conecte-se conosco

Mulher

Aprenda a fazer o skincare perfeito em apenas 10 minutos

Publicado


source

Alto Astral

Aprenda a fazer o skincare perfeito em apenas 10 minutos
Reprodução: Alto Astral

Aprenda a fazer o skincare perfeito em apenas 10 minutos

Um dos maiores impedimentos na hora de cuidar da pele é a falta de tempo. Com a chegada da onda de skincare e cada vez mais passos sendo adicionados à rotina, parece que manter esses cuidados diariamente demanda bem mais do que alguns minutinhos.

No entanto, nem sempre essa demora deve ser considerada obrigatória. Realizar mais etapas e dedicar um período maior do dia à pele não significa resultados melhores do que os obtidos em hábitos mais práticos e rápidos.

Sendo assim, para desmistificar essa questão, conversamos com profissionais que garantem: é possível fazer uma rotina de skincare funcional e eficaz em poucos minutos!

“Para ter uma ideia do que é realmente primordial, devemos considerar que a nossa pele precisa diariamente de proteção, higienização e hidratação. E dentro desses três estágios, muitos benefícios podem ser conquistados para uma derme mais bonita”, destaca Letícia Bortolini, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica recomenda ainda cosméticos multifuncionais, de modo a obter vários benefícios em menor de tempo, aplicando um só produto. Um exemplo são protetores solares que também possuem funções hidratantes, englobando dois dos principais passos em apenas uma aplicação.

Então, ligue o cronômetro e entenda como cuidar da pele diariamente em menos de 10 minutos!

Cuidados essenciais pela manhã: limpar, proteger e hidratar.

Limpando em dois minutos

Sabia que em apenas dois minutos você pode realizar a limpeza correta da pele? “Lave-a com movimentos circulares, usando as pontas dos dedos e massageando bem todas as áreas, principalmente a região da zona T, por ser é a mais oleosa. Após deixar o produto agir por 1 minuto, enxágue”, ensina a dermatologista.

Na hora de escolher o limpador, Bortolini orienta a considerar o tipo de pele. Assim, é normalmente indicado a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e o sabonete líquido com ácido salicílico para as oleosas.

Leia mais:  Kamilla Salgado recebe massagem nos seios de Eliéser e relata dor ao amamentar

Para o farmacêutico Maurizio Pupo, recorrer às fórmulas suaves é sempre a melhor opção para essa etapa. “Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada”, alerta.

Reserve apenas três minutos para a hidratação

Talvez você suponha que três minutos é tempo demais para apenas espalhar um creme pelo rosto, mas poderá ser suficiente quando aliamos hidratação e efeito antienvelhecimento .

“Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, trazem uma série de benefícios. Os antioxidantes, por exemplo, são defensores na nossa pele: neutralizam radicais livres causadores das rugas, estimulam a produção de colágeno e são clareadores de manchas”, ressalta Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Você viu?

Ela indica ainda que o uso seja antes da proteção solar para potencializar essa defesa e relembra a importância de ficar de olho nas texturas dos produtos: “peles mais secas se beneficiam de cremes ricos em óleo, enquanto as mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz a médica.

Dedique um minuto para a área dos olhos

Essa região é uma das mais sensíveis do corpo e merece um tratamento especial, o qual prevenirá a formação de linhas e sulcos. Deste modo, Padovan orienta a usar fórmulas suaves, mas concentradas em ativos que garantem firmeza e elasticidade à pele.

Proteja a pele em apenas três minutos

Após o hidratante secar por completo, comece a etapa de proteção – passo indispensável para a saúde da pele. Além disso, o efeito protetor não é instantâneo, portanto, não se exponha diretamente ao sol logo depois da aplicação.

“O fotoprotetor deve ser aplicado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta. Tome cuidado com a aplicação, respeitando a quantidade de produto, semelhante a uma colherzinha de café cheia para o rosto. A camada de protetor deve ser generosa para cobrir toda a área facial”, pondera Padovan.

Leia mais:  Conheça a mulher que ganha mais de 100 mil euros por ano no Only Fans

Por sua vez, consultora executiva em Estética e Inovação Cosmética Isabel Piatti, alerta para o nível de proteção presente nos produtos disponíveis no mercado. Segundo ela, para estar realmente protegido, precisamos contar com três esferas protetivas: a química, a física e a biológica.

