conecte-se conosco

Educação

Alunos do ensino médio têm até quarta para inscrição em Competição USP

Publicado


A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para estudantes do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo. A competição e todas as atividades e benefícios auxiliam os alunos a ingressarem nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Para participar, o estudante pode se inscrever gratuitamente pelo site do Vem pra USP!, onde estão disponíveis o formulário on-line e todas as informações da competição, como calendário, data de prova e premiação para alunos, professores incentivadores e escolas. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 18.

A quinta edição da CUCo será realizada em fase única, composta por uma prova on-line com 18 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. As questões abordam conteúdos de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e língua portuguesa, de acordo com a série do estudante. A prova pode ser feita a partir das 8h do dia 23 de agosto até as 22h do dia 27 de agosto.

Além de testar conhecimentos, os jovens que participam da CUCo concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame para ingressar na USP.

Leia mais:  MEC divulga lista de pré-selecionados para Fies do segundo semestre

A iniciativa, que integra o programa Vem pra USP!, é resultado de parceria entre a universidade, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fuvest. O programa também conta com a colaboração de diretorias regionais de ensino, do Centro Paula Souza e de escolas vinculadas.

*Com informações da Agência Fapesp

Edição: Paula Laboissière

publicidade

Educação

Prazo para pedir atendimento especializado no Revalida vai até sexta 

Publicado


O prazo para pedir atendimento especializado e tratamento por nome social no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) vai até as 23h59 de sexta-feira (21), mesmo dia em que se encerram as inscrições.

Podem pedir o tratamento especializado pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.

As inscrições no Revalida abriram na segunda (17). O pedido de atendimento especializado deve ser feito junto com a inscrição. Para isso, é necessário atender a critérios específicos previstos em edital, como laudo assinado por médico com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Já o tratamento por nome social deve ser solicitado por quem deseja ser identificado de acordo com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero).

Para isso, é necessário anexar documentos como foto atual colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro e sem assessórios como óculos e chapéus. A pessoa também deve anexar cópia digitalizada (frente e verso) de documento de identificação oficial com foto válido, conforme especificado em edital.

Leia mais:  Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia

A aplicação da prova da primeira etapa do Revalida está marcada para 6 de março em oito capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. O participante deve indicar, no momento da inscrição, onde deseja fazer o exame.

As inscrições podem ser realizadas na página do Revalida. O Inep também mantém um portal com informações sobre o exame.

Edição: Fábio Massalli

Continue lendo

Mais Lidas da Semana