conecte-se conosco

Saúde

Araraquara decide prorrogar lockdown contra covid-19 até sábado

Publicado


A prefeitura de Araraquara, no interior paulista, decidiu na tarde de hoje (23) prorrogar o lockdown contra a covid-19 – iniciado no último domingo – até as 6 horas do próximo sábado (27). Dessa forma, permanece ativo o isolamento total na cidade, com a proibição da circulação de pessoas e veículos em vias públicas.

No decreto de prorrogação do lockdown, publicado na tarde de hoje, a prefeitura justifica que a decisão foi tomada em razão de a rede pública e privada de saúde no município ter entrado em colapso devido ao aumento do número de casos de covid-19. Segundo balanço da administração municipal, todos os leitos de enfermaria e UTI destinados ao atendimento de pacientes com covid-19 estão 100% ocupados.

A prefeitura disse ainda que, apesar do início do lockdown ao meio dia do último domingo, o índice de isolamento social registrado no dia pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) foi de 49%, abaixo do considerado ideal, acima de 60%.

“No mês de agosto de 2020, pico da doença em Araraquara até então, chegamos a ter 50 (cinquenta) leitos de enfermaria e 14 (quatorze) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, enquanto que, em 23 de fevereiro de 2021, temos 169 (cento e sessenta e nove) leitos de enfermaria e 74 (setenta e quatro) leitos de UTI ocupados, o que representa um aumento de 270% (duzentos e setenta por cento) de leitos de enfermaria ocupados e 370% (trezentos e setenta por cento) de aumento de leitos de UTI ocupados”, destacou a prefeitura no decreto.

Leia mais:  Seis meses de sintomas de Covid-19: "não sei como vou melhorar"

Até o momento, no município, foram registrados 181 óbitos decorrentes de infecções com o novo coronavírus (covid-19).No ano de 2020, morreram em Araraquara 92 pessoas vítimas da covid-19.

Nesta terça-feira, Araraquara registrou mais 179 casos positivos da covid-19. Além desses, mais 11 foram confirmados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 190 novos casos. Desde o início da pandemia, o município já registrou 13.683 casos da doença.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Saúde

publicidade

Saúde

Araraquara tem mulher de 21 anos intubada e vê mortes de jovens multiplicarem

Publicado


source
Araraquara tem mulher de 21 anos intubada e vê mortes de jovens se multiplicarem
Foto: Tempura/iStock

Araraquara tem mulher de 21 anos intubada e vê mortes de jovens se multiplicarem

A cidade de Araraquara registrou, nesta quinta-feira (4), a internação de uma mulher de apenas 21 anos e de um outro homem, de 26 anos, por complicações decorrentes da Covid-19. Os dois estavam em estado grave e foram intubados. A informação foi publicada pela jornalista Mônica Bergamo, da ‘Folha de S. Paulo’.

O prefeito da cidade, Edinho Araújo (PT-SP), disse à coluna que a nova cepa do coronavírus segue alcançando cada vez mais pessoas jovens, em uma situação que antes não era comum.

“Há vítimas de 33, 34 anos entre eles. Algo que nunca vimos antes, um absurdo (…) Ela (cepa) é mais virulenta e agressiva do que a cepa anterior. A ciência ainda não teve tempo de comprovar, mas a nossa observação é de que claramente atinge mais jovens, e mata”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, em 2020 apenas uma pessoa de menos de 40 anos morreu em Araraquara vítima da Covid-19. Só em fevereiro e março deste ano, entretanto, já foram registrados óbitos de 10 pessoas nessa faixa etária.

Para conter o número de casos na cidade, Edinho Silva decretou lockdown total em Araraquara, com a restrição completa da mobilidade das pessoas. Até mesmo supermercados foram fechados por sete dias e a circulação de ônibus, interrompida por dez dias.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Mais Lidas da Semana