conecte-se conosco

Saúde

Alopecia: entenda o que é a condição que afeta o couro cabeludo

Publicado


source
Lucas alopecia
Reprodução

Lucas alopecia

A alopecia é a queda de cabelo em partes do corpo, especialmente na cabeça. É uma condição muito comum entre homens e mulheres, podendo ser hereditário ou por alterações hormonais, condições médicas e até mentais. Ela geralmente afeta a autoestima do indivíduo e geralmente é por isso que seu tratamento é buscado.

O ex-participante Lucas KokaPenteado do BBB 21, por exemplo, possui essa condição e sofreu bastante violência moral por parte da participante Karol Conká, no confinamento.

A condição faz ocorrer uma repentina perda de cabelo do couro cabeludo ou de qualquer outra parte do corpo . A queda pode ser percebida quando o cabelo cai em grande quantidade, proporcionando “falhas”.

Existem diversos tipos de alopecia (areata, androgenética, dentre outras). Em alguns casos pode levar a total perda dos pelos do corpo, inclusive cílios, barba e sobrancelha.

Causas

As causas da alopecia podem estar associadas a diversos fatores como hereditários e imunológicos, além de alterações hormonais, uso de medicamentos e suplementos, radio ou quimioterapia, e até mesmo estresse e quadros acentuados de ansiedade.

Leia mais:  Pacientes do INCA terão acesso à tecnologia que reduz queda de cabelos

Você viu?

Tipos de alopecia

Alopecia androgenética , também conhecida como calvície , é a diminuição do volume na parte central da cabeça. Qualquer pessoa pode ter, porém, ocorre de forma mais comum em homens . Suas principais causas são fatores genéticos e os hormônios masculinos. Ambos promovem a atrofia dos folículos e aceleram sua queda.

Alopecia areata , é uma condição autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque os folículos capilares, levando a queda. Pode ser agravada por questões de estresse e ansiedade . As “falhas” podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no couro cabeludo. Pode afetar todos os gêneros, porém seu aparecimento é mais comum em adolescentes e jovens adultos.

Como identificar

A condição pode ser identificada quando o indivíduo encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro ao acordar, quando se lava o cabelo, penteia ou passa as mãos pelos cabelos e encontram-se muitos fios. Na alopecia areata , as áreas de perda de cabelo são bem delimitadas, mas podem evoluir para uma perda total. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de coceira ou queimação na região onde houve queda.

Leia mais:  Agência Brasil explica: portabilidade de planos de saúde

Tratamento

Em algumas condições, como a alopecia areata o cabelo pode crescer novamente sem tratamento em até um ano. Quando é necessário tratar, existem medicamentos ou procedimentos cirúrgico s que podem ser feitos, de acordo com o quadro de cada paciente, que será analisado por um profissional.

Se a condição estiver associada a estresse e ansiedade a resolução do quadro pode ser recuperada com o tempo, ao cuidar dessas questões psicológicas.

Para participar da Semana da Saúde e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio:


Fonte: IG SAÚDE

publicidade

Saúde

Covid-19: Brasil tem 19,6 milhões de casos e 549,4 mil mortes

Publicado


O Brasil registrou em 24 horas 38.091 novos casos de covid-19. O acumulado de casos registrados no país desde o início da pandemia é de 19.670.534. Segundo balanço divulgado neste sábado (24) pelo Ministério da Saúde, com base em informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal, no momento, há 780.326 casos em acompanhamento. Nessa situação, casos suspeitos, que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves, são observados por equipes de saúde.

Já o número de pessoas que não resistiram à covid-19 no Brasil subiu para 549.448. Em 24 horas, foram registradas 1.108 mortes. Há ainda 3.428 óbitos em investigação no país. 

Há, ao todo, 780.326 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 18.340.760 pacientes já se recuperaram.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (137.211), seguido do Rio de Janeiro (58.361), Minas Gerais (49.675), Paraná (34.264) e Rio Grande do Sul (33.039). Entre os estados com menos registros de óbitos estão Acre (1.796), Roraima (1.828), Amapá (1.891), Tocantins (3.459) e Alagoas (5.724).

Boletim epidemiológico mostra a evolução dos números da pandemia de covid-19 n Brasil. Boletim epidemiológico mostra a evolução dos números da pandemia de covid-19 n Brasil.

Boletim epidemiológico mostra a evolução dos números da pandemia de covid-19 n Brasil. – Ministério da Saúde
Leia mais:  Município do Rio de Janeiro supera 100 mil casos de covid-19

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas mais de 131 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 94,6 milhões de pessoas receberam a 1ª dose e 37,1 milhões, a 2ª dose ou dose única.

Até o início da noite deste sábado, começaram a ser distribuídas 164,4 milhões de doses, tendo sido entregues 154,7 milhões de doses. Um total de 9,7 milhões de doses estão em processo de distribuição.

Edição: Paula Laboissière

Fonte: EBC Saúde

Continue lendo

Mais Lidas da Semana