conecte-se conosco

Cuiabá

Aquece Cuiabá destina cobertores a idosos, comunidades e população em situação de rua durante frente fria

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, destinou mais de mil cobertores desde o começo da frente fria iniciada, nesta segunda-feira (21). Os cobertores são doações feitas à campanha Aquece Cuiabá, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

Entre os destinatários estão os idosos atendidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) que receberam uma doação de cobertores de padrão especial. Foram 500 itens de proteção ao frio entregues para os idosos com maior grau de vulnerabilidade social.

Outros 200 cobertores foram entregues à comunidade Quinta da Bandeira, situada na área rural de Cuiabá. A destinação para comunidades carentes são pedidos feitos ao Núcleo de Apoio à Primeira-dama que presta suporte no controle social junto aos líderes comunitários para averiguar a necessidade das famílias.

“Nós temos aquelas famílias referenciadas pela prefeitura, mas também temos comunidades e pessoas de todos os lugares de Cuiabá que precisam da nossa ajuda. Os presidentes e líderes entram em contato com o núcleo e alinhamos com a secretaria de Assistência Social a necessidade de efetuar essas entregas, principalmente nos dias de frio que as pessoas tanto precisam”, explicou a primeira-dama.

Leia mais:  Servidores do município com Lúpus e outras doenças raras devem receber aposentadoria integral

Os moradores em situação de rua também receberam cobertores da campanha em ação feita juntamente com a entrega de alimentação e resgate social feito pela equipe de abordagem que tem o principal objetivo fazer o encaminhamento da população em situação de rua aos albergues municipais.

Foram 342 cobertores entregues desde o início da semana quando Cuiabá registrou a queda de temperatura. A destinação acontece todos os dias de frio em virtude do item ter finalidade descartável para a população em situação  de rua devido às condições de vida que impossibilita o armazenamento e zelo do cobertor.

“É uma ação rotineira dos profissionais de abordagem social. Chegou frente fria eles vão às ruas buscar os encaminhamento aos albergues, demais serviços sociais e também vão munidos de alimentação e cobertor para proteção dessas pessoas que estão em alto nível de vulnerabilidade social”, reiterou Márcia.

AQUECE CUIABÁ – A forma de doação segue como as edições anteriores sendo possível ser feita online, via o site da campanha (www.aquececuiaba.com.br), ao preço de R $12,99 por cobertor já com frete e impostos inclusos. A opção via internet foi promovida, ainda em 2017, em razão do comércio local não oferecer estoque suficiente para atender a demanda, além de oferecer alternativa de menor custo aos doadores.

Leia mais:  População pode se atualizar diariamente sobre dados do Coronavírus em Cuiabá

No total, as doações também poderão ser feitas em três pontos da cidade. No Supermercado BigLar (Miguel Sutil) e Jardim das Américas e um ponto de coleta no Palácio Alencastro.

Para mais informações acesse: www.aquececuiaba.com.br

publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá cria comissão de acompanhamento das metas do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá instituiu uma comissão destinada a acompanhar o cumprimento efetivo das ações e metas previstas no plano de ação global da Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas- ONU. A medida foi criada por meio da portaria nº 07/2021, publicada no Gazeta Municipal de quinta-feira (22). O plano de ação é destinado às pessoas, o planeta e a prosperidade e busca fortalecer a paz universal. Foram indicados 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

A comissão será presidida pelo secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Sodré, e constituída por membros representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Obras Públicas, Educação, Saúde, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos- Limpurb e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá- ARSEC.

“Com a criação dessa comissão de acompanhamento, as secretarias deverão enviar as ações e projetos para que as informações sejam organizadas e reportadas para os acordos signatários”, informou o gestor de Sustentabilidade de Cuiabá, Alex de Deus.

O Pacto Global é uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras. Quem integra o grupo também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. Por meio do endereço eletrônico, https://pactoglobal.org.br/ods, estão elencados cada objetivo.

Leia mais:  Sistema de teletrabalho será mantido no período de 10 a 25 de abril na Prefeitura de Cuiabá

A iniciativa das Nações Unidas possui cerca de 15 mil signatários em todo o mundo e, a partir do momento em que Emanuel assumiu a administração do Município, Cuiabá passou a fazer parte desse grupo. “Somos a 4ª capital brasileira a ser signatária do Pacto Global. Com isso, o planejamento estratégico do Município passa a contar com fatores fundamentais como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, inovação e uma série de outros pontos. São atitudes que o mundo moderno requer para que a nossa prestação de serviço chegue na ponta com qualidade” comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

SUSTENTABILIDADE NA PREFEITURA

Sustentabilidade tem sido palavra-chave em Cuiabá. Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá começou a dar passos dentro desse campo que, atualmente, é tendência nas regiões mais desenvolvidas do mundo. Desde então, a gestão tem trabalhado para que cada uma das ações planejadas ganhem efetividade na prática e coloquem a capital mato-grossense como um exemplo a ser seguido.

As medidas são trabalhadas em diferentes esferas, abrangendo atitudes simples no ambiente interno dos órgãos municipais, até as consideradas de macro dimensão nas obras executadas pela cidade. Pensando em um trabalho que perdure em longo prazo, o prefeito Emanuel Pinheiro sancionou, 2019, a lei de criação do Plano de Desenvolvimento Sustentável, denominado Programa Cuiabá +300.

Leia mais:  Confira como será a vacinação neste sábado (24) e na segunda-feira (26)

O documento fortalece a criação de novas políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente e ratifica aquelas que já vinham sendo realizadas. Compõem esse grupo, por exemplo, o estímulo às práticas sustentáveis entre os servidores, por meio da adesão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a melhoria nos serviços de zeladoria da cidade e a adoção de um conceito de obras que valoriza a execução de projetos ambientalmente corretos.

Os eixos temáticos do Pacto Global são Governança, Bens Naturais Comuns, Equidade, Justiça Social e   Cultura de Paz, Gestão Local para a Sustentabilidade, Planejamento e Desenho Urbano, Cultura para a Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável, Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida, Melhor Mobilidade Menos Tráfego, Ação Local para a Saúde e Do Local para o Global.

Clique no anexo e confira a publicação da portaria na íntegra: 

Continue lendo

Mais Lidas da Semana