No entanto, a profissional recorda que os protetores mais comuns apresentam apenas uma delas, a qual pode ser afetada pelo suor, por exemplo. Portanto, atente-se à composição do fotoprotetor!

Agora que você já fez as três etapas diurnas essenciais, poderá dar início à maquiagem, se desejar, quando todos os produtos forem absorvidos, evitando o aspecto melado no rosto.

Cuidados essenciais à noite: limpar, hidratar e tratar.

No fim do dia, Bortolini explica que os cuidados diurnos devem ser repetidos, excluindo a proteção solar. “É importante sentir a pele limpa, sem resquícios de produtos. É possível usar também, uma vez por semana, um esfoliante que garante uma textura mais suave e facilita a absorção dos ativos de tratamento”, complementa.

Depois, gaste alguns minutos na hidratação, adicionando também fórmulas recomendadas pelo dermatologista – e que farão a sua rotina mais eficaz. “Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras de colágeno e antioxidantes para máximo efeito anti-idade”, finaliza Bortolini, enquanto relembrar ser imprescindível a consulta com o médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Fontes: Letícia Bortolini , dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; Roberta Padovan , médica pós-graduada em dermatologia e especialista em medicina estética e dermatologia pela INCISA; Maurizio Pupo , farmacêutico, pesquisador e consultor em cosmetologia; e Isabel Luiza Piatti , consultora executiva em estética e inovação cosmética e especialista em estética e cosmetologia.

Fonte: IG Mulher

publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 14 de junho de 2021

Publicado


source
A mandala tem uma referência ao mapa astral
Marcelo Dalla

A mandala tem uma referência ao mapa astral

ÁRIES

A preferência vai para a companhia de pessoas amáveis, em clima de intimidade, criatividade e novos assuntos. Com Marte em Leão, tem um bom período para também atividades diferentes, prazerosas, criativas e inovadoras junto a quem ama. Com Mercúrio retrógrado, os intercâmbios continuam pedindo mais atenção. Esteja aberto para esclarecer dúvidas, checar informações, estabelecer metas e organizar a agenda da semana. Os caminhos se abrem com gentileza, solidariedade e uma atitude mais acolhedora.

TOURO 

Período bom para atividades criativas. Você pode interagir com leveza, dialogar com flexibilidade, distribuir carinho. Vênus o convida a cuidar da casa, a deixar seu cantinho mais acolhedor e harmonioso. Você pode também fortalecer os laços de afeto com quem ama. Introduzir novidades em casa é boa pedida. No início da semana, Vênus e Urano favorecem novos assuntos. Tudo isso pode trazer inspiração e estímulo para novas atividades. Depois, ao longo da semana, Vênus vai se combinar com Netuno para ajudá-lo a abrir ainda mais o coração!

GÊMEOS 

Muitas ideias e oportunidades, muitos assuntos e desejos. Em meio a tantas possibilidades, vale traçar metas e escolher as mais consistentes para que a próxima semana seja ainda mais produtiva. Vale lembrar que Mercúrio segue retrógrado em seu signo: com cuidado, atenção e empenho você pode corrigir erros e esclarecer dúvidas. Momento de introspecção pode trazer novas inspirações. O Sol se despede de seu signo essa semana, vale investir também nos cuidados pessoais para mais autoestima.

CÂNCER 

Bom período para investir em sua imagem, cercar-se de mais beleza. Vênus segue em seu signo e faz aspectos harmoniosos, favorecendo os assuntos ligados às artes, beleza e estética. Vale ampliar sua consciência com novos estudos também. Até seu aniversário, assuntos mais transcendentais, terapias que promovem relaxamento, meditação e atividades que estimulam a imaginação continuarão em evidência. Esteja aberto para ouvir mais, desfazer mal entendidos, tirar dúvidas, checar informações em várias fontes. 

