Audi RS6 2021: tudo é superlativo nessa perua com V8 de 600 cv, câmbio de 9 marchas e porta-malas de 565 litros
A Audi Sport é especialista em fazer peruas andarem rápido. Não à toa, a fabricante alemã sabe a receita certa para criar a RS6 Avant 2021, a station-wagon mais veloz do mundo que parte de R$ 871.990. Em um breve passeio, pudemos entender todos os quesitos que tornam o modelo um dos mais divertidos e especiais de sua categoria. Separe papel e caneta para anotar os ingredientes.
O primeiro condimento essencial para o sucesso da Audi RS6 Avant é o legado. A RS2 Avant de 1994 foi a primeira super-perua do mundo, com motor 2.2 turbo desenvolvido pela Porsche , capaz de entregar a fúria de 315 cv de potência. Apenas 2.891 unidades foram produzidas na Alemanha até 1995, e algumas delas ainda rodam no Brasil.
Esta foi a primeira vez que uma fabricante selecionou um motor “brucutu” para colocar em uma perua familiar, prática que logo depois foi repetida por Mercedes-Benz e BMW .
Se no caso da RS2 Avant de 1994 o motor foi desenvolvido pela Porsche, o conjunto da RS6 Avant de 2021 – um V8 4.0 biturbo – tem origem Lamborghini. São 600 cv de potência e brutais 81,6 kgfm de torque, distribuídos às quatro rodas pela tração integral Quattro.
Dessa forma, a RS6 Avant pode acelerar até 100 km/h em míseros 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. Sua transmissão de oito velocidades é elástica e pode reduzir da sétima marcha diretamente para a terceira sem solavancos, disponibilizando torque cheio.
Neste ponto, podemos introduzir o terceiro ingrediente que torna a RS6 tão especial. Apesar da força e do visual, o modelo não é um “carro de corrida homologado para as ruas” como outros da linha RS da Audi.
Tive a oportunidade de ficar alguns dias com o antigo RS3 Sedan para usar na minha rotina – e apesar dos momentos divertidos, não foi um modelo que deixou saudades. Isso porque o sedã esportivo tinha a suspensão muito rígida e seus pneus eram de perfil baixo. Era praticamente um carro para usar no track-day, inviável para as ruas esburacadas de São Paulo.
O mesmo acontece com o Audi TT RS, um veículo de suspensão tão rígida que chega a ser delicado. Por sorte, a Audi RS6 Avant segue uma linha diferente e conta com quatro modos de condução.
Quando não estava acelerando, selecionei o modo “conforto” por um botão abaixo da central multimídia. O motor V8 4.0 ficou profundamente mais manso, e por alguns minutos, me senti dirigindo um Audi A6 convencional com metade da potência. A suspensão pneumática se ajusta para ter comportamento mais leve.
O modo “dinâmico” é o oposto. A suspensão da RS6 Avant fica mais dura, o volante transmite mais rebotes às mãos do motorista e o propulsor emite um rugido metálico delicioso.
Outro fator que agradou muito na RS6 Avant é o estilo. Circulando pelas ruas de São Paulo, as pessoas acompanham a elegante perua da Audi com o olhar. A dianteira do modelo é mais sóbria, apostando na elegância proporcionada pelas linhas retas da linguagem visual da Audi.
Na traseira, o caráter de “supercarro” se exibe com um acabamento claro na região do parachoque, próximo às saídas de escape. Pode-se dizer que é um carro mais interessante de se olhar por trás.
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A Audi RS6 Avant não tem rival direto no Brasil, já que a Mercedes-AMG não conta com versão Estate do E 63 por aqui. O modelo mais próximo dela é a Porsche Panamera Sport Turismo , que custa R$ 629.001 e tem sistema híbrido. É hora de aproveitar a RS6 Avant enquanto ela existe.
Ficha Técnica
Audi RS6 2021
Preço sugerido: 871.990
Motor: 4.0 V8, gasolina
Potência: 600 cv a 6.000 rpm
Torque: 80,1 kgfm a 2.050 rpm
Transmissão: automática, 9 marchas, tração integral
Suspensão: independente (dianteira e traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Dimensões: 4,99 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,46 m de altura, 2,93 m de entre-eixos
A Volkswagen anuncia o fim da produção do hatch subcompacto Up! no Brasil. Apresentado em 2011 na Europa, onde segue em produção, o modelo estreou por aqui em 2014, com produção em Taubaté (SP) e a proposta de unir um visual descolado a um conjunto mecânico atualizado.
Elogiado pela crítica, o Volkswagen Up! não se tornou sucesso de público. Mesmo maior do que o carro europeu e com a opção da motorização 1.0 TSI (que fez o modelo ganhar uma pequena legião de fãs), o subcompacto nunca atingiu grandes volumes de venda. Situação que complicou ainda mais com o lançamento do Polo, em 2017.
No mercado brasileiro, o Up! teve variações de apelo esportivo e aventureiro, equipadas com câmbio manual ou automatizado de cinco marchas, além do motor 1.0 MPI de 75/82 cv (gasolina/etanol) e o 1.0 TSI de 101/105 cv. Mas na linha 2021, tinha somente a versão Extreme, com espaço limitado a quatro pessoas por conta da legislação e apenas o motor turbo. Confira abaixo algumas configurações que nunca chegaram ao nosso mercado.
Volkswagen e-Up!: versão elétrica do subcompacto disponível na Europa, mas que nunca veio do Brasil
O Volkswagen Up! europeu também não atingiu o sucesso esperado pelo fabricante. Uma exceção é a versão elétrica e-up! , que segue garantindo a sobrevida do modelo por lá.
Voltado para uso urbano, traz um motor com potência equivalente a 83 cv e autonomia de até 260 km. Custa na Alemanha a partir de 21.421 euros (cerca de R$ 141.700). Valor pouco maior do que o cobrado por um SUV compacto T-Cross por lá.
2 – e-load Up!
Divulgação
Volkswagen e-load Up: versão feita para levar cargas leves também nunca apareceu no mercado brasileiro
A variação elétrica do Up! chegou a ser oferecida no mercado europeu numa configuração de cinco portas adaptada para uso como furgão.
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Com o nome de e-load Up! , o modelo perdia o banco traseiro e ganhava um compartimento de carga separado dos assentos dianteiros por uma tela.
3 – Up! GTI
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Up! GTI: versão esportiva, de 115 cv, bem que poderia ter chegado ao Brasil, para deleite dos fãs do modelo
A versão esportiva GTI, que ainda é oferecida para o Up! europeu, traz tudo o que se espera de um Volkswagen GTI : carroceria de três portas, kit aerodinâmico esportivo com rodas de 17″ e os bancos forrados em tecido xadrez.
Já o motor é o mesmo 1.0 TSI usado no finado Up brasileiro. Porém em com uma calibração mais esportiva, que garante 10 cv adicionais (115 cv) em relação ao “nosso” Up!, e um câmbio manual de seis marchas.
4 – up! beats
Divulgação
Volkswagen Up! Beats vem com sistema de som de 300 watts de potência, algo sofisticado para um subcompacto no Brasil
No Brasil, apenas o Polo chegou a ser oferecido com um sistema de som especial desenvolvido pela fabricante Beats. Já na Europa, o subcompacto Up também conta com o projeto de áudio assinado pela empresa.
O Up Beats traz seis alto-falantes, amplificador digital de oito canais, subwoofer instalado no lugar do estepe e um aparelho de som de 300W. Tudo isso combinado a um painel com revestimento exclusivo e vários detalhes externos na cor vermelha.
5 – Special up!
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Volkswagen Special Up: série limitada vem com belas rodas de aro 17 e pintura exclusiva. Nada mau, hein?
Numa homenagem a uma série especial do Fusca oferecida em 1982 na Europa, o Up! teve com uma edição limitada com o pouco original nome de Special up!
A carroceria poderia ser dourada, com rodas de 17″ e capas de retrovisores na cor preta, ou preta com rodas douradas. O Volkswagen Up! especial trazia um motor 1.0 MPI de 68 cv, calibrado para funcionar com gás natural.