conecte-se conosco

Saúde

Ao vivo: Anvisa fala sobre registro definitivo de vacina da Pfizer

Publicado


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza hoje (23) um evento online para apresentar detalhes sobre a aprovação definitiva da vacina contra covid-19 desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer. Chamada Cominarty, a vacina da Pfizer é a primeira a obter registro definitivo no país, apesar de ainda não estar disponível no mercado.

Acompanhe ao vivo:

De acordo com a Anvisa, o registro “abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão”. Até então, as vacinas aprovadas no Brasil são para uso emergencial: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório inglês AstraZeneca.

O pedido de registro definitivo é o segundo que a Anvisa recebe para uma vacina contra a covid-19. O primeiro foi feito em 29 de janeiro e é relativo à vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que já tem autorização para uso emergencial no país.

Leia mais:  Covid-19 pode causar danos cerebrais em pacientes leves e graves

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

publicidade

Saúde

Araraquara tem mulher de 21 anos intubada e vê mortes de jovens multiplicarem

Publicado


source
Araraquara tem mulher de 21 anos intubada e vê mortes de jovens se multiplicarem
Foto: Tempura/iStock

Araraquara tem mulher de 21 anos intubada e vê mortes de jovens se multiplicarem

A cidade de Araraquara registrou, nesta quinta-feira (4), a internação de uma mulher de apenas 21 anos e de um outro homem, de 26 anos, por complicações decorrentes da Covid-19. Os dois estavam em estado grave e foram intubados. A informação foi publicada pela jornalista Mônica Bergamo, da ‘Folha de S. Paulo’.

O prefeito da cidade, Edinho Araújo (PT-SP), disse à coluna que a nova cepa do coronavírus segue alcançando cada vez mais pessoas jovens, em uma situação que antes não era comum.

“Há vítimas de 33, 34 anos entre eles. Algo que nunca vimos antes, um absurdo (…) Ela (cepa) é mais virulenta e agressiva do que a cepa anterior. A ciência ainda não teve tempo de comprovar, mas a nossa observação é de que claramente atinge mais jovens, e mata”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, em 2020 apenas uma pessoa de menos de 40 anos morreu em Araraquara vítima da Covid-19. Só em fevereiro e março deste ano, entretanto, já foram registrados óbitos de 10 pessoas nessa faixa etária.

Para conter o número de casos na cidade, Edinho Silva decretou lockdown total em Araraquara, com a restrição completa da mobilidade das pessoas. Até mesmo supermercados foram fechados por sete dias e a circulação de ônibus, interrompida por dez dias.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Mais Lidas da Semana