Cuiabá

Feira Cuiab’Art traz shows e siriri no Museu do Rio

Publicado

A Feira Cuiab’Art, no Museu do Rio, localizado no bairro Porto, será musical neste final de semana. As apresentações, totalmente gratuitas, começam nesta sexta-feira (21) com o show da cantora e compositora Nielly Cardoso, que embalará o público das 19h às 21h.

Das 13h às 16h deste sábado (22), o grupo Pagode do Negro do Samba animará o público cantando clássicos do pagode. Já no domingo (23), entre 14h e 15h, a apresentação será por conta do Grupo de Siriri Mirim “Ipê Rosa”.

A feira ocorre até 11 de maio e oferece uma programação extensa, que inclui um espaço kids, valorização das tradições cuiabanas, além de música e gastronomia. A praça de alimentação é um dos principais atrativos, oferecendo delícias da culinária tradicional e variada, como Maria Isabel, panqueca, macarrão na chapa, crepe, pastel, hambúrguer artesanal, churrasquinho e cachorro-quente. Chopp gelado, sucos e água de coco também estão entre as opções disponíveis para os frequentadores.

O público poderá visitar os expositores, divididos em 30 estandes, de quarta a domingo, das 9h às 22h. Toda terça-feira, o espaço funciona das 9h às 18h. Durante o período do evento, o Aquário Municipal funcionará em horário estendido, até as 22h, consolidando-se como um novo ponto de encontro para a família cuiabana.

Leia mais:  Presidente do CAU/MT assume o IPDU de Cuiabá

A Feira Cuiab’Art é organizada e promovida pela Associação Homens e Mulheres de Fibra, por meio do Programa Viva Cuiabá, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).

Os visitantes poderão adquirir peças do artesanato cuiabano a preços acessíveis, produzidas especialmente como lembranças da capital mato-grossense, ideais para presentear familiares e amigos. O espaço também contempla o artesanato regional, com peças indígenas da tribo Umutina Balatipone e um grupo do Marrocos, que comercializa doces árabes. O evento contará ainda com a presença de expositores de outros estados, como o renomado artesão Jair, de São Miguel das Missões (RS), mundialmente conhecido por suas facas artesanais.

#PraCegoVer

A imagem mostra a entrada do Museu do Rio, localizado no bairro Porto, onde a Feira Cuiab’Art. Abaixo tem uma galeria de fotos com banners de divulgação das apresentações agendadas para o fim de semana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Feira da Agricultura Familiar reúne produtores de seis municípios e fortalece a venda direta na Praça Alencastro

Publicado

A Praça Alencastro recebe nesta terça-feira (9), das 9h às 17h, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária, que reúne produtores rurais de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Poconé, Acorizal e Santo Antônio de Leverger. A iniciativa oferece ao público alimentos frescos, produtos artesanais, fitoterápicos e opções gastronômicas comercializados diretamente pelos produtores.

De acordo com o coordenador das feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luiz Alberto Rodrigues Leite, cerca de 10 produtores rurais participam da feira, representando comunidades como Rio dos Peixes, Pai Joaquim, Mineira, Marcolana e Terra Vermelha. Além deles, aproximadamente 20 feirantes atuam nos segmentos de artesanato, doces e outros produtos, enquanto a área gastronômica reúne mais 10 participantes.

Segundo o coordenador, a feira registrou crescimento significativo neste ano, tanto no número de expositores quanto no volume de vendas. A estimativa é de público superior a mil pessoas por edição e movimentação financeira mensal em torno de R$ 100 mil.

Para o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, o fortalecimento da feira demonstra a importância da agricultura familiar para a economia local e o abastecimento da população.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá oferece 130 vagas para trabalhadores sem experiência em várias áreas

“A Feira da Agricultura Familiar tem cumprido um papel importante ao aproximar quem produz de quem consome. Além de gerar renda para as famílias do campo, oferece à população acesso a produtos diversificados e fortalece a economia regional por meio da comercialização direta”, afirmou.

Entre os expositores está o farmacêutico e feirante Francisco Barbosa Ramos, que comercializa remédios naturais e fitoterápicos. Segundo ele, a feira representa uma importante fonte complementar de renda para a família e atende a uma demanda crescente por produtos voltados ao tratamento de problemas como gastrite, sinusite, questões relacionadas à próstata e à saúde da mulher. A procura por xaropes e fitoterápicos para gripe, tosse e bronquite também aumenta nos períodos de inverno e seca.

Outro participante é o produtor rural Vitor Alexandre dos Santos, representante da segunda geração de doceiros e queijeiros da família. Ele comercializa queijo fresco, rapadura, salaminho e mel, e destaca que a venda direta ao consumidor faz diferença na renda familiar.

“Quando vendemos diretamente para o cliente, conseguimos um retorno melhor pelo nosso trabalho e ainda oferecemos preços mais acessíveis. A feira ajuda a divulgar nossos produtos e fortalece a produção familiar”, disse.

Leia mais:  Presidente do CAU/MT assume o IPDU de Cuiabá

A valorização da venda direta também é percebida pelos consumidores. O aposentado Geraldo Miguel da Silva, de 74 anos, morador do bairro Jardim Passaredo e atualmente porteiro, afirma que frequenta a feira pela qualidade dos produtos e pelos preços praticados.

“Aqui encontramos produtos mais frescos e, muitas vezes, mais baratos. É uma oportunidade de comprar diretamente de quem produz e escolher alimentos que acabaram de chegar”, afirmou.

A artista plástica Érika de Souza também destaca os fatores que a motivam a retornar ao local. Segundo ela, a organização da feira, a apresentação dos produtos e o atendimento dos feirantes contribuem para uma experiência positiva de compra.

“Além de encontrar produtos de qualidade, é uma forma de apoiar o pequeno produtor e incentivar a continuidade desse trabalho. É uma opção prática para quem busca alimentos e produtos diretamente dos produtores”, comentou.

Realizada semanalmente, a Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária consolidou-se como um espaço de comercialização e integração entre produtores e consumidores, contribuindo para a geração de renda no campo e o fortalecimento da produção regional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana