conecte-se conosco

Cuiabá

Atuação integrada garante fim de transtorno em via próximo da Arena Pantanal

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Secretaria de Obras Públicas, em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou no último sábado (20) uma operação de limpeza e desobstrução na rede de drenagem de águas pluviais da Rua Traçaia, no bairro Jardim Primavera. A ação teve como intuito resolver uma situação que, além do incômodo aos moradores pelo meu cheiro, também oferecia risco de alagamento na região nesse período chuvoso.

No local, a Secretaria de Obras Públicas já havia realizado uma intervenção nas bocas de lobo que compõem o sistema de escoamento da via, restando apenas uma estrutura. Para atuar nessa última, foi necessário aguardar a autorização oficial do Governo do Estado, já que parte dela está diretamente ligada em uma caixa de passagem localizada dentro do Complexo Arena Pantanal.

“Resolvemos mais um grave problema de entupimento de boca de lobo. Demoramos um pouco para atender esse local, pois precisávamos ter a autorização por parte do órgão que administra o complexo. Já tínhamos trabalhado na parte de fora, mas era necessário essa intervenção também pelo lado de dentro para que a ação tivesse a efetividade garantida”, explica vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Leia mais:  Secretaria de Obras atua de forma emergencial no cruzamento das avenidas Isaac Póvoas e Prainha

Para garantir a desobstrução completa, o trabalho foi realizado de forma manual e mecanizada. Além da equipe com 10 servidores, a limpeza contou ainda com maquinários como, por exemplo, retroescavadeira, caminhão hidrojato e caminhão caçamba. Por meio da operação, foi retirado garrafas pets, copos descartáveis, embalagem de plástico, pedaços de madeira e outros materiais que prejudicavam o bom funcionamento da estrutura.   

“Mais uma vez alertamos a população sobre o lixo descartado irregularmente na rua. O que observamos nessa limpeza, foi novamente uma grande quantidade de lixo, principalmente garrafas, que entopem e atrapalham o escoamento da água. Claro que o poder público deve sempre garantir a manutenção, mas o cidadão também precisa fazer sua parte, jogando o lixo em locais apropriados”, comenta o diretor-presidente da Limpurb, Vanderúcio Rodrigues.

MANUTENÇÃO CONTÍNUA

A Secretaria de Obras Públicas executa o serviço de manutenção no sistema de drenagem diariamente em toda cidade. De acordo com a Pasta, esse trabalho continuou resultou em mais de 100 intervenções, no período de 1º de janeiro a 15 de fevereiro. Conforme o levantamento, estão entre os trabalhos realizados nesse período a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, manilhamento, recomposição de rede pluvial e assentamento de tampão.

Leia mais:  Mais de 20 mil pessoas foram abordadas em seis dias de barreiras sanitárias

Leia mais:

Secretaria de Obras Públicas já realizou mais de cem intervenções no sistema de drenagem de Cuiabá

publicidade

Cuiabá

Meta da gestão Emanuel Pinheiro é regularizar 35 mil títulos definitivos de propriedade

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro deve entregar 35 mil títulos definitivos de propriedade no decorrer desses 4 anos de gestão. A meta é um compromisso feito pelo gestor, que entregou quase 20 mil títulos de regularização fundiária na gestão passada, sendo que a meta é de 15 mil. 

Conforme Pinheiro, existe um cronograma e após passar pelos trâmites burocráticos serão entregues nesses quatro anos o título de propriedade para mais de 50 bairros . Os primeiros bairros a receber os títulos neste ano são:     Santa Isabel,  Distrito da Guia , Sucuri  (núcleo habitacional)  e Dom Aquino. “No Sucuri, além dos títulos de regularização fundiária quero entregar  uma praça. Esse bairro tem prioridade, assim como o Dom Aquino, Santa Isabel  a Guia. O processo só está dependendo de algumas finalizações que exigem um trâmite para etapa final e realizar o sonho da população”, disse Pinheiro.  
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, Air Praeiro, destaca que, além de entregas de títulos de regularização fundiária, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou o foco em projetos habitacionais populares. “O compromisso  da gestão é conseguir regularizar o maior número de lotes possíveis. Além disso, a pasta estará focada em realizar estudos e projetos de viabilidade de habitação. Esse é um pedido em especial do prefeito, porque ele quer focar e atender pessoas de baixa renda. Ainda é um projeto quem vem sendo estudado e por isso, em breve o prefeito irá anunciar se é possível realizar esse programa habitacional popular”, disse o secretário. 

Leia mais:  Espaço de Acolhimento da Mulher desperta interesse em autoridades do interior de São Paulo

Continue lendo

Mais Lidas da Semana