Leia mais:  15 simpatias com foto para resolver problemas amorosos e ser feliz a dois

LEÃO

Com o Sol em Gêmeos, aproveite para trocar informações, ler, pesquisar ou aprender algo novo. Mas continue atento para evitar erros ou mal entendidos! Procure cultivar imparcialidade, diplomacia, cordialidade e gentileza. Assim pode avançar e atrair novas oportunidades. Período é bom também para mais acolhimento, encontros mais íntimos ficam favorecidos. Aproveite para ponderar assuntos, estabilizar as emoções, cultivar harmonia e equilíbrio em casa, nas relações ou nos sentimentos. 

VIRGEM 

Boas trocas e diálogos leves estimulam novas ideias. O Sol segue em Gêmeos para estimular a curiosidade e o espírito questionador. Bom período para fazer planos, rever o quanto avançou até agora e o que pretende fazer no futuro. Cultivar seu equilíbrio emocional num ambiente de paz é importante, a preferência vai para a companhia de pessoas amáveis, em clima de cordialidade e compreensão. Ao longo da semana assuntos ligados às artes e à estética também ganham evidência. Aproveite para refinar o seu bom gosto! 

Você viu?

LIBRA 

É tempo cultivar de harmonia, afetuosidade e acolhimento: Vênus segue em Câncer e faz bons aspectos, você pode investir em atividades prazerosas e momentos agradáveis. Com doses de sedução você pode defender suas ideias, seus projetos e interesses para angariar colaboradores. Mas as revisões continuam a todo vapor, é importante redobrar a atenção ao negociar ou trocar informações importantes. É importante também revisar velhos conceitos degastados e respeitar a liberdade de pensamento. 

ESCORPIÃO 

Com a Lua nova e o Sol em Gêmeos pode dar mais vontade de aprender algo novo. Porém, Mercúrio segue retrógrado: esteja aberto para dialogar com amorosidade, clarear dúvidas, esclarecer qualquer ponto confuso. Com calma, sem pressa, você pode expressar melhor ideias e sentimentos, ouvir o que os outros têm a dizer e mudar de opinião se for preciso. Aproveite também para cultivar mais beleza ao seu redor e mais harmonia em suas relações. É tempo de gentileza, charme e cortesia. 

Leia mais:  Mulheres compartilham fiascos ao tentar cuidar das unhas em gel em casa

SAGITÁRIO 

Criatividade, prazer, integração, colaboração, curiosidade e leveza ganham destaque. Seu natural entusiasmo, alto astral e otimismo pode contagiar amigos e pessoas mais queridas. Mercúrio e Saturno estão retrógrados, Júpiter vai ficar retrógrado também: aproveite para promover reestruturações e bom planejamento financeiro. Não conte com o ovo antes da galinha! É importante cortar desperdícios, cultivar maturidade, determinação, empenho e realismo. Num futuro próximo sentirá que valeu a pena.

CAPRICÓRNIO 

Todos podem ficar mais dispostos ao diálogo, você pode conseguir boas informações e formar novas alianças. Aproveite para alinhar interesses e atualizar informações, sempre aberto para corrigir, aprimorar e revisar o que for preciso. Mas reserve tempo também para si mesmo, mesmo que seja só um pouco. Saturno continua retrógrado, o excesso de responsabilidades pode exaurir suas energias. É importante também permitir-se atividades mais prazerosas, de preferência em contato com a natureza. 

AQUÁRIO 

Período bom para cuidar da casa, investir em atividades prazerosas junto a quem ama. Vênus em Câncer o convida a cultivar leveza, diplomacia, cordialidade e gentileza. Tratamentos de beleza, cura e rejuvenescimento também estão favorecidos. Aproveite para buscar o bom entendimento com parceiros. Acredite em seu merecimento de viver o amor e as coisas boas da vida. Mas é importante equilibrar a inquietação, o desejo de autonomia e liberdade com os compromissos e as responsabilidades.

PEIXES

Ao longo da semana a inspiração fica favorecida. Mal entendidos e confusões podem ser esclarecidos e amenizados com o diálogo amoroso, com mais leveza. Novos assuntos e novas propostas também estão em pauta. Aproveite para ouvir novos pontos de vista, renovar as ideias e os sentimentos ou aprender algo novo. Os estudos tornam-se ainda mais estimulantes. Porém, procure cultivar mais atenção: ainda é preciso cuidado com erros, enganos, esquecimentos, confusões e distrações.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mais Lidas da Semana