conecte-se conosco

Nacional

Bebê fica internada após ter couro cabeludo arrancado durante parto

Publicado


source
bebê
Acervo familiar / Reprodução

Recém-nascida está internada em estado grave

Uma  bebê que teve o couro cabeludo arrancado durante o parto na Santa Casa de Rondonópolis, no Mato Grosso, continua internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo no local uma semana após o ocorrido. A mãe dela, Maria Lima de Jesus, recebeu alta do hospital nesta segunda-feira (17).

Em entrevista à TV Centro-América, o pai da recém-nascida, Adalberto de Souza Moreira, afirmou que os médicos cometeram negligência médica e arrancaram o couro cabeludo da criança até a região da nuca do lado direito da cabeça.

A esposa dele teria passado mais de 10 dias internada no hospital sem ter contato permitido com o marido. A justificativa dada na ocasião, segundo Adalberto, era que a criança não tinha tempo suficiente de gestação para que parto fosse feito.

Leia mais:  Confira previsão do tempo para esta quinta em São Paulo

O Conselho Regional de Medicina afirmou que vai abrir uma sindicância para avaliar o ocorrido. A Santa Casa, que a princípio afirmou que um advogado explicaria os procedimentos necessários para preservar a vida da criança, também abriu sindicância. O caso também é investigado pela polícia civil.

publicidade

Nacional

Ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp morre aos 83 anos

Publicado


source
Morre Marco Antônio Raupp, aos 83 anos, ex-ministro de Ciência e Tecnologia
Divulgação/Unifesp

Morre Marco Antônio Raupp, aos 83 anos, ex-ministro de Ciência e Tecnologia

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp morreu neste sábado, aos 83 anos. Ele ocupou o cargo por pouco mais de dois anos, entre janeiro de 2012 a março de 2014, no governo de Dilma Rousseff, do PT. Raupp, atualmente, era diretor-geral da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), função que ocupava há quase oito anos.

Raupp já foi diretor e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele também presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, Raupp era livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística.

Ele dividiu sua vida profissional entre as atividades acadêmicas e a gestão de instituições de ciência e tecnologia, tornando-se defensor da integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo.

Na AEB, levou seu conhecimento de tecnologia espacial e integrou ainda o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS).

Marco Antônio Raupp enfrentava nos últimos anos um tumor cerebral e morreu de insuficiência respiratória aguda, em decorrência do avanço da doença.

Continue lendo

Mais Lidas da Semana