acontece se houver planejamento, estrutura, economia, bom senso e maturidade. 

CAPRICÓRNIO 

Continue a finalizar assuntos e pendências. A Lua minguante favorece o fechamento de assuntos pendentes. Mas não é bom lidar com diversos assuntos ao mesmo tempo, para evitar o estresse. Não é bom também insistir em posturas rígidas. Cuidado para não se sobrecarregar com muitas responsabilidades, isso pode comprometer a saúde. Melhor valorizar a reflexão, a receptividade e a abertura para as diferenças. O período é indicado também para cuidar de si mesmo, descansar mais, refletir e livrar-se das toxinas.

AQUÁRIO 

Boas soluções podem ser encontradas com a harmonia entre Vênus e Urano. O clima deve ser de camaradagem, sem muitas exigências. A preferência vai para a conclusão de assuntos, conversas leves, amenas, em clima de bom humor. É importante exercitar a arte da ponderação, da prudência e suas habilidades sociais. A forma como interage com o mundo está em evidência, as situações revelam até que ponto suas relações são livres, fluentes e respeitosas. O céu pede receptividade e recolhimento, procure deixar a vida fluir!

PEIXES 

É importante conversar e interagir com mais leveza. Com a Lua minguante, aproveite para finalizar pendências, exercitar suas habilidades sociais para fazer bons contatos e trocar ideias com amigos. Mas evite exaurir suas energias. Vale encontrar espaço na agenda para espairecer a cabeça, relaxar e deixar a vida acontecer, sem ansiedade. Decisões e iniciativas agora, só se for para concluir assuntos que já havia começado. Consulte diversas opiniões, esteja aberto para ouvir e aprender.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mais Lidas da Semana